PROCURANDO POR ALGO?

domingo, 8 de abril de 2018

Como saber se tenho pedra na vesícula? Os 5 sinais que você não deve ignorar

Sintomas de pedra na vesícula
Por Tua SaúdeDr. Arthur Frazão - Clínico geral
O principal sintoma de pedra na vesícula é a cólica biliar, que é uma dor súbita e intensa no lado direito do abdômen. Normalmente essa dor surge cerca de 30 minutos a 1h após a refeição, mas passa depois que acaba a digestão dos alimentos, pois a vesícula deixa de ser estimulada para liberar a bile.
Assim, se acha que pode estar com pedra, selecione os seus sintomas:
  1. 1. Dor forte no lado direito da barriga até 1 hora após comer
    Sim
    Não
  2. 2. Febre acima de 38º C
    Sim
    Não
  3. 3. Cor amarelada nos olhos ou na pele
    Sim
    Não
  4. 4. Diarreia constante
    Sim
    Não
  5. 5. Enjoos ou vômitos, especialmente após as refeições
    Sim
    Não
  6. 6. Perda de apetite
    Sim
    Não








Porém, estes sintomas acontecem em poucos casos e, por isso, é possível descobrir a pedras na vesícula durante exames de rotina, como ecografias abdominais. Assim, pessoas com maior risco de pedra na vesícula devem marcar uma consulta no gastroenterologista para manter vigilância e identificar o problema desde o início.
A vesícula biliar é responsável por armazenar a bile, um líquido esverdeado que ajuda na digestão das gorduras. No momento da digestão, a bile atravessa os canais biliares e chega ao intestino, mas a presença de pedras pode bloquear esse caminho, causando inflamação da vesícula e dor.
Também pode acontecer de as pedras serem pequenas e conseguirem atravessar os canais biliares até chegarem ao intestino, onde serão eliminadas juntamente com as fezes.

O que fazer em caso de suspeita de pedra na vesícula

Em caso de surgirem os sintomas, deve-se procurar o clínico geral ou o gastroenterolgista. Se o sintoma de dor for constante ou se houver febre e vômitos além da dor, deve-se ir ao pronto socorro. O diagnóstico de pedra na vesícula normalmente é feito através de ultrassom. No entanto, exames mais específicos como ressonância magnética, cintilografia ou tomografia computadorizada podem ser utilizados para identificar se a vesícula está ou não inflamada.

O que pode causar pedra na vesícula

As pedras na vesícula são formadas por alterações na composição da bile, e alguns fatores que podem causar essas alterações são:
LEIA MAIS EM...

Nenhum comentário:

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS
AVISO IMPORTANTE!! Reconhecimento: Alguns textos e imagens contidas aqui neste Site são retiradas da internet, se por acaso você se deparar com algo que seja de sua autoria e não tiver seus créditos, entre em contato para que eu possa imediatamente retirar ou dar os devidos créditos. EMAIL: josenidelima@gmail.com ..... FAVOR INFORMAR O LINK