PROCURANDO POR ALGO?

segunda-feira, 27 de novembro de 2017

Sugestão de cardápio para quem tem colesterol alto

Você tem colesterol alto? Conhece alguém que tenha essa doença? Neste post você irá encontrar diversas dicas para uma alimentação saudável e que auxilie no seu tratamento, venha conferir! 
Dicas de alimentação para o tratamento do Colesterol Alto
O colesterol alto, assim como a diabetes e demais problemas cardíacos, são assuntos delicados que merecem atenção, prevenção e cuidados diários, desde os nossos hábitos, como atividades físicas e demais acompanhamentos médicos, até uma alimentação saudável, adequada e balanceada.

O que comemos e bebemos tem uma participação considerável na recuperação, tratamento e cura das doenças desenvolvidas ao longo da vida. Neste post você vai ter acesso a uma sugestão de cardápio para pessoas com problemas no colesterol, fique a vontade para adapta-lo segundo seu gosto pessoal.

O que é Colesterol Alto 

Já sabemos que a principal causa do colesterol alto é uma dieta pobre em nutrientes, ligada ao sedentarismo, estresse, hipotireoidismo e em alguns casos pode até mesmo ser considerada uma doença hereditária. Atualmente, esse tipo de enfermidade tem afetado todas as faixas etárias da população, o que pode ser explicado pelos maus hábitos alimentares cultivados por nós, alimentos ultraprocessados que nos são oferecidos como saudáveis e a educação alimentar que deveria ser mais presente em nossas famílias.
Aqueles que têm colesterol alto estão sempre em busca de alternativas alimentares seguras e mais saudáveis. Pensando nisso, trouxemos algumas dicas simples e eficazes para manter o colesterol sobre controle e também dicas de prevenção para aqueles que têm tendências a desenvolver a doença.
Quando se deseja reduzir o colesterol naturalmente, algumas medidas devem ser tomadas. Assim como alguns alimentos precisam ser incluídos na dieta, outros devem ser controlados e evitados. Mas não se preocupe, já constatamos que a melhor opção nunca é cortar absolutamente todas as gorduras da nossa alimentação, pois, necessitamos de todos os nutrientes para uma vida saudável, como a proteína contida nos ovos e derivados do leite. Inclusive, nem todo colesterol é ruim, portanto, consulte seu médico ou nutricionista.
A ideia é reduzir os exageros que causam o colesterol alto e investir pesado nas gorduras que podem agregar a nossa saúde. Devemos sempre lembrar o quão importante é conciliar as mudanças alimentares ao acompanhamento de profissionais endócrinos, nutricionistas e especialistas de saúde em geral. Veja a seguir nossas dicas para uma alimentação leve, saudável, gostosa e menos gordurosa!

Sugestão de Cardápio

Alimentos que podem ser evitados: O prêmio de maior causador do colesterol vai para: Gordura Trans!
Muito cuidado aos alimentos ingeridos na correria do dia-a-dia. Aquele lanchinho ali, petiscos aqui, um só não faz mal, mas assim como tudo, em excesso representa graves riscos a saúde. Gorduras saturadas elevam o colesterol LDL, o chamado colesterol ruim, portanto evite:
  1. Hidrogenados em geral;
  2. Óleos vegetais processados;
  3. Excesso de cafeína e álcool.
Alimentos que podem ser incluídos na dieta (todos os dias)
  1. Aves (peru, galinha);
  2. Peixes e frutos do mar;
  3. Ovos;
  4. Castanhas;
  5. Sementes;
  6. Abacate.
Combo proteína + fibra
Procure obter refeições diárias compostas por proteínas (aves ou ovos) aliando os vegetais, frutas e legumes fibrosos ao longo do dia. No almoço, dê preferência para alimentos grelhados e cozidos. O modo de preparo também pode ajudar no combate ao colesterol. Algumas sugestões são:
  1. Batata doce, alho;
  2. Leguminosas
  3. Azeite;
  4. Nozes;
  5. Couve.
Vegetais Verdes
A cor verde escura dos vegetais indica alto teor de antioxidantes e anti-inflamatórios, o que age diretamente no colesterol alto. Portanto, mesmo que esses alimentos não façam parte da sua dieta, opte pelos sucos naturais com os vegetais e frutas. Assim, você obtém os nutrientes necessários e consegue um sabor delicioso. Algumas de nossas sugestões são sucos verdes de:
  1. Limão;
  2. Abacaxi;
  3. Gengibre;
  4. Couve;
  5. Espinafre.
Se preferir, adicione mel e hortelã. Também previne doenças, já que aumenta a imunidade e protege contra ataques cardíacos.
Não se esqueça: Cada organismo merece atenção específica para cada deficiência de nutrientes. Sugestões de alimentação saudável podem ser abrangentes para as pessoas saudáveis, sem nenhuma restrição.
Consulte sempre o seu médico antes de adotar qualquer medida rigorosa. Alimente-se bem, dê preferência aos alimentos naturais, diminua o que é industrializado e consuma verduras e legumes frescos. E, claro, faça sempre exercícios físicos! 

Nenhum comentário:

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS
AVISO IMPORTANTE!! Reconhecimento: Alguns textos e imagens contidas aqui neste Site são retiradas da internet, se por acaso você se deparar com algo que seja de sua autoria e não tiver seus créditos, entre em contato para que eu possa imediatamente retirar ou dar os devidos créditos. EMAIL: josenidelima@gmail.com ..... FAVOR INFORMAR O LINK