PROCURANDO POR ALGO?

quarta-feira, 28 de fevereiro de 2018

Cadastro da biometria eleitoral encerra em oito cidades do Ceará nesta quarta

Em Caucaia, o prazo da biometria foi prorrogado até março.
Cadastro da biometria eleitoral encerra em
oito cidades do Ceará nesta quarta
(Foto: Willer Dias/TV Morena)
cadastro da biometria será finalizado em oito municípios do Ceará nesta quarta-feira (28). São eles: Cedro, Aracoiaba, Mauriti, Lavras da Mangabeira, Paracuru, Pedra Branca, Madalena e Boa Viagem. O Tribunal Regional Eleitoral do Ceará alerta os eleitores para que compareçam aos cartórios eleitorais e evitem o cancelamento do título.

Nos respectivos municípios, o eleitorado com biometria coletada chegou a 80%, de acordo com a coordenadora de Administração do Cadastro Eleitoral, Lorena Morais Belo.

Prazo prorrogado

Em Caucaia, o prazo para o cadastro biométrico foi prorrogado até 23 de março deste ano. Cerca de 46 mil eleitores ainda precisam se dirigir a um dos quatro postos de atendimento.

Central de Atendimento ao Eleitor de Caucaia (Rua Cel. Correia, 1540 - Centro)

Centro de Referência de Assistência Social - CRAS (Rua 127, n.º 118, Nova Metrópole)

Grêmio de Recreio e Estudos de Caucaia (Rua José da Rocha Sales, n.º 194, Bairro Açude)

Liceu de Caucaia: Rua Araquém, 1100 - Parque Potira

Para facilitar o acesso dos eleitores de Caucaia, foram abertas vagas de agendamento para atendimento. Quem quiser agendar data e hora, precisa acessar a página do TRE na internet e consultar a disponibilidade para os locais desejados.

Segundo cronograma elaborado pelo Tribunal Regional Eleitoral do Ceará, nas eleições deste ano, 129 dos 184 municípios cearenses terão 100% dos seus eleitores votando com biometria.

Cancelamento
Para aqueles que perderem o prazo em algum dos 67 municípios com biometria obrigatória, a data limite nacional para a regularização do título é o dia 9 de maio de 2018.
FONTE: G1

Saiba o que é o Vero, a rede social anti-Facebook que virou a febre do momento

(Foto: Divulgação)
POR OLHAR DIGITAL - Desde que o Facebook se estabeleceu como a principal rede social do planeta com um modelo de negócios baseado em anúncios e coleta de dados do usuário, não faltaram projetos prometendo uma alternativa privativa. A última grande tentativa do tipo foi a Ello, rede social que causou furor inicial, mas foi relegada ao terceiro escalão das plataformas sociais. Agora, surge um novo candidato, chamado de Vero.
A rede social Vero já existe desde 2015, na verdade, mas começou a ganhar tração na última semana. O aplicativo chegou a ser destacado pela App Store como o número 1 em downloads na área de redes sociais da loja, o que inclui gigantes como Facebook e Instagram. No Android, ele já aparece com mais de 500 mil downloads, embora não seja possível precisar qual é o número específico de vezes que ele já foi baixado.
Sua ideia é direta, apresentada por meio de um manifesto que determina toda atuação da plataforma, que promete ser “autêntica”. Daí o nome Vero, que significa “verdade” em italiano e em esperanto. Isso se reflete na forma como o Vero organiza as publicações apresentadas no feed do usuário. Enquanto cada vez mais serviços apostam em algoritmos para filtrar o que é melhor para a pessoa, o Vero promete que seus posts sempre aparecerão em ordem cronológica, o que significa que a rede social não vai tentar decidir o que é melhor ou pior para você, o que é bastante libertador.
VEJA MAIS...

Correios anunciam reajuste no frete, e comprar online vai ficar mais caro

(Foto: reprodução)
A partir do dia 6 de março, suas compras online podem ficar mais caras. Isso se deve ao fato de que os Correios anunciaram um reajuste médio de 8% no frete, o que tornaria o transporte das encomendas mais caro.
A mudança foi anunciada nesta terça-feira, 27, e o percentual de 8% se refere especificamente a objetos postados entre capitais brasileiras e nos âmbitos local e estadual. A estatal não deu detalhes sobre qual será o impacto em outros tipos de entrega.
O Mercado Livre, empresa de comércio eletrônico que depende profundamente dos serviços dos Correios, se mostrou bastante insatisfeito com a alteração. Segundo a companhia, o aumento de 8% anunciado conta apenas uma parte da história: o aumento de preço pode chegar a até 51% dependendo das localidades envolvidas na entrega.
“O aumento máximo do frete acontecerá justamente para vendedores que moram ou atendem clientes fora dos grandes centros, podendo chegar a 51%. Quer um exemplo? O valor de frete de um produto enviado de São Paulo para Joinville, que hoje custa cerca de R$ 40,00, passará a ser R$ 57,00”, diz o site da campanha #FreteAbusivoNão, que tem ganhado força nas redes sociais. O Mercado Livre também questiona o peso desse reajuste diante de uma inflação sob controle, visto que o IPCA acumulado de 2017 não chegou a 4%, o que por si só já é bem abaixo dos 8% de reajuste entre grandes centros urbanos.
Os Correios, por sua vez, afirmam que o reajuste é parte de uma revisão anual dos preços, “baseada no aumento de custos relacionados à prestação de serviços, incluindo transporte, pagamento de pessoal, aluguéis de imóveis, combustíveis, contratação de recursos para segurança, entre outros”.
ATUALIZAÇÃO: Os Correios enviaram um comunicado ao Olhar Digital sobre o tema e a campanha do Mercado Livre. Segue o posicionamento da estatal na íntegra:

O Outro Lado: Sophia entra na mira da polícia por assassinato de Rato

Bruno irá à casa da dona da mina de esmeraldas para questioná-la sobre o encontro com o garimpeiro pouco antes de sua morte
TV GLOBO/REPRODUÇÃO
Sophia (Marieta Severo) receberá uma visita de Bruno (Caio Paduan) e levará um susto: descobrirá que está sendo investigada pelo assassinato de Rato (Cesar Ferrario).

O delegado de O Outro Lado do Paraíso irá à casa da dona da mina de esmeraldas para questioná-la sobre o encontro com o garimpeiro pouco antes de sua morte. A vilã saberá ainda que a polícia investiga a ligação entre o assassinato com os crimes contra Laerte (Raphael Vianna) e Vanessa (Fernanda Nizzato).

Tentando disfarçar, ela se interessará pelas investigações. “Tem alguma novidade sobre o caso?”, questionará. “Não, mas o modo de matar é idêntico a dois outros casos. Do segurança do bordel e de uma prostituta. Mortos por instrumento perfurante”, informará Bruno. “Sim. Nesse caso, deve ter alguma pista”, sondará ela. “Talvez. Falando com os garimpeiros, descobri que saíram na tarde do assassinato. E deixaram o Rato conversando com a senhora. Foi a última pessoa a ser vista com esse homem, ainda vivo”, disparará o policial. “Devo considerar essa conversa como um interrogatório?”, reagirá Sophia, alarmada, na cena final do capítulo desta quarta-feira (28/2).

“A história se repete, dona Sophia. Primeiro foi o Laerte, segurança do bordel. Depois aquela pobre prostituta, ambos mortos por um instrumento perfurante, ao que tudo indica, uma tesoura. Agora esse garimpeiro. Todos iam encontrar alguém pra tirar dinheiro. Todos comentaram isso antes”, relembrará o delegado.

A vilã, no entanto, conseguirá enrolar o delegado argumentando que uma mulher não teria força física para cometer os crimes. “Por favor, é uma questão pessoal. Descubra o assassino do Rato”, pedirá ela. “Assassino? Por que tem tanta certeza que é um homem?”, indagará o filho de Nádia (Eliane Giardini). “Pelo tamanho dele. Era grandalhão. Uma mulher não daria conta, não é?”, dirá a dona do garimpo. 

Ana Maria Braga dá patada em Lucas, do BBB18, durante o Mais Você

Obviamente, a apresentadora explorou bem o tema “noivo de Taubaté” e como fica o relacionamento dos dois daqui para frente
Mais Você exibido nesta quarta-feira (28/2) foi repleto de tiradas e patadas entre Ana Maria Braga e o eliminado do Big Brother Brasil 18. Obviamente, a apresentadora explorou bem o tema “noivo de Taubaté” e como fica o relacionamento dos dois daqui para frente.

Em determinado momento da conversa, Lucas faz um pedido à apresentadora. “Pede para ela (Ana Lúcia) levar em consideração mais de cinco anos de história”, disse o brother. Ana Maria, então, dá uma patada nele. “Eu não tenho que pedir nada. Você é que tem que pedir”, afirmou a dona do Louro José.
Logo depois, Ana Maria até que voltou atrás e decidiu dar uma ajuda. “Não sou ninguém para dar conselho, mas escuta ele com o coração. A gente tem que fazer o que o coração manda”, disse a apresentadora das manhãs da Globo. FONTE: METRÓPOLES

PPS lança nome de Valmir Campelo na corrida ao Palácio do Buriti

A pré-candidatura foi definida em reunião, neste sábado (24/2), da Executiva Regional do partido
METRÓPOLES/ARCQUIVO
O PPS lançou o nome do ex-ministro do Tribunal de Contas da União (TCU) e ex-senador Valmir Campelo para a corrida ao Palácio do Buriti. A pré-candidatura, definida neste sábado (24/2), porém, ainda não define os candidatos a outros cargos.

A decisão foi tomada pela Executiva Regional do partido, no final da manhã. Valmir Campelo, ao ingressar no PPS, já havia manifestado sua intenção de concorrer ao governo do Distrito Federal, mas, sob críticas de aliados, estava afastado de debates, inclusive em viagem ao exterior.

Entre os nomes de relevância do partido, estão os deputados distritais Raimundo Ribeiro e Celina Leão. Ambos devem disputar a reeleição. Entretanto, aguardam o encaminhamento de alianças durante a janela partidária, até mesmo para definir permanência no PPS.

O nome do senador Cristovam Buarque também foi cogitado para a corrida ao Buriti, mas a Executiva Regional defende que o parlamentar concorra à presidência da República.

FONTE: METRÓPOLES

Para especialistas, troca na PF não afeta Lava Jato

Operação não seria esvaziada com mudança na cúpula porque “instituições estão em pleno funcionamento”
REPRODUÇÃO/TV ESTADÃO
Lava Jato não será esvaziada com mais uma mudança no comando da Polícia Federal, avaliam especialistas. Juristas, constitucionalistas e penalistas consideram que a maior operação de combate ao crime organizado e à corrupção no país está a salvo de ingerências políticas.

“A mudança não deve interferir na Lava Jato, que se consolidou, já dura vários anos”, disse o advogado Alexandre de Oliveira Ribeiro Filho, do Vilardi Advogados. “Não me parece haver clima para esvaziamento. De qualquer forma, as instituições estão em pleno funcionamento para fiscalizar e coibir eventuais iniciativas não republicanas”.

Nesta terça-feira (27/2), caiu o delegado Fernando Segovia, pouco mais de três meses depois de assumir a cadeira número 1 da PF. Em meio a polêmicas, inclusive sobre seus laços com o MDB de José Sarney, o ex-diretor foi demitido pelo ministro Extraordinário da Segurança Pública, Raul Jungmann. Assume a chefia da PF o delegado Rogério Galloro.

“Essa alteração no comando da Polícia Federal é mais do que natural diante do forte desgaste sofrido pelo último ocupante do cargo (Segovia). É uma forma de se descolar do desgaste e mostrar que o Governo respeita a independência da Polícia Federal”, considera Ribeiro Filho “Não me parece haver clima para esvaziamento da Lava Jato”.

Com fim dos contratos temporários, desemprego atinge 12,7 milhões

Índice subiu para 12,2% em janeiro. No trimestre
NILTON FUKUDA/ESTADÃO
Com o fim dos contratos temporários no começo do ano, a taxa de desemprego no trimestre encerrado em janeiro ficou em 12,2%, aumento de 0,2 ponto porcentual após atingir 11,8% no último trimestre de 2017, revela o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE). No primeiro mês do ano, o total de desempregados no país foi de 12,689 milhões de pessoas.

Na comparação ano a ano, a Pesquisa Mensal por Amostra de Domicílio (Pnad) Contínua aponta para queda de 0,4%. A explicação para isso é que, em janeiro do ano passado, o desemprego ainda não havia iniciado a sua trajetória de queda e a taxa fora de 12,6%.
A renda média real do trabalhador foi de R$ 2.169 no trimestre encerrado em janeiro. O resultado representa alta de 1,6% em relação ao mesmo período do ano anterior. Já a massa de renda real habitual paga aos ocupados somou R$ 193,8 bilhões no trimestre até janeiro, alta de 3,6% ante igual período do ano anterior.
Para os economistas, o leve aumento de janeiro não dever ser encarado como motivo de preocupação. O resultado já era esperado. De acordo com especialistas, todo início de ano há uma sazonalidade de aumento de procura por trabalho, que tende a pressionar o desemprego, mesmo com a recuperação da economia favorecendo a oferta de vagas.
Além disso, normalmente nesta época há a demissão de funcionários temporários que foram contratados para o Natal, principalmente no comércio. Portanto, a elevação na desocupação no começo do ano costuma ser pontual e não significa piora na situação do emprego.
“É normal que tenha esse tipo de sobressalto no período”, avalia o economista Yan Cattani, da Pezco. “O ideal é avaliar a taxa (de desemprego) acumulada em quatro trimestres móveis, que dá para perceber nitidamente a tendência de queda do desemprego”.
Mesmo com a melhora da situação do mercado de trabalho, o economista da Pezco ressalta que, além de o nível de subocupados ser elevado, ele demora a diminuir. Contudo, diante da retomada da atividade, acredita na redução desse montante, com essas pessoas migrando para vagas de maior qualidade. “O processo não deve acontecer de forma brusca”, afirma.
Também para o economista Thiago Xavier, da Tendências Consultoria Integrada, o resultado era mais do que esperado. “A sazonalidade joga contra e a taxa sobe”, diz.

Cadastro da biometria eleitoral encerra em oito cidades do Ceará nesta quarta

Cadastro da biometria eleitoral encerra em oito cidades do Ceará nesta quarta. O correspondente do Jornal Alerta Geral (Expresso 104,3 FM – Grande Fortaleza e Região Metropolitana + 20 emissoras do Interior do Estado), Carlos Alberto a traz mais informações. Confira:
FONTE: CEARÁ AGORA

Secretário anuncia mudança no comando do Departamento de Inteligência da Polícia Civil

Em meio à crise na Segurança Pública no Ceará, o Governo do Estado tem realizado algumas mudanças no comando e no efetivo de suas forças policiais, numa tentativa de aumentar a efetividade no combate ao crime.
Nessa terça-feira, o titular da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Estado, André Costa, informou que o delegado Renê Andrade, que estava à frente do Departamento de Inteligência da Polícia Civil desde fevereiro do ano passado, será exonerado do cargo.
O secretário, contudo, não deu detalhes de quais seriam as motivações para a mudança e afirmou apenas que se tratavam de “questões internas, sempre no intuito de melhorar”. Costa ressaltou que o novo nome para assumir o cargo já foi definido, mas ainda será anunciado pelo Governo do Estado.

Proteína da soja pode inibir a multiplicação do vírus HIV, diz Embrapa

Sementes de soja geneticamente modificadas podem contribuir para evitar o contágio da Aids. Uma pesquisa realizada pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), em parceria com o Instituto Nacional de Saúde dos Estados Unidos, a Universidade de Londres e o Conselho de Pesquisa Científica e Industrial da África do Sul, mostra que a cianovirina, presente nas algas, ao juntar-se às sementes de soja geneticamente modificadas, é capaz de impedir a multiplicação do vírus HIV no corpo humano. A descoberta permitirá o desenvolvimento de um gel para ser utilizado antes da relação sexual.
A pesquisa representa um avanço enorme para o enfrentamento da Aids, principalmente nos países subdesenvolvidos e em desenvolvimento, que apresentam altos índices de infecção pelo vírus HIV, como em várias localidades da África.
A essas nações será assegurada a licença de produção e de uso interno, sem a necessidade de pagamento de royalties. A concessão da comunidade científica visa dar uma resposta eficaz e eficiente a um problema gravíssimo que ultrapassa as fronteiras do caráter meramente social, econômico e humanitário. Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) indicam que a cada cinco óbitos na África Subsaariana, um é causado pela Aids.
FONTE: CEARÁ AGORA

Chuva em fevereiro ultrapassa média histórica no Ceará

Cumprindo o primeiro prognóstico divulgado pela Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), a chuva no mês de fevereiro ficou 30% acima da média histórica. Até esta quarta-feira, 28, foram registrados 154 milímetros (mm), quando a média histórica é 118 mm.
Segundo o supervisor da unidade de tempo e clima da Funceme, Raul Fritz, esse volume é resultado da atuação da zona de convergência intertropical e das boas condições atmosféricas e oceânicas atuais. A zona de convergência iIntertropical é o principal sistema meteorológico que atua no Ceará entre os meses de fevereiro e maio, que formam a chamada quadra invernosa.
Embora abundantes, as precipitações ainda não significaram aporte nos principais reservatórios do estado, mas formam uma etapa importante para isso, explica Fritz. “Essas primeiras chuvas umedeceram o solo, que estava muito seco. É preciso haver saturação desse solo para que a água escorra para os rios. De qualquer forma, as chuvas de fevereiro representaram um início favorável, e esperamos que elas continuem.”
A expectativa é que o mês de março, considerado o mais chuvoso do ano, também tenha precipitações acima da média histórica, de 203 mm.
A região sul do estado, onde estão as bacias hidrográficas que contribuem para o aporte de água nos três principais reservatórios do Ceará (Castanhão, Orós e Banabuiú) também recebeu um bom volume de chuva em fevereiro.
Mesmo com o prognóstico positivo, o Conselho de Recursos Hídricos do Ceará decidiu poupar o volume remanescente do Castanhão, o maior reservatório de usos múltiplos do Brasil, que está com apenas 2,31% do volume total. Inaugurado em 2004, o Castanhão tem capacidade de armazenar 6,7 bilhões de metros cúbicos (m³) de água.
Resolução do órgão determinou a suspensão da alocação complementar de água para a região metropolitana de Fortaleza até o fim da quadra invernosa e a redução em 30% do volume destinado à irrigação.
Tais destinações já estavam reduzidas desde meados do ano passado, que foi o sexto ano seguido de seca no estado. O Castanhão vinha contribuindo com apenas 10% da água para o consumo das famílias que moram na região metropolitana. Os 90% restantes são oriundos de reservatórios localizados na própria região. Já na irrigação, a restrição estava em 70%.

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS
Aviso Importante!! Reconhecimento: Alguns textos e imagens contidas aqui neste Site são retiradas da internet, se por acaso você se deparar com algo que seja de sua autoria e não tiver seus créditos, entre em contato para que eu possa imediatamente retirar ou dar os devidos créditos. E-mail: joseni_delima@hotmail.com FAVOR INFORMAR O LINK