PROCURANDO POR ALGO?

sexta-feira, 16 de março de 2018

Robô jogador de basquete supera profissionais e nunca erra um arremesso

(Foto: Divulgação)
Robôs podem superar atletas humanos? Existe um sonho de que até 2050 as máquinas vencedoras da Copa do Mundo de futebol de robôs poderão vencer os humanos campeões mundiais, mas isso parece distante da realidade. No entanto, no basquete, engenheiros da Toyota conseguiram superar a capacidade humana, pelo menos em um aspecto.
Segundo a agência japonesa Asahi Shimbun, os engenheiros se inspiraram no mangá Slam Dunk para desenvolver um robô com 100% de aproveitamento em tiros livres, superando até mesmo jogadores profissionais.
Segundo a publicação, a máquina utiliza inteligência artificial para acertar os arremessos. A técnica utilizada não é detalhada, mas é de se supor que haja tecnologia de reconhecimento de imagem para identificação da posição da cesta, além, claro do cálculo balístico para estimar a trajetória ideal da bola e a força necessária para que ela entre no lugar certo. Isso dito, o movimento utilizado pela máquina parece pouco sofisticado e repetitivo.

Pelo vídeo fica claro também que o robô foi criado para um propósito muito específico de arremessar bolas, e não para ser o jogador de basquete perfeito. Existem muitos outros aspectos do jogo que foram sumariamente ignorados, como movimentação, passe e marcação que precisam ser pensados para que um dia um time de robôs possa vencer um time humano.
O que o vídeo prova é a capacidade das máquinas em realizar um trabalho de forma consistente, enquanto é natural do ser humano apresentar inconsistências, mesmo com talento nato e muito treinamento. Até mesmo os maiores astros da NBA vão errar alguns arremessos se tiverem que repeti-lo muitas vezes, o que não deve acontecer com a máquina.

Nenhum comentário:

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS
AVISO IMPORTANTE!! Reconhecimento: Alguns textos e imagens contidas aqui neste Site são retiradas da internet, se por acaso você se deparar com algo que seja de sua autoria e não tiver seus créditos, entre em contato para que eu possa imediatamente retirar ou dar os devidos créditos. EMAIL: josenidelima@gmail.com ..... FAVOR INFORMAR O LINK