PROCURANDO POR ALGO?

quinta-feira, 3 de novembro de 2016

Governo tem lista de 678 expressões 'proibidas' no SUS

Documento com os termos virou piada na internet; palavras de cunho sexual, como "suruba" e "boquete" são vetadas

© Reprodução

Um guia elaborado pela equipe do Núcleo Técnico do Cartão Nacional de Saúde, órgão ligado ao Ministério da Saúde, está causando polêmica nas redes sociais.

O documento de 48 páginas traz, entre outras instruções, uma lista de 678 palavras e expressões que profissionais do Sistema Único de Saúde não devem utilizar ao fazerem cadastros de pacientes na rede.
Além de palavras de cunho sexual, como "suruba", xereca" e "boquete", o guia veta utilização de termos para lá de curiosos como "largo do bilau", "nugget de peixe" e "bueiro onde desce o careca". O manual, descoberto por um usuário do Twitter, viralizou nesta semana. A lista completa de expressões está no seguinte link, a partir da página 25.
A pasta confirmou a autenticidade do documento e explicou que todos os termos que aparecem na lista já foram utilizados ao menos uma vez em cadastros do SUS. 
Leia a nota do ministério sobre o caso

Padre revela hábito do Papa de ligar para detentos

Francisco conversou até com condenados à morte nos últimos meses

© REUTERS/Jonathan Ernst
O presidente do Pontifício Conselho para a Nova Evangelização, monsenhor Rino Fisichella, revelou nesta quinta-feira (3) que o papa Francisco tem o hábito de telefonar para presidiários, inclusive àqueles condenados à morte.

Segundo o religioso, que é também responsável pelo Jubileu Extraordinário da Misericórdia, um dos homens que receberam ligação do líder da Igreja Católica foi executado pouco depois. "Ele esteve em contato com alguns condenados nos últimos meses, seu interesse [pela situação dos encarcerados] vai além da realidade do Jubileu", disse Fisichella.
 O monsenhor não quis dar detalhes sobre o presidiário morto após falar com o Papa, mas especula-se que ele estivesse preso nos Estados Unidos. "Infelizmente, não foi possível salvá-lo", limitou-se a dizer. Francisco faz campanha permanente contra a pena de morte e chegou a pedir sua abolição em um discurso no Congresso norte-americano no ano passado. (ANSA)
(Foto de arquivo)
FONTE: Notícias ao Minuto

Brasil e Itália firmam acordo para reconhecimento de CNH

Brasileiros habilitados poderão ter carta de motorista italiana

© Divulgação / Detran
Itália e Brasil assinaram um acordo para reconhecimento recíproco de carteiras de habilitação, que permitirá que cidadãos dos dois países convertam suas cartas de motorista das categorias A e B sem necessidade de submeter-se a exames práticos ou teóricos.

Assinado pelo embaixador do Brasil em Roma, Ricardo Neiva Tavares, e pelo vice-ministro das Relações Exteriores da Itália, Mario Giro, o documento entrará em vigor 60 dias após sua ratificação pelos dois países.
Quando isso ocorrer, um brasileiro que se mudar para a Itália - ou vice-versa - poderá converter sua CNH sem precisar fazer nenhum tipo de prova, desde que realize a solicitação antes de completar quatro anos de residência na outra nação.
Contudo, o acordo valerá apenas para carros e motos. Nas outras categorias continuará sendo necessário realizar exames práticos e teóricos. (ANSA)
FONTE: Notícias ao Minuto

Safadão curte feriado em família e garante: "Quero mais cinco filhos"

Sobre o clima em casa, o cantor é só amor com a mulher

© Reprodução / Instagram
Wesley Safadão sabe aproveitar a vida como poucos. Constantemente flagrado em viagens e momentos de lazer com a família, o cantor deu outra pausa rápida na agenda cheia para curtir o feriado. Em foto postada nesta quarta (2), em seu perfil no Instagram, Safadão estava acompanhado de sua mulher Thyane Dantas, e dos filhos, Ysis e Yhudy, o último, fruto do casamento de Wesley com Mileide Mihaile.

Safadão aproveita tanto esses momentos em casa que, segundo informa o EGO, ele pretende aumentar a família em breve. Segundo o músico, mais cinco filhos estão nos planos.
Sobre o clima em casa, o cantor é só amor com a mulher, mas garante que, quando a Thyane está de TPM (Tensão Pré-Menstrual), o tempo fecha.
Thyane e Wesley se casaram em cerimônia íntima, no último mês de agosto, em Fortaleza (CE). 
FONTE: Notícias ao Minuto

TSE nega registro de candidato mais votado de Itupeva (SP)

Marco Antonio Marchi recebeu quase metade dos votos válidos para a prefeitura da cidade

© Reprodução / Jundiaí Notícias
JUSTIÇA ELEITORAL


Decisão do plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) negou hoje (3) o registro da candidatura de Marco Antonio Marchi (PSD), candidato mais votado a prefeito de Itupeva (SP), no último dia 2 de outubro. O candidato recebeu 13.401 votos (49,44% dos votos válidos) e ainda pode recorrer da decisão.

O pedido contra o registro da candidatura de Marchi, acatado por unanimidade pela Corte Eleitoral, foi feito pela Coligação Construindo Itupeva do Presente e do Futuro, do candidato Ricardo Bocalon (PSB). De acordo com o TSE, Marchi teve o registro negado por rejeição das contas públicas.
Relator do recurso, o ministro Henrique Neves declarou em seu voto que “esse é um caso de alínea “g” [do inciso I do artigo 1º da Lei nº 64/90], em que houve pagamento maior para os vereadores, e, por isso, as contas foram rejeitadas. Uma matéria já examinada por este Tribunal”.
De acordo com a legislação eleitoral, após o trânsito em julgado, o indeferimento do registro levará à realização de novas eleições, independentemente do número de votos anulados.
Na eleição realizada no último dia 2 de outubro, Ricardo Bocalon obteve 12.362 votos (45,61% dos votos válidos), seguido por João Batista (PT), com 626; Adamis Oliveira (PRP), com 542, e Adir do Sindicato (PMN), com 173. Com informações da Agência Brasil.
FONTE: Notícias ao Minuto

Trabalhador que deixou de contribuir pode voltar a ter auxílio do INSS

A partir de sábado, devem voltar a valer as regras antigas do INSS, modificadas em julho pela publicação da medida provisória 739

@Reprodução
Os trabalhadores que deixaram de contribuir com o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) e perderam o direito à cobertura terão mais facilidade para conseguir o auxílio-doença, a aposentadoria por invalidez e o salário-maternidade.

A partir de sábado, devem voltar a valer as regras antigas do INSS, modificadas em julho pela publicação da medida provisória 739.
Assim, o trabalhador que deixou de contribuir com o INSS e perdeu a chamada "qualidade de segurado" poderá receber o auxílio-doença após pagar quatro novas contribuições. Desde julho, a exigência eram 12 novos pagamentos. Para a aposentadoria por invalidez valerá a mesma regra.

Câncer de Próstata

Câncer de Próstata

mulher
O câncer de próstata é o segundo mais incidente entre os homens em todas as Regiões do país, afetando 95,63/100 mil na Sul, 67,59/100 mil na Centro-Oeste, 62,36/ 100 mil na Sudeste, 51,84/100 mil na Nordeste e 29,50/100 mil na Norte. Ele fica atrás apenas dos tumores de pele não melanoma. O Instituto Nacional de Câncer (INCA) estimou para 2016 61.200 casos novos de câncer de próstata para o Brasil em 2016. Esses valores correspondem a um risco estimado de 61,82 casos novos a cada 100 mil homens.

Introdução
O câncer de próstata é o segundo mais incidente entre os homens em todas as Regiões do país, afetando 95,63/100 mil na Sul, 67,59/100 mil na Centro-Oeste, 62,36/ 100 mil na Sudeste, 51,84/100 mil na Nordeste e 29,50/100 mil na Norte. Ele fica atrás apenas dos tumores de pele não melanoma.
O Instituto Nacional de Câncer (INCA) estimou para 2016 61.200 casos novos de câncer de próstata para o Brasil em 2016. Esses valores correspondem a um risco estimado de 61,82 casos novos a cada 100 mil homens.
A próstata
A próstata é uma glândula que só o homem possui e que se localiza na parte baixa do abdômen. Ela é um órgão muito pequeno, tem a forma de maçã e se situa logo abaixo da bexiga e à frente do reto. Ela envolve a porção inicial da uretra, tubo pelo qual a urina armazenada na bexiga é eliminada. A próstata produz parte do sêmen, líquido espesso que contém os espermatozoides, liberado durante o ato sexual.
O câncer de próstata ocorre quando tumores se desenvolvem na glândula, e quanto mais avançado é o tumor, mais mutações ocorrem, tornando-o mais agressivos. Isso ocorre porque as células cancerígenas se multiplicam mais rapidamente do que as células da próstata, o que pode fazer com que elas se espalhem pelo corpo, afetando outros órgãos, seja por via linfática (comprometendo os gânglios) ou sanguínea (principalmente os ossos).

Inep diz que houve “grave equívoco” em pedido de suspensão do Enem



Após o procurador da República Oscar Costa Filho, do Ministério Público Federal no Ceará (MPF-CE), pedir o cancelamento do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem), o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) informou por nota, que a argumentação do procurador como “equivocada” e explicou que todo ano já são aplicados dois tipos de provas e redações.

Rebatendo a tese de prejuízo à regularidade do exame defendida pelo procurador, o Inep entrou contra a ação emitida pelo MPF-CE na tarde desta quarta-feira (2). A decisão judicial deve ser anunciada até a sexta-feira (4).

Adiamento do Enem terá lista final só na sexta



O Ministério da Educação (MEC) informou nesta quarta-feira, 2, que vai divulgar até sexta-feira uma nova lista de locais de provas onde o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) será cancelado em razão das ocupações de prédios feitas por estudantes secundaristas. Segundo o MEC, os candidatos afetados serão informados por SMS, e-mail e na Página do Participante, no site do Enem.

O MEC já havia informado que o exame seria adiado para candidatos que fariam provas nos prédios que estavam ocupados e estimava que 191 mil alunos seriam afetados – eles prestarão o Enem em 3 e 4 de dezembro, e não neste fim de semana.

Se até sexta-feira outras escolas forem ocupadas, o Enem também será cancelado nesses colégios. No caso dos prédios já ocupados, o adiamento acontecerá mesmo em caso de desocupação nos próximos dias.

Justiça manda igreja do CE indenizar menino expulso da 1ª comunhão



O Tribunal de Justiça do Ceará condenou a paróquia da Igreja Católica do município de Pereiro a pagar R$ 10.860 de indenização por danos morais a um garoto. Ele foi expulso pelo padre da missa que celebrava sua primeira comunhão.
O caso ocorreu no dia 10 de setembro de 2010, segundo a ação judicial.

A 3ª Câmara de Direito Privado do Tribunal de Justiça julgou improcedente a apelação da paróquia, requerendo a redução do valor da indenização.

Os três desembargadores da Câmara mantiveram, por unanimidade, a sentença de primeiro grau – no caso, a Vara Única da Comarca de Pereiro em julho de 2014.

A desembargadora Maria Vilauba Fausto Lopes, relatora do caso, decidiu. “Indenização por danos morais fixada é uma forma de compensar a violência física e emocional causada ao menor pelo padre, e que não vulnera a capacidade econômica da paróquia, a quem o agente é subordinado em razão de sua atividade sacerdotal sendo, portanto, responsável por seu adimplemento.”

Mais de 8.500 audiolivros grátis


Canal do Ensino

Olá, leitores do Canal do Ensino!
Os audiolivros ainda não estão entre as formas de adquirir conhecimento mais populares, mas seu uso está crescendo cada vez mais. Como hoje em dia, a maioria das pessoas está sempre muito ligada nos smartphones, essa se torna uma forma fácil de conhecer grandes livros sem ter que parar o que está fazendo. Se você se interessou, confira aqui 5 aplicativos para audiolivros.
Um dos pontos positivos dos audiolivros é que muitos deles são narrados por atores e dubladores específicos para isso, então as histórias são interpretadas e ganham muito mais em emoção. Acontece bastante também de a voz ser do próprio autor, então você vai ouvir a história do jeito que ele imaginou.
Isso tudo sem contar a praticidade de poder ouvir a qualquer momento sem interromper alguma outra atividade que quiser fazer.

Aplicativos para audiolivros

Confira cinco dicas de apps gratuitos para você baixar e se divertir:

O Que Fazer Para Baixar a Pressão Alta?

A hipertensão é um problema de saúde que pode levar a doenças mais graves como derrames e paradas cardíacas. Saiba mais sobre a pressão e veja dicas para controlá-la.
A hipertensão ou pressão alta é um problema relacionado com força que o sangue exerce sobre as artérias ao circular pelo corpo. No processo circulatório, o sangue é bombeado pelo coração para irrigar todas as partes do organismo. Devido a vários fatores, a pressão que ele faz contra os vasos sanguíneos pode se tornar maior, o que compromete diversas funções do organismo.
O problema pode aparecer em pessoas de todas as idades, independente do sexo. Os pacientes que sofrem com a hipertensão estão mais propensos a apresentarem problemas vasculares, como derrames e paradas cardíacas. Por isso, o ideal é que a pressão alta possa ser tratada para evitar que o surgimento de problemas relacionados a ela.

Como diminuir a pressão arterial?

Quando a hipertensão é diagnosticada, o médico fará a indicação do medicamento mais adequado para controlar o problema. No entanto, o uso de remédio não é suficiente para controlar a pressão alta. O paciente também deverá promover mudanças nos hábitos cotidianos para manter a pressão controlada. Veja as dicas!

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS
AVISO IMPORTANTE!! Reconhecimento: Alguns textos e imagens contidas aqui neste Site são retiradas da internet, se por acaso você se deparar com algo que seja de sua autoria e não tiver seus créditos, entre em contato para que eu possa imediatamente retirar ou dar os devidos créditos. EMAIL: josenidelima@gmail.com ..... FAVOR INFORMAR O LINK