PROCURANDO POR ALGO?

sábado, 31 de dezembro de 2016

Benefícios do Alho

O alho é utilizado medicinalmente há milhares de anos, mas será que suas propriedades terapêuticas são comprovadas pela ciência? Veja o que dizem algumas pesquisas recentes sobre os benefícios do tempero. 

Por Receita Natural -  Em 2013, o infectologista Esper Kallas, em entrevista ao programa Fantástico, exibido aos domingos na Rede Globo, afirmou que vários produtos naturais, como o mel, o limão e o alho não têm efeito real no tratamento da gripe. Assim como ele, muitas pessoas também não acreditam nas propriedades terapêuticas dos medicamentos naturais.
Mas a declaração do especialista vai de encontro a uma série de pesquisas que mostram que alguns alimentos e ervas atuam sim, de forma benéfica em nosso organismo. No caso específico da gripe, não existe um medicamento eficaz, que acabe com a doença rapidamente, mas sabemos que produtos naturais podem amenizar os sintomas da doença e fortalecer o sistema imunológico para que ele consiga agir contra o vírus. Além disso, esses alimentos ainda podem ajudar na prevenção da gripe, pois fortalecem o sistema imune, não deixando que os vírus cheguem a infectar o organismo.


A fim de esclarecer essa questão, hoje mostraremos o que dizem os estudos científicos sobre as propriedades medicinais do alho, um dos medicamentos naturais mais usados contra gripes e resfriados.

Propriedades Terapêuticas do Alho

Alho
Quantos benefícios cabem em um dente de alho?
O alho contém uma série de nutrientes essenciais para o organismo humano, dentre eles estão o fósforo, selênio, vitamina C, cálcio, ferro e proteínas. Além disso, o alimento também conta com diversos componentes fitoquímicos, com funções antioxidante, bactericida,  antialérgica, cardioprotetora, antiviral, imunoestimulante, dentre outras. Devido a essas substâncias, o alho pode ser considerado como um alimento funcional, ou seja, capaz de prevenir e combater problemas de saúde.

Redução do Colesterol e Risco de Infarto

Um estudo realizado pela Universidade de Brasília (UnB) em parceria com a Embrapa revelou que a alicina, substância encontrada no alho, auxilia no controle das taxas do mau colesterol e diminui o risco de infarto agudo no miocárdio. O teste da substância foi feito com cobaias e, por isso, não existem números conclusivos a respeito do uso do alho por seres humanos. É importante destacar ainda que outras pesquisas apontam para os benefícios do alimento no combate aos problemas cardiovasculares.
VEJA MAIS...

LEIA TAMBÉM

Benefícios do Limão

Nenhum comentário:

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS
AVISO IMPORTANTE!! Reconhecimento: Alguns textos e imagens contidas aqui neste Site são retiradas da internet, se por acaso você se deparar com algo que seja de sua autoria e não tiver seus créditos, entre em contato para que eu possa imediatamente retirar ou dar os devidos créditos. EMAIL: josenidelima@gmail.com ..... FAVOR INFORMAR O LINK