PROCURANDO POR ALGO?

terça-feira, 14 de fevereiro de 2017

Filho de diarista é aprovado em 1º lugar em Direito na PUC-Rio

João mora na zona norte do Rio, sempre estudou em escolas públicas e sempre foi um dos melhores alunos da turma

POR CORREIO 24 HORASEle sempre foi um dos melhores alunos da turma e, quando estava no 8º ano, um professor o indicou para um programa que oferece bolsas para alunos da rede pública nas melhores escolas particulares do Rio. João Antonio Lima da Silva, de 17 anos, conseguiu a vaga no programa e neste ano foi aprovado em primeiro lugar no curso de Direito da PUC-Rio e uma bolsa integral pelo Programa Universidade para Todos (Prouni).
Silva mora no bairro do Benfica, na zona norte do Rio, com a mãe que é diarista, dois irmãos mais novos, o padrasto e um tio. Desde que entrou na escola, aos cinco anos, ele sempre estudou em escolas públicas. "Sempre tive boas notas, gostava muito de ir para a escola e de estudar", contou.
Quando estava no 8º ano, um professor de matemática o orientou para fazer a prova de bolsas do Ismart - entidade privada que concede bolsas em escolas particulares para jovens de baixa renda de 12 a 15 anos. "Não sabia o que era e nunca tinha falado desse programa, mas tentei e consegui. Foi a melhor coisa que poderia ter me acontecido."

Silva ganhou uma bolsa para o colégio São Bento, mas continuou estudando na rede pública municipal. "Estudava de manhã no São Bento e a tarde na escola pública. Era muito puxado, acordava cedinho, pegava ônibus e só voltava para casa a noite."
No ensino médio, ele estudou apenas no colégio São Bento, mas em período integral. Ele contou que foi difícil acostumar com o ritmo de estudos e a cobrança da nova escola. "Eu estava acostumado a ser o melhor e lá não foi assim, mas depois consegui melhorar", disse.
Ele contou que virou referência na família e entre os vizinhos. "Minha mãe conta pra todo mundo tudo o que eu consegui, ela tem muito orgulho", disse. Silva disse que decidiu fazer Direito para ajudar pessoas como a sua mãe e familiares. "Onde eu cresci via que as pessoas não sabem que têm direito a educação, assistência social. Eu quero poder ajudá-las". Ele disse que pretende fazer concurso público para ser promotor de justiça.

Nenhum comentário:

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS
AVISO IMPORTANTE!! Reconhecimento: Alguns textos e imagens contidas aqui neste Site são retiradas da internet, se por acaso você se deparar com algo que seja de sua autoria e não tiver seus créditos, entre em contato para que eu possa imediatamente retirar ou dar os devidos créditos. EMAIL: josenidelima@gmail.com ..... FAVOR INFORMAR O LINK