PROCURANDO POR ALGO?

sábado, 24 de março de 2018

Cientistas criam dispositivo que consegue extrair água até do ar do deserto

(Foto: Reprodução)
Por Olhar Digital - Uma equipe de pesquisadores do MIT e da UC Berkeley criou um dispositivo capaz de extrair água do ar, mesmo em regiões extremamente secas. De acordo com o estudo publicado pelos cientistas sobre sua criação, o aparelho usa um novo tipo de material para condensar a água presente no ar, e funciona de maneira totalmente passiva, sem precisar se conectar a uma fonte externa de energia. 
Esse novo material recebeu o nome de MOF, uma sigla que significa "metal-organic framework" (algo como moldura "metal-orgânica"), e recebe esse nome por ser feito de uma mistura de partes orgânicas e de íons de metal. A grande vantagem do material, de acordo com o MIT, é que sua estrutura molecular dá a ele uma superfície de contato enorme. Essa superfície é capaz de "prender" as moléculas de água presente no ar. O vídeo abaixo, do ano passado, mostra uma versão anterior dessa tecnologia:

Apesar do vídeo mostrar uma versão anterior dessa tecnologia, o princípio básico dela ainda é o mesmo. Durante a noite, o MOF captura as partículas de água presentes no ar; então, de dia, ele libera essa água para o reservatório usando a luz solar. Segundo o estudo, mesmo no clima árido do Arizona (onde a umidade do ar chega a menos de 10%), o material foi capaz de coletar 250 ml de água por quilo, ao longo de um ciclo diário.

Nenhum comentário:

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS
AVISO IMPORTANTE!! Reconhecimento: Alguns textos e imagens contidas aqui neste Site são retiradas da internet, se por acaso você se deparar com algo que seja de sua autoria e não tiver seus créditos, entre em contato para que eu possa imediatamente retirar ou dar os devidos créditos. EMAIL: josenidelima@gmail.com ..... FAVOR INFORMAR O LINK