PROCURANDO POR ALGO?

segunda-feira, 30 de abril de 2018

Seu filho come mal? Gabriela Kapim dá dicas de como criar hábitos saudáveis

Prestes a lançar livro em Salvador, nutricionista e apresentadora do GNT manda recado para pais e filhos
Por Correio 24 Horas - Basta aparecer um verdinho no prato da criança, para ela afirmar convicta: “Não quero! Não gosto!”. “Mas você já provou?”, perguntam os pais. “Não”, responde aquele ‘serumaninho’ com a cara mais tranquila do mundo. Quem convive com criança sabe que essa cena fica cada vez mais corriqueira e chega um momento em que os filhos, cheios de vontade, passam a questionar tudo ao seu redor.

Inclusive aquela comida que os adultos ‘teimam’ em ‘impor’ no cardápio. Abobrinha? Nem pensar. Cenoura e alface? Onde já se viu... Sobra até para a pontinha de tempero que fica naturalmente escondida mas que, de repente, aparece no prato e cai no desgosto dos pequenos que reclamam ofendidos (apesar de comerem todo dia sem perceber). Como, então, criar um hábito alimentar saudável na infância?

O caminho é simples e começa com o ato de não alimentar o chilique da criança que teima em não comer. Pelo menos é isso o que defende a nutricionista carioca Gabriela Kapim, 39 anos, apresentadora do programa Socorro! Meu Filho Come Mal, do GNT. “É um movimento comportamental, não tem nada com nutrição”, reforça Kapim, que lança na Livraria Saraiva do Salvador Shopping, dia 9 de maio, às 19h, o livro Socorro! Meu Filho Come Mal: Receitas Para Pais e Filhos (LeYa | 192 páginas | R$ 54,90).

“Se você dá atenção ao chilique, a criança vai achar que o chilique é mais importante que a comida”, alerta Kapim, que cuida dos dois filhos, Sofia, 12, e Antonio, 10, da mesma forma que cuida das crianças do programa. “Eu digo: não quer comer? Problema é seu que não vai ficar forte. O melhor que posso te dar é um prato com cinco cores e não um pacote de biscoito. Quer o pacote? Sinto muito”, diz com seu jeitão despachado e cativante.

Ter jogo de cintura é a primeira dica de Kapim que, com doçura e firmeza, virou “ameaça nacional” ao ser convocada por diferentes pais para ajudar na mudança dos hábitos alimentares dos filhos.“Ó, vou chamar a Kapim!” virou código para convencer os pequenos. Acontece que, durante o processo, a nutricionista observou que muitos pais queriam que os filhos se alimentassem bem, mas não davam o exemplo dentro de casa.

“Muitos pais não percebem que estão fazendo mal, porque foram educados desse jeito, foram educados por uma indústria alimentícia. Uns por certa ignorância e desatenção no assunto; outros por preguiça, porque dá trabalho, porque é mais fácil abrir um pacote de biscoito”, compara Kapim, que estreou, em março, o programa Socorro! Meus Pais Comem Mal, focado na raiz do problema.

LEIA MAIS EM...

Nenhum comentário:

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS
AVISO IMPORTANTE!! Reconhecimento: Alguns textos e imagens contidas aqui neste Site são retiradas da internet, se por acaso você se deparar com algo que seja de sua autoria e não tiver seus créditos, entre em contato para que eu possa imediatamente retirar ou dar os devidos créditos. EMAIL: josenidelima@gmail.com ..... FAVOR INFORMAR O LINK