PROCURANDO POR ALGO?

terça-feira, 30 de maio de 2017

Como sobreviver sem água e alimentos por vários dias

Antigamente, acreditava-se em uma regra: o corpo humano sobrevive por vários dias sem alimentos e por alguns dias sem água. A proporção era de aproximadamente 13 dias sem alimentos e 7 dias sem água.








POR SAÚDE COM CIÊNCIA
Porém, alguns acontecimentos  como as tragédias do Haiti, Chile e o soterramento dos mineiros também chilenos, nos faz rever qual período de tempo que o ser humano sobre a soterramentos ou se estiver preso em local desprovido de recursos.

Na maioria dos salvamentos que ocorreram nas catástrofes acima relatadas, a pessoa estava em um local com pelo menos água para beber. Isso já aumenta, e muito, as chances de sobrevivência, pois a água é fundamental para que as reações biológicas (bioquímicas) ocorram no organismo.

A imagem que devemos fazer do ser humano é sempre de sua menor unidade para a maior. Então, sem água a célula não ocorrem reações químicas e de trocas de nutrientes entre as células e o meio aquoso (circulação sanguínea, circulação linfática e capilares). Assim, a célula estando desidratada, ocorre a desidratação dos tecidos, e consequentemente dos órgãos que entram em falência um após outro e por fim o indivíduo morre.

Então:

Célula sem água (desequilíbrio hidroeletrolítico) --> tecido sem água (desequilíbrio) --> órgãos sem água --> falência --> morte.



E qual o prazo para que isso ocorra? Para o corpo se desidratar completamente? Depende. Acho absolutamente incorreto afirmar 5, 6 ou 7 dias. Depende do quão estava hidratada esta pessoa. 

Por exemplo, ontem fui ao banco e no tempo que fiquei na fila (40 minutos) a funcionária bebeu goles de 2 garrafas minerais. É de se imaginar que a moça estaria em vantagem de pelo menos 1 dia entre todos nós que estávamos no banco.


LEIA MAIS...

Nenhum comentário:

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS
AVISO IMPORTANTE!! Reconhecimento: Alguns textos e imagens contidas aqui neste Site são retiradas da internet, se por acaso você se deparar com algo que seja de sua autoria e não tiver seus créditos, entre em contato para que eu possa imediatamente retirar ou dar os devidos créditos. EMAIL: josenidelima@gmail.com ..... FAVOR INFORMAR O LINK