PROCURANDO POR ALGO?

quarta-feira, 11 de outubro de 2017

Brecha no WhatsApp pode revelar com quem você conversa

POR OLHAR DIGITALLEONARDO PEREIRA
(Foto: reprodução)
Um engenheiro de software chamado Rob Heaton chamou atenção para a existência de uma brecha no WhatsApp pela qual é possível descobrir quando o usuário está dormindo e até com quem ele anda conversando.
Heaton tirou proveito de dois recursos polêmicos do aplicativo para teorizar sua preocupação: o que mostra a última vez em que você foi visto e o que mostra se você está online.
Com isso em mente, um hacker poderia construir uma extensão para Chrome que fica constantemente monitorando os contatos no WhatsApp para compilar informações. Individualmente, esses dados parecem inofensivos, mas a coisa toma outras proporções quando se olha para eles em massa.
Poderiam ser montados gráficos, por exemplo, que mostram a que momento o app deixou de ser usado todos os dias, o que revela a que horas a pessoa costuma dormir. Se o usuário tem sono irregular, seus dados se tornam valiosos para empresas que vendem medicamentos para dormir, o que transforma a brecha numa oportunidade de negócios, como destaca o The Next Web.
Além disso, uma pessoa desconfiada poderia descobrir se está sendo traída. Bastaria procurar alguma correlação entre os padrões de atividade das duas pessoas talvez envolvidas na traição; se ambas estiverem sempre ativas nos mesmos momentos, é possível que estejam se falando.
A má notícia é que não há nada que você possa fazer para se proteger disso. O "visto por último" até pode ser configurado para ser visto por qualquer um, apenas seus contatos ou ninguém. Mas o recurso que revela se você está online não pode ser desativado.

Nenhum comentário:

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS
AVISO IMPORTANTE!! Reconhecimento: Alguns textos e imagens contidas aqui neste Site são retiradas da internet, se por acaso você se deparar com algo que seja de sua autoria e não tiver seus créditos, entre em contato para que eu possa imediatamente retirar ou dar os devidos créditos. EMAIL: josenidelima@gmail.com ..... FAVOR INFORMAR O LINK