PROCURANDO POR ALGO?

terça-feira, 1 de agosto de 2017

O que é Transtorno Bipolar?

Você já ouviu falar do transtorno bipolar? Conheça um pouco mais sobre esta doença, veja quais são seus principais sintomas e saiba como tratar o distúrbio psiquiátrico. 
Por Receita Natural
Estamos bem acostumados a cuidar da saúde do corpo, procurando por remédios caseiros, alimentação correta, atividades físicas, etc. Mas muitas vezes não damos a devida importância à nossa saúde mental. Aliás, é comum ouvirmos falar que doenças como depressão e ansiedade são “bobagens”. Hoje em dia, porém, a medicina mostra que os problemas emocionais são tão sérios quanto as enfermidades físicas. E mais! Os problemas emocionais podem favorecer o aparecimento de doenças físicas, deixando o sistema imunológico mais frágil.
A alguns anos atrás, a série Males da Alma, apresentada pelo Dr. Dráuzio Varella no Fantástico, desmistificou essas doenças e mostrou ao grande público que qualquer pessoa pode sofrer com elas.
Depois do sucesso da série, muitas pessoas ficaram com algumas dúvidas e muitos dos nossos leitores nos enviaram perguntas. Vamos falar um pouquinho então sobre o transtorno bipolar, um dos problemas psicológicos que afetam milhares de pessoas na atualidade.

Depressão e Euforia

transtorno bipolar é um desses distúrbios psiquiátricos. A doença causa variações de humor, que podem ser súbitas ou não. Como indica o nome do problema, o paciente manifesta episódios de depressão e de euforia em fases alternadas. A duração e a intensidade dessas ocorrências varia conforme o tipo da doença e as características pessoais de quem sofre com o distúrbio. Normalmente é muito difícil conviver com uma pessoa que sofre esse tipo de problema.

Sintomas do Transtorno

Você pode estar pensando: “todo mundo tem variações de humor”. Na verdade, essas oscilações fazem parte da vida, mas existem diferenças entre a normalidade e a patologia. Os sintomas da doença podem confundir até mesmo os médicos. Por isso, é importante procurar um especialista que possa analisar todas as características com cautela. Entenda os principais sintomas:
Transtorno Bipolar
O bipolar apresenta fases de mania alternadas com depressão
  • Depressão – apatia, tristeza, desinteresse, isolamento social, alterações no sono, perda de concentração e outros;
  • Mania – euforia, agitação, compulsão, fala acelerada, insônia, agressividade, delírios e alucinações;
  • Hipomania – sintomas parecidos com o da mania, mas que se apresentam de forma mais moderada.

Tratamento da Bipolaridade

A medicina não apresenta cura para o transtorno bipolar, mas existem medicamentos que podem controlar os sintomas da doença. O grande problema é o diagnóstico correto, que pode levar muitos anos para ser feito. Além da medicação, outras medidas auxiliam no tratamento do distúrbio, como:
  • Praticar exercícios físicos regularmente;
  • Evitar o uso de drogas, álcool e cigarro;
  • Buscar atividades relaxantes e prazerosas, como a ioga, algum esporte, leitura, etc;
  • Tratamento psicológico.
Se você conhece alguém que manifesta alguns dos sintomas do transtorno bipolar, ofereça todo o apoio necessário e ajude-a a procurar atendimento com um médico psiquiatra. O tratamento traz mais qualidade de vida para o paciente e para quem convive com o mesmo.
Outro fato muito importante é não tomar medicamentos sem orientação médica.

Nenhum comentário:

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS
AVISO IMPORTANTE!! Reconhecimento: Alguns textos e imagens contidas aqui neste Site são retiradas da internet, se por acaso você se deparar com algo que seja de sua autoria e não tiver seus créditos, entre em contato para que eu possa imediatamente retirar ou dar os devidos créditos. EMAIL: josenidelima@gmail.com ..... FAVOR INFORMAR O LINK