PROCURANDO POR ALGO?

quarta-feira, 20 de janeiro de 2016

Times do Brasileirão Feminino são definidos por “camisa” e pelo ranking

Reprodução
Reprodução
Em fase de consolidação, o Brasileirão Feminino inicia hoje (20) sua quarta edição. O regulamento será o mesmo dos últimos anos, mas três equipes que disputaram a competição em 2015 não participarão este ano: Mixto (MT), Botafogo (PB) e Kindermann (SC). O Tiradentes (PI), quarto colocado do ano passado, só disputa o campeonato por causa da desistência do Náutico (PE) às vésperas da competição.
Tabela do Campeonato
Pelo regulamento do Brasileirão Feminino, as oito melhores equipes femininas no ranking da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), as campeãs da Copa do Brasil e do Brasileirão Feminino do ano anterior têm garantida a participação na competição. As outras dez vagas são divididas para equipes de futebol masculino que disputam as séries A e B. Somente cinco clubes manifestaram interesse em participar do feminino: o América (MG), Corinthians (SP), Flamengo (RJ), Santos (SP) e Vitória (BA). As vagas restantes são também preenchida por clubes do ranking feminino. O Vasco (RJ) e a Portuguesa (SP) participarão por esse ranking.
Ausentes
Oitavo colocado no ano passado, o Botafogo da Paraíba ainda teve a chance de ser confirmado na competição. Após a desistência do Náutico, as paraibanas foram convidadas a jogar, mas se recusaram. Segundo Guilherme Novinho, presidente do clube, a equipe chegou a notificar a CBF em novembro sobre o desejo de participar da competição em 2016. Mas, como o convite só veio após o Natal, o clube não tinha condições de preparar uma equipe forte para janeiro.
“Já estávamos com a estrutura da equipe desmontada e havíamos dispensado os reforços que contratamos para o campeonato”, afirma Guilherme. A base da equipe atual é de atletas amadoras locais, que inclusive jogarão a final do campeonato estadual este mês. “Se vencermos o estadual, teremos garantida a vaga na Copa do Brasil feminina, que será no segundo semestre. Esperamos nos preparar para essa competição”, acrescenta o presidente.
Novinho critica os critérios adotados pela CBF para a definição dos participantes. “Acho que é um erro da CBF dar a vaga para equipes sem tradição no feminino, que não investem na formação. Uma vaga que seria nossa”.
Outra equipe de destaque na modalidade, o Kindermann desistiu do campeonato no fim de 2015. À época, o treinador da equipe, Josué Henrique Kaercher, foi assassinado por um ex-funcionário do clube. A tragédia levou à suspensão das atividades do clube por tempo indeterminado. As catarinenses haviam sido campeãs da Copa do Brasil Feminina de 2015, mas sem uma boa campanha no Brasileirão foram eliminadas ainda na primeira fase.
O Mixto (MT) também ficará de fora do Brasileirão de 2016. A equipe foi a única representante da Região Centro-Oeste na competição do ano passado. O time disputou o campeonato com uma equipe formada de jovens jogadoras e acabou ficando de fora por estar na 19ª posição noranking. A assessoria do clube informou que a nova diretoria, que tomou posse este mês, tem como foco cuidar da equipe masculina. O time feminino foi desfeito após o Brasileirão de 2015.
Confira a lista de participantes do Brasileirão Feminino e como cada time conseguiu a vaga:
1. Ferroviária (SP) – Copa do Brasil (vice)
2. Rio Preto (SP) – Campeonato Brasileiro (campeã)
3. São José (SP) – Ranking (1º)
4. Vitória (PE) – Ranking (2º)
5. São Francisco (BA) – Ranking (4º)
6. Foz Cataratas (PR) Ranking (5º)
7. ADECO (SP) – Ranking (7º)
8. Iranduba (AM) – Ranking (8º)
9. Duque de Caxias (RJ) – Ranking (10º)
10. Caucaia (CE) – Ranking (11º)
11. Corinthians (SP) – Time masculino na Série A
12. Santos (SP) – Time masculino na Série A
13. Flamengo (RJ) – Time masculino na Série A
14. Vitória (BA) – Time masculino na Série B (em 2015)
15. América (MG) – Time masculino na Série B (em 2015)
16. Viana (MA) – Ranking (12º)
17. Pinheirense (PA) – Ranking (13º)
18. Vasco da Gama (RJ) – Ranking (14º)
19. Portuguesa (SP) – Ranking (15º)
20. Tiradentes (PI) – Ranking (17º)

Fonte: Agênia Brasil
FONTE: O Estado

Hospital César Cals prepara municípios no Método Canguru

Reprodução
Eliane Pereira Izidório foi transferida de Várzea Alegre para o Hospital Geral Dr. César Cals, unidade da rede pública do Governo do Estado, no dia 8 de dezembro de 2015. Ela deu à luz uma menina, prematura de sete meses. Após o nascimento, Bruna Carla foi encaminhada à Unidade de Terapia Intensiva Neonatal, onde permaneceu até o dia 15 de janeiro, quando foi transferida para o Método Canguru do HGCC, referência estadual.
Quando receber alta hospitalar e retornar para Várzea Alegre, Eliane não precisará mais voltar ao Hospital César Cals para fazer o acompanhamento de sua filha, como verificação do peso, altura, amamentação, entre outros aspectos. Na atenção básica da sua própria cidade, conhecida como a cidade mais alegre do país, os profissionais poderão executar todas as recomendações da terceira etapa do Método Canguru, que é o acompanhamento após a alta. Tudo isso só será possível porque desde o ano passado, o Hospital César Cals, em parceria com o Ministério da Saúde, passou a promover os cursos de capacitação para os profissionais das Unidades Básicas de Saúde do interior do Estado e de vários bairros de Fortaleza.
Em 2016, novas capacitações já estão programadas para os profissionais da atenção básica e, com isso, favorecer o atendimento às mães e aos recém-nascidos em suas próprias comunidades, bairros da capital e municípios. Os cuidados executados nas unidades básicas permitem mais comodidade aos pais e evitam o deslocamento até uma unidade terciária, especialmente nos casos em que os pais moram em locais mais distantes. ?Os bebês não precisam mais sair de suas cidades, de seus bairros para receber o atendimento?, reforça Natércia Bruno, enfermeira responsável do Canguru.
O Cuidado Compartilhado, que é o nome dado à capacitação, trabalha temas como sinais de alerta do bebê prematuro, amamentação, postura e cuidados em geral com o recém-nascido. No ano de 2015, foram capacitados 82 profissionais da atenção básica, em três edições, realizadas nos meses de maio, com a participação do Ministério da Saúde, agosto e outubro. Para este ano, estão programadas oito novas edições, sendo quatro no primeiro semestre e quatro no segundo. A expectativa é de que 200 profissionais sejam capacitados. As datas serão definidas em breve, logo após a composição de cada turma. Os participantes são indicados pelas próprias unidades básicas e Secretarias Municipais de Saúde.
Já os profissionais que atuam no Método Canguru do HGCC também passarão por capacitações, que constantemente são realizadas na unidade, devido à complexidade dos bebês nascidos no hospital. Primeiros socorros, reanimação, aleitamento materno, postura e a história do método serão alguns dos temas a serem trabalhados. O objetivo é tornar os profissionais do HGCC ainda mais preparados no método e assim desenvolverem melhor as suas competências, permitindo um atendimento cada vez mais humanizado e especializado.

Fonte: Governo do estado do Ceará
FONTE: O Estado

UFC é a segunda instituição mais procurada do Brasil


UFC registra 145 mil inscrições no Sisu em 2016

A Universidade Federal do Ceará (UFC) foi, neste ano, a segunda instituição de ensino superior mais procurada do Brasil através do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). A UFC teve 160.474 inscrições, o que gerou uma relação de 25,5 candidatos por vaga, conforme balanço divulgado na tarde de ontem pelo Ministério da Educação (MEC).
Nesta edição do Sisu, a UFC ficou atrás somente da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), que obteve 195.634 inscrições, com uma relação de 31,2 candidatos por vaga. Em terceiro lugar, veio a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), com 157.428 inscritos, seguida da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com 155.540 inscrições, e do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), com 153.929 inscritos. A instituição com maior concorrência do Brasil foi a Universidade Federal do Maranhão (UFMA), com 56,3 candidatos por vaga.
A UFC figura entre as mais procuradas do País desde sua entrada no Sisu, em 2010. Para o coordenador do Sisu na UFC, Prof. Miguel Franklin, o desempenho se deve ao reconhecimento da Instituição entre os estudantes. “Somos a segunda melhor universidade do Norte e Nordeste, de acordo com o MEC, temos cursos em todas as áreas do conhecimento e uma pós-graduação consolidada, com reputação em âmbito nacional e internacional”, diz.
O curso mais procurado no País pelo Sisu 2016, considerando todas as instituições, foi o de Administração, com 294.235 inscritos, seguido por Pedagogia (254.807), Direito (250.926), Medicina (233.681) e Educação Física (200.003). Medicina foi o curso mais concorrido, com 52 candidatos por vaga.
Concorrência

A concorrência neste sistema de seleção caiu e, em 2016, alcançou a menor relação candidato/vaga desde a criação do Sisu, chegando a 23,1 alunos por vaga. Em 2010, essa relação era de 34,7. Em entrevista coletiva realizada ontem, o Ministro da Educação, Aloizio Mercadante, reforçou que o motivo dessa redução é, principalmente, o aumento no número de vagas ofertadas.
Neste ano foram oferecidas, no Brasil, 228.071 vagas, um acréscimo de 10,9% sobre o ano passado. Em relação a 2010, o incremento chega a 376%. Em 2016, a UFC ofertou 6.288 vagas em 108 cursos de graduação presencial nos campi de Fortaleza, Sobral, Quixadá, Russas e Crateús.
São Paulo foi o estado com a maior quantidade de inscritos no Sisu 2016, totalizando 321.595. O Ceará ficou com a sexta colocação nesse ranking, com 155.724 inscrições. Ao todo, foram 2,71 milhões de candidatos inscritos no País.

FONTE: O Estado

Conheça sete fatos sobre o Brasileirão Feminino 2016 que começa hoje

Reprodução
Reprodução
Mal a edição de 2015 do Campeonato Brasileiro de Futebol Feminino terminou, a bola voltará a rolar. Nesta quarta-feira (20), a partida entre Flamengo (RJ) e Vitória (PE) abre a competição (disputada por 20 equipes e que vai até o dia 25 de maio), às 16h30. Para você ficar por dentro do que vai rolar na transmissão, a reportagem destacou sete fatos (positivos e negativos) sobre a maior competição do futebol feminino no Brasil. Também há um fato “bônus”.
1 – Última chance para as Olimpíadas
Com os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro se aproximando, o Campeonato Brasileiro de Futebol Feminino é uma das últimas chances de as atletas que jogam por aqui buscar uma vaga. Apesar de existir uma seleção feminina permanente, o técnico Vadão declarou que o grupo ainda não está fechado.
2 – Chance de ver atletas da seleção
Para os torcedores, o Campeonato Brasileiro de Futebol Feminino também é uma oportunidade de ver como estão as jogadoras da seleção permanente. Assim como em 2015, as atletas que vestem a amarelinha serão escolhidas pelos times por meio de um draft para jogar as fases finais do Brasileirão.
3 – Times tradicionais disputam o campeonato
Torcedores de alguns dos “grandes” do futebol brasileiro terão um motivo extra para apoiar seus times. Flamengo, Santos, Vasco e Corinthians disputam o campeonato deste ano. Com exceção do Vasco (que entrou pelo ranking da CBF), as outras equipes estão na competição por causa do regulamento que prevê dez vagas para times que jogaram as séries A e B no futebol masculino. Vitória (BA) e América (MG) também conseguiram as vagas com esses critérios.
4 – Olho na artilheira
O principal motivo que levou o Corinthians a montar um time de futebol feminino foi uma cláusula do Profut (a lei de responsabilidade fiscal do futebol) que exige “manutenção e investimento mínimo no futebol feminino”. Para montar a equipe, o timão fez uma parceria com o Osasco Audax. De “brinde”, vai conseguir com que a artilheira do ano passado, Gabi Nunes, vista a camisa da equipe no campeonato. É bom ficar de olho nela porque se repetir o desempenho de 2015 (pelo Adeco), pode pintar nas Olimpíadas.
5 – Força no interior de SP
Os times “de camisa” vão ter um desafio no Campeonato Brasileiro deste ano: desbancar a soberania das equipes do interior de São Paulo. Em 2015, o Rio Preto (de São José do Rio Preto) e o São José (de São José dos Campos) fizeram a final da competição. Já a Libertadores Feminina foi vencida pela Ferroviária (Araraquara), que ganhou o Brasileirão de 2014. Os três times entram na competição querendo manter a soberania.
6 – Sem jogos às 15h
O episódio que mais causou polêmica no Campeonato Brasileiro do ano passado foi quando as jogadoras do Viana (MA) passaram mal por causa do calor em uma partida disputada às 15h contra o Tiradentes (PI), em Teresina. Procurada, a CBF afirmou que não haverá mais jogos nesse horário na competição.
7 – Organização ainda tem muito que evoluir
Classificado como amador, o campeonato tem times convidados de última hora e desistentes. isso ocorre em parte pela falta de um critério mais claro da Confederação para os participantes. Além do critério “camisa”, um confuso ranking serve para definir quem participa do campeonato. Questionada se pretende mudar regulamentos nos próximos anos, a CBF afirmou que os critérios, “por enquanto, são esses”.
Bônus – Ingressos grátis e jogos na TV
Se você tem algum time na sua cidade, uma forma de acompanhar os jogos é indo aos estádios. Os horários das partidas em 2015 (que concorriam com jogos do masculino) e a falta de interesse do público deixaram estádios vazios. Para quem quer ver o jogo em casa, a TV Brasil transmite cinco jogos na primeira fase. São eles:
20/01 – Quarta-feira – 17h – Santos x Portuguesa
27/01 – Quarta-feira – 18h – Corinthians x Rio Preto
03/02 – Quarta-feira – 18h – Santos x Tiradentes (PI)
10/02 – Quarta-feira – 18h – Flamengo x São Francisco (BA)
17/02 – Quarta-feira – 17h – A definir

Fonte: Agência Brasil
FONTE: O Estado

NET e Claro HDTV transmitem Ceará X Flamengo

Sempre com as melhores opções para quem é aficcionado por esportes, NET e Claro HDTV transmitem, nesta quinta (21/01), o jogo Ceará X Flamengo, pela Taça Asa Branca, que será realizado na Arena Castelão, estreando a temporada de futebol no Nordeste. A abertura anual da competição inicia com o desafio do Campeão da Copa do Nordeste do ano anterior, contra um grande clube convidado. O time do Flamengo fará ainda a entrega das faixas ao Ceará, campeão da Copa do Nordeste 2015.
cea-fla
Desde 14 de janeiro, os canais de esportes da Turner, EI MAXX e EI MAXX 2, já fazem parte do line up da NET e Claro HDTV. Assim, os clientes podem acompanhar uma cobertura completa dos principais esportes do mundo, com destaque para o futebol, tanto nacional quanto internacional.
Os canais trazem, com exclusividade, grandes clássicos da Champions League e da Copa Nordeste, além de jogos da Série C do Campeonato Brasileiro. Futebol americano, artes marciais, documentários e notícias do esporte também estão na programação.
A NET oferece os dois canais exclusivamente na versão em alta definição. Os NETs com pacote Mais HD podem acompanhar toda a programação do EI MAXX (no canal 576). Já os assinantes do pacote Top HD podem assistir também o EI MAXX 2 (no canal 577).
Para clientes da Claro HDTV, além da versão em alta definição, os canais são oferecidos também na versão normal (SD). A partir do pacote de canais Essencial, o EI MAXX está na posição 76. Já para clientes com tecnologia HD e pacote de canais Mix HD ou superior, a versão HD do canal está na posição 576. Os assinantes do plano mais completo, Família, também podem aproveitar o EI MAXX 2 no display 77 (SD) ou 577 (clientes com planos e tecnologia HD).
  
Fonte: Capuchino

FONTE: O Estado

‘Big Brother Brasil 16’ tem estreia com pior audiência da história do reality

Reprodução
Reprodução
Com menos corpos sarados e a aposta no encontro de gerações, o “Big Brother Brasil 16” (Globo) teve nesta terça-feira (19) a estreia com pior audiência da história do programa.
Em seu primeiro dia, o reality show marcou 24 pontos no intervalo de exibição (das 22h24 às 23h17) na Grande São Paulo, segundo dados consolidados do Ibope. Cada ponto equivale a 69 mil casas e 197,8 mil espectadores individuais.
O recorde negativo pertencia à 15ª edição da atração, que com 25 pontos na estreia igualou, no ano passado, a marca do “BBB13”.
Até 2013, o “BBB10” e o “BBB2” eram os programas com menos Ibope em estreias, com 30 e 29 pontos de média, respectivamente.
Entre todas as edições, a primeira, exibida em 2002, foi a que registrou maior audiência no primeiro dia, com 49 pontos. Em seguida, aparecem o “BBB5” (46) e o “BBB6” (45).
PAPO CABEÇA
A 16ª edição do reality começou com 12 participantes -a temporada anterior iniciou com 13, mas uma competidora foi acrescida durante a temporada. Será a segunda sob direção de Rodrigo Dourado, que assumiu a atração após o afastamento de Boninho no ano passado.
Com um elenco mais diversificado -que vai de modelo a filósofo, passando por “youtuber” e bailarina-, a estreia assumiu um tom “sociológico” para o programa.
A Globo promete uma casa remodelada. Os participantes vão ficar três meses -os que permanecerem até o fim-; confinados num espaço cuja decoração é inspirada em antigos galpões de fábricas. O prêmio para o vencedor é de R$ 1,5 milhão.
Minutos depois de conhecerem a casa, os participantes já foram submetidos a uma disputa de resistência pela primeira liderança do jogo, que terminou só na manhã desta quarta (20)

Fonte: Folha Press
FONTE: O Estado

Preços do petróleo derrubam Bolsa e fazem dólar chegar a R$ 4,10

Reprodução
Reprodução
Os preços do petróleo operavam em forte baixa na manhã desta quarta-feira (20), renovando as mínimas de 2003. A queda da commodity derruba Bolsas pelo mundo e faz com que o dólar se valorize ante o real.
O petróleo perdeu mais terreno após a Agência Internacional de Energia, que aconselha países industrializados sobre política energética, alertar que os mercados de petróleo podem “se afogar em excesso de oferta” em 2016.
Às 10h30 (de Brasília), O Brent, negociado em Londres, se desvalorizava em 3,51%, a US$ 27,75 o barril. Já o WTI, comercializado no mercado americano, tinha queda de 3,69%, a US$ 27,41.
A commodity enfrenta uma brusca desvalorização após uma mudança na estratégia da Arábia Saudita, que aumentou consideravelmente a oferta do produto, além da volta do Irã, outro grande produtor, ao mercado e uma possível desaceleração da economia da China.
BOLSA
O principal índice acionário do Brasil iniciou o dia em queda, puxado pela baixa das ações da Petrobras e da Vale.
Às 10h35 (de Brasília), o Ibovespa tinha queda de 1,90%, aos 37.334 pontos.
Na terça (19), as ações da Petrobras amargaram outro dia de desvalorização, após voltar aopatamar de 1999.
As ações preferenciais da Petrobras, mais negociados e sem direito a voto, têm queda de 5,15%, a R$ 4,41, enquanto as ações ordinárias, com direito a voto, se desvalorizavam em 4,06%, a R$ 5,90.
Os papéis preferenciais da Vale caíam 4,54%, a R$ 6,72%, enquanto que as ações ordinárias têm queda de 4,35%, a R$ 8,78.
DÓLAR
O dólar chegou a avançar a R$ 4,10 pela primeira vez desde setembro nesta quarta (20), refletindo o quadro de aversão a risco nos mercados globais diante de novo tombo dos preços do petróleo.
Às 10h35 (de Brasília), o dólar à vista, referência no mercado financeiro, se valorizava em 1,06%, a R$ 4,086 na venda. Já o dólar comercial, utilizado no comércio exterior, tinha alta de 0,78%, a R$ 4,087.

FONTE: O ESTADO

Sisu tem 23 concorrentes por vaga na edição de 2016

Reprodução
Reprodução
A concorrência geral do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) de 2016 foi 23,1 candidatos para cada vaga, enquanto em 2015 foi um pouco maior, 26,4. Segundo o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, esta é a tendência, porque o número vagas está aumentando e este ano é 10% maior que em 2015.
Outra questão que pode ter contribuído também para uma menor concorrência é que 2016 foi o primeiro ano que os treineiros não puderam se inscrever na seleção, já que suas notas serão divulgadas em outro momento.
O curso de medicina mais uma vez teve a maior concorrência, 52 candidatos por vaga, seguido por psicologia, com 49,4, e por educação física, com 42,4. Nesta edição as mulheres formam a maior parte dos inscritos, 57,1%.
A Universidade Federal do Maranhão teve a maior concorrência, entre todas as participantes do programa. Foram 56,3 candidatos por vaga. Em seguida veio o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, com 42,8 concorrentes por vaga.
Em termos de inscrições, a Universidade Federal de Minas Gerais foi a primeira, com 195.634 candidatos. Em seguida, vem a Universidade Federal do Ceará, com 160.474.
Candidatos de até 22 anos de idade são 71,8% dos concorrentes às vagas. “O Sisu tem dado mais espaço para os concluintes do ensino médio”, disse o ministro da Educação, Aloizio Mercadante. Os maiores de 45 anos chegam a 1,9% dos concorrentes.
Ao todo, 2.712.937 candidatos se inscreveram para 228.071 vagas em 131 instituições públicas de ensino superior. Os selecionados deverão fazer a matrícula nos dias 22, 25 e 26 de janeiro. “Não tem reserva de vaga. Quem não apresentar a documentação nesse prazo perde a vaga”, alertou Mercadante.

Fonte: UOL
FONTE: O ESTADO

10 Alimentos Essenciais Para Quem Tem Mais de 50 Anos

Uma alimentação saudável é importante em todas as idades, mas com o passar dos anos é fundamental adaptar a sua dieta para ter um envelhecimento saudável. Os alimentos listados aqui são essenciais para quem tem ou já passou dos 50. Claro que nunca é cedo ou tarde demais para começar a comer bem, mas se você não se alimenta adequadamente, confira esta lista!
1. Maçã
maçã é um bom alimento para quem já passou dos 50 anos

Riquíssima em fibras solúveis, a maçã é considerada a fruta ideal para adultos acima de 50 anos. Tem alto nível de antioxidantes, potássio e vitamina C, e ainda ajuda a diminuir os níveis de colesterol e glicose no sangue. Pode muito bem ser aquele lanchinho da tarde, e pode ser utilizada em diversas receitas doces e salgadas, como saladas e tortas.
2. Aspargo
aspargo é um bom alimento para quem tem acima de 50 anos

O aspargo é rico em licopeno, um importante aminoácido que, dentre outras funções, ajuda a proteger a próstata. Além disso, melhora o funcionamento do sistema cardiovascular, aumenta a imunidade e faz bem para os olhos. É muito importante para pessoas acima de 50 anos por ser rico em ferro, pois muitos nessa faixa etária têm deficiência deste nutriente.

Temos que aprender a ver as coisas como elas são na realidade

POR 


Nós fomos “programados” biologicamente, fisicamente, e, também, “programados” mentalmente, intelectualmente. Devemos estar cientes de que fomos programados como um computador. Os computadores são programados por especialistas para produzirem os resultados que eles desejam.
O homem foi programado para ser católico, protestante, para ser italiano ou inglês, e assim por diante. Durante séculos ele foi programado – para acreditar para ter fé, para seguir certos rituais, certos dogmas; programado para ser nacionalista e ir à guerra. Desse modo, o seu cérebro tornou-se tal como um computador, embora não tão capaz, porque o seu pensamento é limitado.
Perceba o que isso significa: isso significa que você não é mais um indivíduo. Isso é muito duro de aceitar, porque nós fomos programados religiosamente para pensar que temos almas separadas de todos os demais. Sendo programado, o nosso cérebro trabalha do mesmo modo há muitos séculos.
Temos que aprender a ver as coisas como elas são na realidade – não como vocês são programados para olhar.
Podemos nos libertar de sermos programados e olhar?
Krishnamurti

FONTE: Universo Natural

Tipos de Própolis e Seus Benefícios

A gente já comentou sobre as propriedades medicinais do própolis aqui no blog. Ele é feito a partir de diversas substâncias coletadas pelas abelhas em plantas. O objetivo é proteger a colmeia da ação de invasores e, por isso, o própolis é considerado como um antibiótico natural.
Devido a essa proteção, o própolis vem sendo usado para combater várias doenças. Ele tem em sua composição flavonoides com ação antioxidante, o que ajuda na prevenção de doenças.
Conheça os diferentes tipos de própolis:

Própolis Preto

O extrato de própolis preto é o mais comumente vendido no mercado. Em sua composição, ele contém enzimas diversas, flavonoides, compostos fenólicos, ácido cafeico, terpenos e óleos essenciais. Por isso, ele pode ser usado para tratar diversas doenças.
Para obtenção do própolis preto, as abelhas coletam múltiplas plantas. Assim, ele não tem nenhum vegetal em maior concentração. Dependendo da região onde foi coletado, a coloração varia de tons de cinza até o preto mais escuro.
Existem diversos tipos de própolis que podem melhorar sua saúde.
Existem diversos tipos de própolis que podem melhorar sua saúde.

Própolis Verde

Como vimos, o própolis tradicional é obtido de diferentes plantas. Já o própolis verde é compostos de resinas e extratos coletados pela abelhas nas flores do alecrim-do-campo. Por causa dessa especificidade, acredita-se que esse tipo tenha propriedades especiais.
Estudos mostram que o própolis verde tem alto teor de substâncias antioxidantes, como os ácidos fenólicos e os flavonoides. Por isso, ele é indicado para prevenir doenças. Essa ação no combate aos radicais livres é considerada como um indicativo de que o remédio seja capaz de atacar alguns tipos de tumores.
Além disso, o extrato de própolis verde também age como bactericida, antifúngico e antiviral. Ele ainda fortalece as defesas naturais do organismo, afastando diversos males. Em pacientes em tratamento com radioterapia, o uso do própolis pode evitar o surgimento das radiodermites.

Própolis Vermelho

Assim como o extrato de própolis verde, o própolis vermelho também é obtido de uma planta específica: a rabo-de-bugio (Dalbergia ecastophyllum). Ela é originária da região litorânea do Brasil, sobretudo no Nordeste. Os extratos retirados pelas abelhas compõem o própolis de coloração vermelha.
As pesquisas revelam que esse tipo possui componentes diferentes quando comparado a outras variações do própolis. Dentre eles estão as isoflavonas, benzofenonas e a medicarpina, que garantem as propriedades únicas e especiais do própolis vermelho.
Tudo isso faz com que o própolis vermelho seja um dos mais procurados em todo o mundo para fins medicinais. No mercado você pode encontrar o extrato que combina própolis vermelho e verde, bastante recomendado para muitos tratamentos.

Como Usar?

Se você tem dúvidas sobre como usar o extrato de própolis, basta seguir as indicações:
  • Crianças: o uso infantil deve ser de 3 a 5 gotas diárias, sempre diluídas em 1 colher (sopa) de água sem cloro e não gaseificada;
  • Adultos: já para pessoas a indicação é de 15 a 20 gotas por dia, diluídas em 1/2 copo de água sem cloro e não gaseificada.
Essa recomendação vale para os diferentes tipos de própolis.
FONTE: Receita Natural

Frase do dia!


Sol Frase do dia
Os golpes da adversidade são terrivelmente amargos, mas nunca estéreis.
 
 
Abraços,
Equipe Frase do dia!

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS
AVISO IMPORTANTE!! Reconhecimento: Alguns textos e imagens contidas aqui neste Site são retiradas da internet, se por acaso você se deparar com algo que seja de sua autoria e não tiver seus créditos, entre em contato para que eu possa imediatamente retirar ou dar os devidos créditos. EMAIL: josenidelima@gmail.com ..... FAVOR INFORMAR O LINK