PROCURANDO POR ALGO?

terça-feira, 12 de julho de 2016

Quantos litros de sangue existem no corpo humano?

Bruna Almeida

Orlando Filho/DGABC Diário do Grande ABC - Notícias e informações do Grande ABC: Santo André, São Bernardo, São Caetano, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra
O volume de sangue existente no corpo humano corresponde de 7% a 8% do peso corporal de cada pessoa. Por exemplo, se alguém pesa 75 quilos, ela terá entre cinco a seis litros de sangue.
O sangue é um tecido vivo que circula pelo corpo, levando oxigênio e nutrientes a todos os órgãos. Ele é composto por plasma, hemácias, leucócitos e plaquetas.
O plasma é a parte líquida do sangue, de coloração amarela e formada por água (90% de sua composição), proteínas, vitaminas e sais. Assim, circulam por todo o organismo as substâncias nutritivas necessárias à vida das células. Entre elas estão as proteínas, enzimas, hormônios, fatores de coagulação, imunoglobinas e albumina. O plasma representa aproximadamente 55% do volume de todo o nosso sangue.
As hemácias, também conhecidas como glóbulos vermelhos, têm alto número de hemoglobina, uma proteína avermelhada que contém ferro e faz com que o sangue seja vermelho como o conhecemos. Ela auxilia as hemácias a transportar o oxigênio a todas as células do organismo. Além disso, servem como meio de locomoção do dióxido de carbono (gás essencial à vida do planeta), produzido pelo organismo, até os pulmões, onde ele é eliminado para fora do corpo. 
Já os leucócitos, que representam o nome científico dos glóbulos brancos, fazem parte da linha de defesa do organismo. São necessários em casos de infecções, para que cheguem aos tecidos e tentem destruir os agressores, como vírus e bactérias. 
Fechando o time, as plaquetas são pequenas células que trabalham na parte do processo de coagulação sanguínea nos machucados, para evitar a perda de sangue.
Complicações com o sangue podem resultar em doenças
É preciso estar atento a alguns aspectos relacionados ao sangue que podem causar problemas de saúde. A perda de sangue, por exemplo, é algo grave. Para um adulto, uma eliminação que ultrapasse 1,5 litro é muito perigosa. No caso das crianças, varia de acordo com o peso, tornando-se crítica a perda em torno de 20% do peso do corpo.
A anemia também é algo que envolve o sangue e pode ser muito perigosa às pessoas. Ela ocorre quando a hemoglobina do sangue está abaixo do normal por falta de um ou mais nutrientes essenciais. O ferro é um desses elementos importantes para a vida e atua principalmente na fabricação das células vermelhas do sangue e no transporte do oxigênio para todas as células do corpo.
Para ajudar e, muitas vezes, salvar a vida de alguém, é possível doar sangue. Basta ir a um posto de Saúde que realize este tipo de trabalho. Os requisitos para fazer a doação são ter entre 16 e 69 anos, pesar no mínimo 50 quilos, estar descansado, alimentado e em boas condições de saúde. 

Leco: Ganso está fora dos planos do São Paulo

Presidente do São Paulo já dá como certa a venda do meia para o Sevilla depois da Libertadores

Da Redação, com Estadão Conteúdo | esportes@band.com.br

Ganso está no São Paulo desde 2012 - Levi Bianco/Brazil Photo Press/Estadão Conteúdo
Ganso está no São Paulo desde 2012Foto: Levi Bianco/Brazil Photo Press/Estadão Conteúdo

O meia Paulo Henrique Ganso está de saída do São Paulo. Alvo do Sevilla, da Espanha, o jogador deixará o Tricolor após a participação do clube na Libertadores. Quem revelou a informação foi o próprio presidente do clube, Carlos Augusto de Barros e Silva, o Leco.

"Ganso está fora dos planos do São Paulo para o restante da temporada", disse o dirigente em entrevista ao Sportv. "Ele me disse que gostaria de ir para o time que o deseja. É uma circunstância que vou ter de admitir. Sempre se comportou muito bem e contribuiu com um futebol maravilhoso que sempre apresentou", completou. 


“Há momentos em que o ciclo se encerra, nova perspectiva surge, desde que haja representatividade", comentou Leco.


O São Paulo recusou a primeira oferta de 8 milhões de euros pelo jogador,mas o clube espanhol elevou a proposta para 9,5 milhões de euros e agradou o Tricolor.


Ganso ainda se recupera de uma lesão na coxa e não estará em campo nesta quarta-feira, contra o Atlético Nacional, no segundo jogo da semifinal da Libertadores. Na primeira partida, realizada no Morumbi, o clube colombiano venceu por 2 a 0 e ficou muito perto da decisão.


FONTE: BAND ESPORTE

O que acontece com o corpo quando se bebe água nas refeições?

Os cientistas descobriram que o estômago expande e o cérebro reage dando a sensação de saciedade quando se bebe água durante as refeições


Há quem defende que não se deve beber água enquanto se come e que o segredo para emagrecer é beber água uns minutos antes e depois das refeições, outros especialistas contrariam dizendo que não há problema nenhum em beber água durante as refeições.

Para tentar esclarecer estas dúvida, um grupo de cientistas da Universidade Wageningen, nos Países Baixos, fez testes e concluiu que beber água durante as refeições de fato deixa as pessoas mais saciadas e ainda parece ter revelado um motivo para esta reação.
Com recurso a ressonâncias magnéticas feitas ao cérebro e ao estômago, os cientistas descobriram que beber um copo grande de água (350ml) duplica o conteúdo do estômago em comparação com o efeito de beber um copo pequeno de água (50ml). Os participantes que beberam mais água também sentiram menos fome e ficaram mais saciados.
Os cientistas descobriram ainda que a ativação de uma área do cérebro chamada gyrus, associada às emoções, parece ser influenciada pelo aumento da ingestão de água nesta experiência.

Após mãe 'morrer de tristeza', médicos pedem atenção à depressão

A assistência oferecida a parentes de vítimas da violência tem sido alvo de críticas por parte dos médicos

O caso de Joselita de Souza, de 44 anos, que faleceu em um posto de saúde em São João de Meriti, na semana passada, reacendeu a discussão sobre a assistência oferecida a parentes de vítimas da violência no Brasil.

A reportagem do jornal O Globo conversou com psiquiatras para entender como os casos de depressão podem ser fatais. Segundo os especialistas, a depressão tem sido negligenciada pelo poder público e mesmo por médicos. Eles também defendem que deve haver políticas públicas mais efetivas em relação à doença.
"Infelizmente, é possível morrer de tristeza. Quando a tristeza é tamanha, chamamos de luto complicado. A pessoa perde todo o ânimo e corre o risco de sucumbir. Pode passar a não comer, deixar-se abater pelo sentimento e ter o sistema imunológico prejudicado, abrindo espaço para quadros de pneumonia e outras infecções. Ela se consome pela dor. Se não recebe apoio e estrutura pode ser o fim", explica a psiquiatra Alexandrina Meleiro, coordenadora da Comissão de Estudos e Prevenção de Suicídio da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP).
"Os sobreviventes de tragédias como essa precisam receber mais auxílio", completa.

Ana Maria Braga prepara prato com mosca e causa polêmica na web

O Louro José avisou: “Caiu um bichinho na panela”

© Reprodução / Globo
Nesta terça-feira (12), o programa “Mais Você” ficou entre os assuntos mais comentados das redes sociais após uma gafe da apresentadora, Ana Maria Braga, que preparava um caramelo de banana e não percebeu uma mosca.

O inseto estava grudado na manteiga adicionada à receita e acabou aparecendo nas imagens. O Louro José avisou: “Caiu um bichinho na panela”, mas depois, Ana retirou o pedaço com a mosca e minimizou o incidente, e afirmou que “era um queimadinho do fundo”.
Para disfarçar a gafe, a loira contou que sua mãe dizia que comer formiga era “bom para a vista”. Logo depois, mudou de assunto e seguiu em frente com a receita. Todos os convidados no estúdio comeram a torta e disseram ter gostado do sabor.
Nas redes sociais os internautas comentaram a gafe: "Olha a Ana Maria fazendo mosca cozida no Mais Você", escreveu um internauta no Twitter. "Ai que nojo dessa receita", escreveu outra.

Chikungunya já mata mais que dengue e zika no Nordeste

Número de mortes deve crescer ainda mais, uma vez que há outros 400 óbitos por arboviroses que estão sem causa confirmada

© Pixabay
A chikungunya matou 45 pessoas no Nordeste no 1º semestre deste ano, enquanto a dengue fez 35 vítimas fatais e o vírus da zika cinco no mesmo período, conforme informou o UOL.

O aumento de mortes referentes a chikungunya na região tem tirado o sono de médicos e pesquisadores, que buscam uma explicação sobre o salto da taxa de mortalidade, considerada fora dos padrões normais.
A expectativa é que o número de mortes cresça ainda mais, uma vez que há outros 400 óbitos por arboviroses que estão sem causa confirmada.
O Aedes aegypti e Aedes albopictus são os mosquitos transmissores da doença. O Ministério da Saúde confirmou que o Nordeste é a região do país que mais sofre com o vírus, tendo 87% das infecções por chikungunya registradas em no Brasil. O número de infectados em 2016 é de 13 mil pessoas, quase nove vezes mais que os doze meses de 2015.

Cearense de 95 anos guarda em caderno anotações de chuvas há 40 anos

Maria Zenalda, de 95 anos, sabe todo o histórico de chuvas do distrito de Baú, em Iguatu, desde 1975

Por Jangadeiro FM em Ceará


Dona Maria guarda há 40 anos registros de chuvas em um caderno (FOTO: Tribuna do Ceará)
Dona Maria Zenalda, a Guardiã, há 40 anos registros de chuvas em um caderno (FOTO: Tribuna do Ceará)

O histórico inédito e original da pluviometria hídrica da região do distrito de Baú, comunidade do município de Iguatu, a 400 quilômetros de Fortaleza, tem um arquivo bastante curioso. Sem constar nos sistemas eletrônicos da Fundação Cearense de Meteorologia (Funceme), nem nos computadores da secretaria municipal de Agricultura, os registros históricos estão num simples pedaço de papel.
Aos 95 anos, Maria Zenalda Alves Nogueira guarda há 40 anos em um caderno as informações das precipitações que caíram na região desde 1975. De lá para cá, a cearense anota religiosamente as informações das precipitações. Após todo esse tempo de anotações, Dona Maria recebeu o título de Guardiã, por guardar todos os registros de chuva do distrito.

UFC é condenada a pagar indenização a policial impedida de assistir à aula fardada e armada

A jovem é estudante do curso de Letras e pode ser indenizada em cerca de R$ 16 mil pela universidade

Por Jéssica Welma

UFC comunicou que não foi oficialmente notificada (FOTO: Davi Pinheiro/UFC Informa)
UFC comunicou que não foi oficialmente notificada (FOTO: Davi Pinheiro/UFC Informa)

Universidade Federal do Ceará (UFC) foi condenada a pagar indenização de aproximadamente R$ 16 mil à policial militar impedida de assistir à aula no curso de Letras por estar armada e vestida com a farda de trabalho. O caso aconteceu em 2014 e repercutiu nas redes sociais. Cabe recurso à decisão.
A estudante Emanuele Alves ganhou, em primeira instância, uma ação de reparação de dano contra a UFC. O advogado da Associação dos Profissionais de Segurança (APS), Cícero Roberto, responsável pela defesa da policial, ressaltou que a ação “é um passo importante rumo à criação de uma cultura de valorização e respeito aos profissionais de segurança”.
O episódio contra Emanuele aconteceu em setembro de 2014, quando a jovem foi hostilizada no campus do Benfica porque estava fardada e armada dentro de sala de aula. Em nota, a APS afirma que a policial havia saído do trabalho direto para a universidade e, por isso, não teve tempo para trocar de roupa em sua casa.

Garotinha só consegue se acalmar quando abraça a irmã bebê

O vídeo soma milhares de acessos no Youtube
Um vídeo publicado nas redes sociais mostra um momento muito doce entre uma garotinha e sua irmã mais nova. O momento de carinho foi registrado pela mãe das crianças, Esther Anderson. 
No vídeo, a pequena Ellia acorda muito mal-humorada e aparece chorando. Sua mãe pergunta se aconteceu algo errado. Sem responder, Ellia se aproxima da irmã mais nova e imediatamente consegue se acalmar. O vídeo já soma mais de sete mil acessos. 
Assista ao vídeo: 

FONTE: CNEWS

Corte de árvores irrita a população

As plantas serviam para sombrear mototaxistas e passageiros que esperavam ônibus

Foto: WhatsApp/TV Cidade
Próxima a serra de Guaramiranga, o município de Aracoiaba, no Maciço de Baturité, marca nesta terça-feira (12), 32º C. Para evitar o calor, muitos moradores usam as sombras das árvores. As plantas, que são espalhadas por toda a cidade, servem como sombra para pedestres e motoristas que desejam proteger seus veículos do sol. Entretanto, apesar da necessidade, foi realizado um corte em diversas árvores do município durante a manhã. 
Fotos e vídeos encaminhados ao WhatsApp da TV Cidade mostram os cortes feitos nas árvores, que ficam nas proximidades da CE-060. De acordo com um morador, as folhas faziam sombra para mototaxistas e até para aqueles que esperavam ônibus. Não se sabe quem autorizou o corte, mas os moradores acreditam que tenha sido autorizado pela prefeitura. 
O Cnews procurou a Prefeitura de Aracoiaba, mas nenhuma ligação foi atendida. 

VEJA OS VÍDEOS ACIMA AQUIFONTE: CNEWS

Benefícios da Babosa

A babosa, também chamada pelo seu nome científico Aloe vera, é conhecida por suas propriedades medicinais, além de seu uso em tratamento de beleza. Por isso, ela ganhou o apelido de “planta milagrosa”. O homem utiliza a babosa há muitos séculos e hoje se sabe que a planta de fato contém diversas substâncias benéficas para o nosso organismo.
Mais de 50 nutrientes são encontrados na aloe vera. Entre eles estão: cálcio, magnésio, zinco, ferro cobre, aminoácidos essenciais e ácidos graxos. Devido a essas substâncias, a planta atua como um ótimo cicatrizante, ajuda no funcionamento do intestino, auxilia no tratamento da congestão nasal e fortalece os ossos.
Aloe Vera
Benefícios da Aloe Vera

Propriedades da Aloe Vera

Para início de conversa, a babosa é uma importante aliada dos tratamentos de beleza. O gel, extraído da folha da planta, hidrata os cabelos e reduz a oleosidade do couro cabeludo. Ela ainda limpa apele profundamente, além de reduzir as manchas, acnes e espinhas. Por isso, é bastante comum que a aloe vera seja utilizada no preparo de cremes e hidratantes na indústria de cosméticos.

REFLEXÃO: Que segredo há nesse teu sorriso?

FOTO: Daisy Coêlho
Que segredo há nesse teu sorriso? E que brilho é esse em seus olhos? Que paz é essa que a tua voz me faz sentir e que alegria é essa que a tua presença me causa?
Você chega e tudo muda. Tudo ganha um aspecto diferente, tudo se encaixa e passa a fazer sentido. 
Você é como aquele sol depois de uma enorme tempestade, é como o sopro sobre uma ferida que doía, é como um abrigo em meio a um enorme temporal. 
Você me faz querer o que já não fazia muito sentido, me faz querer viver o que eu já nem me importava mais, me faz sentir o que eu já nem acreditava que existia. 
Você é o que eu sempre quis e nem sabia, é o que eu sempre procurei, mesmo não acreditando que seria possível encontrar.
Você é a calmaria que meu coração em guerra precisava, você é o colo onde os meus braços sempre quiseram descansar, você é a história que eu sempre quis viver. 
É impossível alguém dizer que tudo permaneceu igual depois de haver te conhecido. É impossível alguém não se encantar, não querer estar perto, não querer estar ao lado para sempre. 
É impossível te olhar sem desejar ser o motivo do seu sorriso, dos teu sonhos, das tuas inspirações... É impossível te conhece e não desejar estar junto ou presente. Aliás, presente é uma palavra que te define bem. Pois essa é a sensação que eu senti ao te conhecer. A sensação de que finalmente, eu estaria recebendo o presente que por muito tempo, durante madrugadas longas eu pedi baixinho à Deus. (L. Costa) 


FONTE: Daisy Coelho

PÁGINA NO FACEBOOK:

As Ilusões da Mente


As Ilusões da Mente

A transformação se realiza quando não existe medo, quando não existe “experimentador e experiência”. É só então que se verifica a revolução que está fora do tempo.
Tal revolução, porém, não é possível, quando estou tentando transformar o “eu”, quando estou tentando transformar “o que é” noutra coisa diferente. Sou o resultado de compulsões e persuasões de toda ordem, sociais e espirituais, resultado de todo o condicionamento do impulso de aquisição, nisso está baseado o meu pensar.
O importante é compreender que a mente que quer fugir de um estado para outro está sempre funcionando dentro da esfera do tempo e, por esse motivo, não há revolução, não há transformação. Se fordes realmente capazes de compreender isso, estará então plantada a semente daquela revolução radical, a qual entrará em ação, sem precisar fazer coisa alguma.

O que são aqueles rastros brancos que alguns aviões deixam no céu?

Imagem: Getty Images
Parece fumaça, mas não é. Os rastros brancos deixados no céu por alguns aviões são como pequenas nuvens, na verdade, formadas pela condensação do vapor de água na atmosfera. 
O fenômeno é conhecido como “trilha ou esteira de condensação” ou, em inglês, “contrails''. Geralmente, essas nuvens aparecem quando o avião está em uma altitude acima de 8.000 metros e com uma temperatura externa abaixo de -40ºC.
Como funciona
Normalmente, a temperatura externa dos aviões quando atingem grandes altitudes (acima de 8.000 metros) é bastante baixa, chegando a -50ºC.
Ao mesmo tempo, as turbinas das aeronaves produzem uma descarga de gases quentes, com mais de 300ºC. Quando esses gases entram em contato com o ar extremamente frio, o vapor de água se resfria rapidamente e se condensa, formando pequenas gotas de água.
Com o movimento do avião, o resultado é uma fina nuvem, que pode ser longa e duradoura ou curta e rápida, dependendo da umidade e da temperatura da atmosfera. Quanto mais frio e úmido, maior e mais duradouro será o rastro. 
Embora sejam constituídos, em sua grande maioria, por cristais de gelo, as trilhas também podem conter outros elementos provenientes da exaustão das aeronaves, como fuligem e dióxido de enxofre.
Primeiras observações
Os primeiros trilhos de condensação foram observados durante e logo após o término da 1ª Guerra Mundial (1914-1918), quando os aviões finalmente alcançaram altitudes necessárias para o fenômeno.
Uma das primeiras observações aconteceu em 1919, durante um voo em Munique, na Alemanha. Na ocasião, a aeronave alcançou uma altitude de pouco mais de 9.200 metros.
Fontes: Nasa e Departamento de Controle do Espaço Aéreo

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS
AVISO IMPORTANTE!! Reconhecimento: Alguns textos e imagens contidas aqui neste Site são retiradas da internet, se por acaso você se deparar com algo que seja de sua autoria e não tiver seus créditos, entre em contato para que eu possa imediatamente retirar ou dar os devidos créditos. EMAIL: josenidelima@gmail.com ..... FAVOR INFORMAR O LINK