PROCURANDO POR ALGO?

terça-feira, 14 de março de 2017

O que é Fibromialgia?


O que é Fibromialgia?

A fibromialgia é uma doença pouco conhecida, tanto pelos pacientes, quanto pelos médicos. Conheça mais sobre esse problema, saiba quais são os sintomas e veja as principais formas de tratamento. 
POR RECEITA NATURAL - Cerca de 2,5% da população brasileira é atingida pela fibromialgia, mas ainda existem muitas dúvidas a respeito dessa doença. Na verdade, a fibromialgia só foi catalogada muito recentemente e, por isso, até mesmo os médicos desconhecem esse problema. É muito comum que as pessoas procurem um especialista e sejam descreditadas, já que a dor é “invisível”. Assim, é muito importante divulgar e informar sobre essa doença, que está se tornando cada vez mais comum.

A fibromialgia é uma síndrome, que causa dores intensas em várias partes do corpo, especialmente nas articulações, nos músculos, tendões e em outros tecidos moles, sem um motivo aparente. As dores aparecem e depois de uma tempo desaparecem, voltando tempos depois. Apesar de ser uma dor “invisível”, ela é real, e não psicológica.

Sintomas da Fibromialgia

O principal sintoma da fibromialgia é a dor intensa por todo o corpo. Quem sofre com o problema pode, inclusive, ter dificuldade para executar tarefas simples, como limpeza da casa ou levantar objetos do chão. Além da dor, outros sintomas também são característicos da doença, como:
fibromialgia
Veja os principais pontos de dor da fibromialgia
  • Cansaço excessivo;
  • Falta de disposição;
  • Dificuldade para dormir;
  • Síndrome do cólon irritável;
  • Sensibilidade ao urinar;
  • Dor de cabeça;
  • Distúrbios emocionais.

Causas da Doença

Pouco se sabe sobre os fatores que levam ao aparecimento da fibromialgia, mas estudos mostram que desequilíbrios hormonais e o estresse estão relacionados com o surgimento da doença. Por essa razão, as mulheres são as principais vítimas – a cada 10 casos, apenas 2 acometem os homens. Nos pacientes, observa-se uma queda nos níveis de serotonina, substância responsável pela sensação de bem estar. Isso explica grande parte dos sintomas.
As dores podem ser confundidas com algumas doenças reumáticas, mas, no caso da fibromialgia, não existem inflamações ou deformidades físicas. Contudo, é importante ressaltar que as dores são reais, e não fruto de distúrbios psicológicos. Ao consultar o médico, descreva com detalhes as dores e outros desconfortos sentidos. Fale sobre o sono e sobre possíveis sintomas de depressão. Quanto mais detalhes, mais fácil é o diagnóstico.
Não existe um exame laboratorial para diagnosticar a doença, o médico vai analisar somente o quadro do paciente e o histórico familiar. Exames de sangue podem ser pedidos para descartar outras doenças com sintomas parecidos.
Foi verificado que pessoas de uma mesma família têm mais chances de adquirir a doença, por isso acredita-se que a doença seja hereditária, passando de pais para filhos através da genética.
Infecções virais e doenças autoimunes também pode favorecer o aparecimento da fibromialgia.

Como Tratar

Nenhum comentário:

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS
AVISO IMPORTANTE!! Reconhecimento: Alguns textos e imagens contidas aqui neste Site são retiradas da internet, se por acaso você se deparar com algo que seja de sua autoria e não tiver seus créditos, entre em contato para que eu possa imediatamente retirar ou dar os devidos créditos. EMAIL: josenidelima@gmail.com ..... FAVOR INFORMAR O LINK