PROCURANDO POR ALGO?

sexta-feira, 13 de janeiro de 2017

10 Filmes de literatura para assistir nas férias

Olá,
As férias estudantis trazem boas horas de descanso, mas também um grande tempo ocioso. Assistir a um filme pode ser uma ótima opção para quem busca entretenimento e também conhecimento. Por isso, o artigo de hoje irá apresentar 10 filmes baseados na literatura.
O Grande Gatsby

Em 1925 era lançado “O Grande Gatsby”, escrito por Scott Fitzgerald. Uma trama repleta de romance e intrigas apaixonantes. Foram 4 versões adaptadas feitas, sendo uma delas para a tv. As duas principais versões são do filme de 1974 e a de 2013, está última sendo protagonizada por Leonardo DiCaprio e Tobey Maquire (da trilogia de Homem-Aranha).
Orgulho e Preconceito

A autora Jane Austen é muito consagrada na literatura estrangeira, sempre trazendo histórias bem construídas e repleta de críticas a sociedade. Em 1813 ela lançou um de seus maiores clássicos, “Orgulho e Preconceito”.
O ano de 2005 trouxe ao universo do cinema o romance de J. Austen, cativando o público com a história de Elizabeth Bennet (Keira Knightley) e Fitzwilliam Darcy (Matthew Macfadyen).
Os Miseráveis

A estória de “Os Miseráveis”, escrita por Vitor Hugo e lançada em 1862, traz uma face real da história do século XIX na França. Trata de falar da vida bastarda das pessoas que sobreviviam durante aquele período, com muita pobreza e miséria.
A obra de Vitor Hugo já ganhou diversas adaptações, incluindo cinema e teatro. Recentemente tornou-se ainda mais memorável com o filme musical de 2012, recheado de estrelas como Hugh Jackman (Wolverine), Russell Crowe (Gladiador) e Anne Hathaway (O Diabo Veste Prada).
Lolita

Um clássico polêmico, o livro “Lolita” (1955) de Vladimir Nobokov é repleto de um erotismo em volta de uma figura dócil e meiga, que seria a Lolita. Há diversos debates atuais sobre o tema e o termo “Lolita” está fincado na sociedade atual.
No cinema, há duas versões uma lançada em 1962 e outra de 1997.
O Pequeno Príncipe

A estória encantadora de Antoine de Saint-Exupéry já recebeu diversas adaptações. No cinema há duas que devem ser citadas, o filme live-action de 1974, com o ator Gene Wilder (A Fantástica Fábrica de Chocolate), e também a animação belíssima que foi lançada em 2015.
Lisbela e o Prisioneiro

O livro de Osman Lins, lançado em 1964, recebeu sua adaptação em 2003. Uma comédia sadia e repleta de paixão. Protagonizada por Selton Mello e Débora Falabella, o filme é descontraído e pode ser visto em qualquer momento.
Canto dos Malditos (Bicho de Sete Cabeças)

Seguindo a onda brasileira, mas falando um pouco mais sério. O livro de Austregésilo Carrano Bueno, Canto dos Malditos, é extremamente focado em lutar contra os manicómios. O filme, Bicho de Sete Cabeças Representa bem isso. Profundo, crítico e faz pensar.
Meu tio Matou um Cara

O conto de Jorge Furtado, lançado em 2002, virou filme em 2005. Trata-se de uma história investigativa com diversos toques de humor. É descontraído, mas ainda assim sabe prender quem está vendo o filme.
Beijo no Asfalto

Um filme mais antigo (1981) para representar um clássico da literatura brasileira. Nelson Rodrigues apresenta uma estória complexa e angustiante. O filme traz os mesmos elementos criados por Nelson, tornando-se uma boa adaptação.
Capitães de Areia

Uma das histórias mais cativantes da literatura brasileira. Completa e que abrange romance, aventura e crítica social. O livro é de 1937 e teve sua adaptação para os cinemas em 2011.

FONTE:  Canal do Ensino

Nenhum comentário:

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS
AVISO IMPORTANTE!! Reconhecimento: Alguns textos e imagens contidas aqui neste Site são retiradas da internet, se por acaso você se deparar com algo que seja de sua autoria e não tiver seus créditos, entre em contato para que eu possa imediatamente retirar ou dar os devidos créditos. EMAIL: josenidelima@gmail.com ..... FAVOR INFORMAR O LINK