PROCURANDO POR ALGO?

quinta-feira, 24 de maio de 2018

Cientistas apontam quantos exercícios são necessários para manter o coração 'jovem'

Estudo descobriu qual a rotina mais indicada para quem quer evitar doenças cardíacas
(foto: Pixabay)
Por Revista Encontro - Segundo um estudo publicado no periódico científico Journal of Physiology, da Sociedade Fisiológica do Reino Unido, no domingo, dia 20 de maio, a melhor maneira de manter o coração saudável e jovem é fazer exercícios físicos durante pelo menos 30 minutos de quatro a cinco dias por semana. A pesquisa, elaborada por cientistas do Centro Médico Southwestern, da Universidade do Texas, nos Estados Unidos, examinou 102 pessoas com mais de 60 anos que se identificaram como fisicamente ativas ao longo de suas vidas.

À medida que as pessoas envelhecem, as artérias começam a endurecer. Os pesquisadores americanos mediram a rigidez arterial dos participantes e os dividiram em quatro grupos diferentes com base na quantidade de tempo que dedicavam aos exercícios físicos. Os grupos foram definidos como sedentários (se exercitavam menos de duas vezes por semana); praticantes casuais (exercícios de duas a três vezes por semana); praticante empenhado (de quatro a cinco treinos por semana); e atletas "profissionais" (de seis a sete sessões semanais).

Com base nas observações, os cientistas determinaram que aqueles que relataram exercícios de duas a três vezes por semana tinham artérias jovens de tamanho médio, que são importantes para o fluxo sanguíneo na cabeça e no pescoço. Os "praticantes empenhados", que iam à academia de quatro a cinco dias por semana foram ainda mais saudáveis, com artérias de tamanho médio e grandes artérias centrais, o que facilitava ainda mais o fluxo sanguíneo para o tórax e para o abdômen. Atletas "profissionais" e comprometidos tinham corações mais jovens e saudáveis do que o grupo sedentário.


Nenhum comentário:

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS
AVISO IMPORTANTE!! Reconhecimento: Alguns textos e imagens contidas aqui neste Site são retiradas da internet, se por acaso você se deparar com algo que seja de sua autoria e não tiver seus créditos, entre em contato para que eu possa imediatamente retirar ou dar os devidos créditos. EMAIL: josenidelima@gmail.com ..... FAVOR INFORMAR O LINK