PROCURANDO POR ALGO?

quinta-feira, 27 de julho de 2017

Benefícios da Erva Cidreira

A erva cidreira é uma das plantas medicinais mais utilizadas aqui no Brasil, mas você sabe para que ela serve? Conheça os usos medicinais da melissa e aprenda a preparar o chá e outros remédios caseiros com a erva. 
POR RECEITA NATURAL
O universo das plantas medicinais é muito amplo, mas existem algumas ervas que se destacam, como é o caso da erva cidreira (Melissa officinalis). Afinal, ela é bem conhecida de quase todos. A origem do nome “melissa” é grega e quer dizer “abelha” – porque o cheiro da planta atrai as abelhas e alguns outros insetos. Ela pertence à mesma família de outras plantas bem conhecidas: a hortelã e o boldo (as folhas são bem parecidas). Sua fama se deve às diversas propriedades terapêuticas que lhe são atribuídas. A erva cidreira é tida na medicina popular como um calmante natural, além de atuar como digestivo e tônico. Quem nunca tomou um chazinho de erva cidreira para acalmar e dormir melhor? Vamos saber um pouco mais sobre estas e outras propriedades da planta.

Para que Serve?

Existem diversos estudos científicos que comprovam as propriedades medicinais da erva cidreira. Uma pesquisa analisou os efeitos da melissa combinado com a valeriana e conclui que as duas ervas ajudam a melhorar a qualidade do sono. Os pesquisadores também mostram que o uso da erva cidreira pode ser positivo em casos de ansiedade e nervosismo, sendo muito comum a sua indicação para pessoas que sofrem com o estresse. Veja outras utilidades da planta:

Erva Cidreira
Folhas de erva cidreira
  • O uso tópico auxilia no tratamento da herpes;
  • O chá da erva cidreira combate a má digestão, por isso pode ser tomado quando a comida não cair muito bem no estômago;
  • A planta melhora as funções cognitivas, como a memória e a atenção;
  • Ameniza as cólicas menstruais;
  • Ajuda a reduzir os sintomas do Alzheimer.

Receitas Caseiras

Aqui no Receita Natural você pode encontrar algumas receitas com a melissa. O chá de erva cidreira certamente é o mais conhecido e serve para tratar as cólicas e os desconfortos do estômago. Em casos de insônia e ansiedade, é melhor combinar a erva com outras plantas medicinais para potencializar os efeitos do chá. O chá para pressão alta também tem a melissa como ingrediente, juntamente com as folhas de maracujá. As folhas e o chá podem ser utilizados no preparo de sucos e outras bebidas.
A erva cidreira pode ser cultivada em casa, mesmo que seja um apartamento, pois sobrevive em pequenos vasos de plantas e é fácil de plantar e cuidar.
Mas se você não tem a planta em casa e deseja comprar, tenha cuidado com lugares desconhecidos. Prefira sempre comprar as ervas em locais de confiança, de preferência que tenha alguma indicação. Também é possível encontrar o chá de erva cidreira em sachês, que é vendido em padarias e supermercados.

Capim Cidreira

Não confunda! O capim cidreira, apesar do nome semelhante, é bem diferente da erva cidreira. As folhas são compridas, parecidas com um capim, e também são conhecidas como capim santo ou capim limão. A planta atua como analgésico, bactericida e antitérmico.

Nenhum comentário:

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS
AVISO IMPORTANTE!! Reconhecimento: Alguns textos e imagens contidas aqui neste Site são retiradas da internet, se por acaso você se deparar com algo que seja de sua autoria e não tiver seus créditos, entre em contato para que eu possa imediatamente retirar ou dar os devidos créditos. EMAIL: josenidelima@gmail.com ..... FAVOR INFORMAR O LINK