PROCURANDO POR ALGO?

quinta-feira, 15 de junho de 2017

O bem que faz ler um livro, em 7 razões comprovadas pela ciência

POR CANAL DO ENSINO
Postado por: 


Olá,
Já falamos diversas vezes que ler é muito bom e traz diversos benefícios, mas nunca mostramos esses benefícios comprovados pela ciência. Por isso voltamos mais uma vez para falar o bem que faz ler um livro e mostrar 7 razões comprovadas pela ciência. Agora não tem mais desculpa, você vai ter que criar o hábito de leitura.
Escolha seus livros preferidos e comece a ler para obter esses benefícios, eles são importantes e vão ajudar em sua vida profissional e pessoal. Em nosso site você encontra diversas dicas de bons livros para ler, já até falamos como encontrar livros gratuitos para baixar.

Descubra as 7 razões comprovadas pela ciência do bem que faz ler um livro

1 – Desperta a inteligência

Um estudo realizado em 2014 com crianças, feito por investigadores da Universidade de Edimburgo, na Escócia, e da King’s College of London, em Inglaterra, concluiu que a evolução das capacidades de leitura “pode resultar em melhorias nas habilidades cognitivas verbais e não verbais”. Além disso, “são de vital importância ao longo da vida”. A ciência mostrou que quanto mais cedo começar a ler, melhor será e isso influenciará de forma positiva na inteligência.

2 – Alarga o vocabulário

Você já deve ter observado que uma pessoa com hábito de leitura tem um vocabulário muito maior e conhece palavras que você nunca ouviu falar. Um estudo realizado pela Universidade da Califórnia mostrou que nenhuma atividade expõe uma pessoa a maior e mais diversificada quantidade de palavras que a leitura.

3 – Previne doenças

É isso mesmo, ler pode ajudar a prevenir doenças, o livro é um ótimo remédio. Inúmeros estudos indicam que a leitura estimula os músculos do cérebro e torna-os mais fortes, isso ajuda a prevenir diversas doenças, como por exemplo, o Alzheimer. Também já foi comprovado que profissionais que lidam com um trabalho mais intelectual têm menor propensão para desenvolver patologias ligadas à deterioração do cérebro.

4 – Combate o envelhecimento do cérebro

Da mesma forma que previne doenças, também combate o envelhecimento do cérebro. Um estudo publicado no jornal científico Neurology, da Academia Americana de Neurologia em 2013 comprovou que existe uma relação direta entre a atividade cognitiva realizada ao longo dos anos e a perda das capacidades cognitivas. Capacidades associadas ao envelhecimento natural, como a memória, o raciocínio ou a percepção. Se você se dedicar a atividade cognitiva como a leitura de livros, mais lenta se torna a perda da capacidade cognitiva.

5 – Reduz o stresse

É melhor que remédio e outras atividades como correr. Ler um livro ajuda a acalmar um coração acelerado, segundo uma pesquisa liderada pelo neuropsicólogo britânico David Lewis, da Universidade de Sussex. Com apenas seis minutos de leitura os níveis de stresse das pessoas que aceitaram participar diminuíram até 68%, contra um máximo de 61% quando tentaram acalmar através da música.

6 – Promove a empatia

Ler é um trabalho solitário, mas entre os seus benefícios você também cria a tendência para causar melhor impressão nos outros. Um estudo mostrou que a leitura de narrativas ficcionadas influência características própria da condição humana como a capacidade de criar empatia.

7 – Aumenta a esperança média de vida

Isso já seria óbvio por combater o envelhecimento do cérebro e prevenir doença, mas um estudo feito também ajudou a comprovar que aumenta a expectativa de vida em dois anos ou mais. Um estudo da Universidade de Yale, nos Estados Unidos, revelou que pessoas que leem um livro 30 minutos por dia podem aumentar em até 23 meses o tempo de vida. Os investigadores chegaram a esta conclusão ao fim de 12 anos de estudo, publicado no jornal Social Science and Medicine.
São muitos benefícios comprovados através de estudos, e estudos longos como esse último que durou 12 anos. Tudo isso para ajudar e incentivar a leitura em sua vida, por isso não perca mais tempo, leia e obtenha todos esses benefícios.
Não esqueça de compartilhar com seus amigos, todos podem ter esses benefícios.

Nenhum comentário:

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS
AVISO IMPORTANTE!! Reconhecimento: Alguns textos e imagens contidas aqui neste Site são retiradas da internet, se por acaso você se deparar com algo que seja de sua autoria e não tiver seus créditos, entre em contato para que eu possa imediatamente retirar ou dar os devidos créditos. EMAIL: josenidelima@gmail.com ..... FAVOR INFORMAR O LINK