PROCURANDO POR ALGO?

quarta-feira, 15 de março de 2017

Benefícios do Gengibre

Após conhecer todos os benefícios do gengibre, você vai querer adicioná-lo à sua alimentação. Veja o que mostram os estudos científicos sobre a raiz oriental e veja algumas receitas naturais preparadas com ela. 
POR RECEITA NATURAL O gengibre, ginger em inglês, e com o nome científico Zingiber officinale, tem cada vez mais ganhado notoriedade e fama! Antes ele só era lembrando na época de frio, para o preparo de quentão das festas juninas ou quando íamos ao restaurante japonês e víamos ele lá, junto com os condimentos, ou mesmo no preparo da comida japonesa.
Mas hoje ele ganha destaque em feiras e supermercados. Isso se dá pelo fato do gengibre ser um alimento funcional e termogênico poderoso.


O chá preparado com ele tem sabor picante e também é bastante usado no tratamento das gripes e resfriados, além de ser conhecido por aquecer o corpo no inverno. Mas os benefícios do gengibre para a saúde não param por aí. No oriente, seus usos medicinais são populares desde a antiguidade. Atualmente, existem mais de duzentos trabalhos científicos registrados sobre os benefícios do gengibre.

A Planta

Muitas pessoas dizem “raiz de gengibre” referindo-se ao próprio gengibre, pensando que se trata de raiz. Mas na verdade ele é um rizoma, assim como a beterraba e a batata, são tubérculos. As raízes ficam ainda mais abaixo desta parte.
É uma planta que tem grande durabilidade e pode crescer e ficar bem alta atingindo até mais de um metro de altura.
Suas folhas saem enroladas do tubérculo, como fossem espigas e vão se abrindo. E dá flores amarelas.
Você pode ter ele em casa em sua própria horta. Veja como plantar o gengibre em casa.

Propriedades

Além dos benefícios que ainda iremos citar, o gengibre é rico em cobre, magnésio e fonte de vitaminas como as do complexo B (vitamina B3 e B6) e potássio; além de vitamina A, selênio e zinco.
É considerado antioxidante e anti-inflamatório e antisséptico. 
Lembrando sempre que alimentos antioxidantes são excelentes no combate aos radicais livres, melhorando o sistema imunológico e prevenindo gripes e resfriados.

Benefícios para a Saúde

Gengibre
Para que serve o gengibre?
O gengibre tem inúmeros benefícios para a saúde. Suas propriedades medicinais variam do fato de ser alívio da gripe ao tratamento de câncer de cólon.
Um bom uso do gengibre é para alívio de náuseas. Sabe aquele mal estar causado por viagens longas, sobretudo nas crianças? O gengibre pode ser a melhor solução. Estudos revelam que a raiz é mais eficiente no controle da náusea que o “Dramin” – medicamento indicado para esses casos. Ele também ajuda a reduzir o enjoo durante a gravidez ou em casos de enxaqueca.
Outras pesquisas revelam que o gengibre tem efeitos benéficos em pessoas com artrite ou dores musculares. Ao serem medicados com gengibre, idosos observaram a redução do inchaço e da dor nas regiões atingidas pela artrite. Isso porque as substâncias contidas na raiz estimulam a circulação no local e combatem a rigidez muscular.
As dores musculares causadas pelos exercícios físicos na academia também são aliviadas pelo gengibre, uma vez que ele é anti-inflamatório. E o uso dele já previne estas dores.
Para quem trabalha com a voz, como cantores e professores, por exemplo, o gengibre é indicado para tratar doenças da garganta. O uso de balas ou mesmo xaropes caseiros é indicado. Colocar um pedacinho de gengibre dentro de um pedacinho de pano, e mastigá-lo pode substituir a balinha.
O sabor picante e a sensação de calor que ele dá é justamente efeito desta característica termogênica do gengibre e por acelerar o metabolismo e favorecer a circulação sanguínea, ele é indicado também para combater a celulite e flacidez. 
A pele e o cabelo também ficam mais irrigados, assim ficam  mais bonitos e saudáveis. Além de prevenir o envelhecimento precoce.
Ainda dentro desta capacidade de aumentar a circulação e o calor do corpo, o gengibre é indicado para a melhora do desempenho sexual pois irriga os órgãos, favorecendo a ereção masculina e a libido feminina. E de modo geral é um ótimo aliado na melhora do humor e da disposição, pois dá energia e é revigorante.

Contraindicações

Leia Também

Nenhum comentário:

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS
AVISO IMPORTANTE!! Reconhecimento: Alguns textos e imagens contidas aqui neste Site são retiradas da internet, se por acaso você se deparar com algo que seja de sua autoria e não tiver seus créditos, entre em contato para que eu possa imediatamente retirar ou dar os devidos créditos. EMAIL: josenidelima@gmail.com ..... FAVOR INFORMAR O LINK