PROCURANDO POR ALGO?

quarta-feira, 5 de julho de 2017

Estudo mostra que o celular está alterando a forma como caminhamos

(Foto: Reprodução)
POR OLHAR DIGITAL
Pesquisadores da Universidade Anglia Ruskin, no Reino Unido, comprovaram algo que já deve ter sido constatado por quem é usuário assíduo do smartphone: andar com o aparelho em atividade causa problemas no nosso caminhar.
Um estudo conduzido pelo doutor Matthew Timmis, professor sênior nas áreas de ciências esportivas da instituição, revelou que a distração causada pelos dispositivos chega a níveis altos e pode comprometer a segurança da pessoa.
"Nossos resultados indicam que usuários de celular adotam uma abordagem cautelosa quando confrontados por objetos fixos no chão", afirmou Timmis, em nota. "É provável que ocorram acidentes em decorrência de objetos aparecendo subitamente sem que os usuários estejam cientes, por exemplo, outros pedestres ou veículos."
Para chegar às conclusões, os pesquisadores fizeram pessoas usar rastreadores oculares e sensores de mobilidade. Os participantes então tinham que caminhar e pisar num obstáculo da altura de uma calçada, seja sem distrações ou enquanto liam ou enviavam mensagens de texto ou falavam ao telefone.
Quando usando o aparelho, não importa para quê, os participantes ficavam mais lentos e desatentos, e tendiam a erguer o pé mais alto do que o necessário. Em média, o tempo gasto olhando para o obstáculo foi reduzido em 61%.
Mas o maior problema, como se poderia deduzir, está na combinação caminhar-e-digitar. Nessa situação, o pé da frente é elevado 18% mais alto do que o normal no momento de passar pelo obstáculo, e a pessoa fica 40% mais lerda.
"Descobrimos que usar um telefone significa olharmos menos frequentemente, e por menos tempo, para o chão, mas nós adaptamos nosso comportamento de busca visual e nosso estilo de caminhada para que possamos negociar objetos estáticos de uma forma segura", explicou o professor. "Isso resulta em um usuário adotando ações de caminhada lentas e exageradas."
O caminhar não é o único aspecto humano que vem sendo bagunçado pelo uso exagerado do smartphone. Na semana passada, um oftalmologista fez outro alerta preocupante: o aparelho pode estar gerando uma epidemia de miopia porque altera o formado dos nossos olhos (veja aqui).

Nenhum comentário:

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS
AVISO IMPORTANTE!! Reconhecimento: Alguns textos e imagens contidas aqui neste Site são retiradas da internet, se por acaso você se deparar com algo que seja de sua autoria e não tiver seus créditos, entre em contato para que eu possa imediatamente retirar ou dar os devidos créditos. EMAIL: josenidelima@gmail.com ..... FAVOR INFORMAR O LINK