PROCURANDO POR ALGO?

quinta-feira, 24 de maio de 2018

Usar o celular durante o carregamento da bateria é perigoso?

Especialista esclarece essa e outras dúvidas sobre as baterias dos smartphones
(foto: Pixabay)
POR REVISTA ENCONTRO - Desde que os smartphones passaram a fazer parte da vida das pessoas, as baterias dos aparelhos passaram a ser o centro das atenções dos usuários, especialmente em relação à vida útil e duração da carga. Além disso, depois que o descontinuado Galaxy Note 7, da Samsung, apresentou defeito que fazia a bateria "explodir", inúmeros boatos acerca dessa parte dos dispositivos surgiram na internet.

É perigoso deixar o aparelho carregando mais tempo do que o recomendado? Se tirar da tomada antes da carga total a bateria fica "viciada"?

Para tirar algumas dúvidas dos usuários, pedimos ao consultor de tecnologia Everton Vianna para esclarecer pontos polêmicos relacionados às baterias dos celulares:

Bateria pode viciar?
"Ainda que tenha perdido seu desempenho original, demore mais tempo para completar sua recarga ou descarregar mais rapidamente, a bateria provavelmente não está viciada", esclarece o especialista. Ele lembra que os celulares fabricados atualmente costumam usar baterias de íon de lítio, o que significa que ela não vicia e pode ter cargas parciais sem estragar. "Os aparelhos mais antigos podem apresentar algo desse tipo pois eram fabricados com baterias de níquel-cádmio, que eram sujeitas a algo conhecido como 'efeito memória'", completa.

Ainda é preciso dar a primeira carga em aparelhos novos?
Everton explica que, em virtude dos modelos antigos, muitos usuários acreditam que os celulares que saem de fábrica precisam receber uma carga inicial para não viciarem. "A prática, no entanto, não é necessária, já que os modelos costumam ser vendidos com uma carga parcial. Como as baterias não viciam, fica a seu critério fazer a primeira recarga ou não, mas lembre-se que isso não influenciará no desempenho do aparelho".

Faz mal usar o telefone até a descarrega total da bateria?


LEIA MAIS EM...

Nenhum comentário:

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS
AVISO IMPORTANTE!! Reconhecimento: Alguns textos e imagens contidas aqui neste Site são retiradas da internet, se por acaso você se deparar com algo que seja de sua autoria e não tiver seus créditos, entre em contato para que eu possa imediatamente retirar ou dar os devidos créditos. EMAIL: josenidelima@gmail.com ..... FAVOR INFORMAR O LINK