PROCURANDO POR ALGO?

sábado, 14 de janeiro de 2017

Doença da urina preta / Doença misteriosa na Bahia

Parechovirus: um possível causador
Até agora, 52 pessoas desenvolveram o mal que está sendo conhecido como "doença da urina preta" que causa dores no corpo e urina quase negra.

Vou começar este artigo citando duas outras situações que deixam a urina escura. A hepatite (doença do fígado) tem como um dos primeiros e principais sintomas a "urina com cor de coca-cola", a outra situação que pode deixar o xixi escuro é o consumo de beterraba. Seu consumo pode deixar a uria com cor vermelho escuro, por causa de seu pigmento. E quanto mais beterraba a pessoa comer, mais escura ficará.

Já a doença da urina preta, como está sendo popularmente chamada e está infectando pacientes na Bahia, é ainda considerada como uma doença misteriosa. Pouco se sabe sobre ela, mas à medida que novos casos vão surgindo, pesquisadores traçam um mapa com os sintomas e as prováveis causas da doença.


Doença que deixa a urina preta: O que se sabe até agora


Sintomas

Os principais sintomas da doença misteriosa na Bahia são:

  • dor muscular extrema que começa no pescoço e se espalha pelo corpo, 
  • insuficiência renal e 
  • urina da cor preta. 

Segundo o infectologista Antônio Bandeira -- que acompanhou alguns dos casos em Salvador --, é como se o indivíduo tivesse feito uma maratona em poucos segundos e a urina fica preta porque...

“...É uma lesão muscular aguda, então a quantidade de mioglobina que está dentro do músculo acaba saindo e vai para a urina. Ela acaba dando essa cor de Coca-Cola. Esse pigmento também tem uma ação nefrotóxica (tóxica para os rins)”, explicou. 
A manifestação dos sintomas se assemelha a pequenos surtos ocorridos no exterior, como no Japão, entre 2008 e 2014, na França, entre 2008 e 2010, e na Dinamarca, em 2014.

Casos da urina preta

Todos os casos foram registrados na região metropolitana de Salvador. Além da morte em Vera Cruz, outro caso foi notificado em Lauro de Freitas, e 50 ocorreram na capital baiana. Os registros foram contabilizados de 14 de dezembro a 5 de janeiro deste ano.

Investigação da doença misteriosa da Bahia


Publicado por: 
Fonte: Saúde com Ciência
SAIBA MAIS...

Nenhum comentário:

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS
AVISO IMPORTANTE!! Reconhecimento: Alguns textos e imagens contidas aqui neste Site são retiradas da internet, se por acaso você se deparar com algo que seja de sua autoria e não tiver seus créditos, entre em contato para que eu possa imediatamente retirar ou dar os devidos créditos. EMAIL: josenidelima@gmail.com ..... FAVOR INFORMAR O LINK