PROCURANDO POR ALGO?

terça-feira, 20 de dezembro de 2016

20 ideias para estudar nas férias brincando

Olá,
Muitas pessoas procuram alternativas que sejam divertidas para estudar nas férias, afinal quem quer estudar nas férias de maneira tradicional e totalmente focado nos assuntos escolares?! Muitos pais tem dificuldade de manter as crianças em alguma atividade que seja relacionado aos estudos, pois nas férias o que as crianças menos querem é estudar.
Até mesmo adolescentes e jovens encontram certa dificuldade de manter o foco nos estudos durante as férias e sempre estão buscando alternativas para relaxar e de uma maneira divertida conseguir manter a mente trabalhando em temas que possam estar relacionados aos estudos.
O fato é que é muito importante relaxar, mas também é preciso trabalhar o raciocínio em temas mais educativos pois isso ajudará na aprendizagem continua principalmente dos pequenos que estão em fase de alfabetização e aprendizado e por não exercitar nas férias pode acabar esquecendo ou até mesmo tendo certa dificuldade ao retornar as aulas.
É preciso sempre manter um plano B, é necessário alternativas divertidas onde muitas vezes pode ser praticada em grupos o que facilita convencer crianças a fazer parte da atividade. O aprendizado é muito importante em qualquer idade, mas com as crianças é preciso ter uma atenção maior e durante as férias criar atividades alegres onde eles irão exercitar a memória e o raciocínio brincando e ainda aprendendo.
Hoje em dia podemos encontrar várias opções de atividades que podemos fazer com as crianças durante as férias, são atividades divertidas onde eles estarão aprendendo brincando, também é possível montar atividades divertidas para jovens e adolescentes durante as férias e assim eles manterão a mente ativa para temas educativos de forma divertida, podendo estar mais dispostos e com raciocínio mais lógico quando voltarem para suas rotinas após as férias. Para aplicar essas atividades é possível fazer um planejamento para cada dia, como também é possível faze-las esporadicamente.

20 ideias para estudar nas férias brincando

1 – Faça peças teatrais com temas de estudos
Essa atividade é muito interessante para ser praticada em família, podendo ser ideal para qualquer idade, sendo que nos pequenos a criação de peças teatrais trabalhará o raciocínio, a memorização, entre outros aspectos, pois eles trabalharão com redação para escrever o tema da peça e na memorização de falas, também é possível pegar uma peça pronta e trabalhar em cima dela com uma vertente mais simplificada para os pequenos, aqui também trabalha a criatividade na montagens de cenários e roupas para apresentação, e o mais legal é que pode envolver toda a família.
2 – Faca músicas ou paródias referente a temas estudados
Essa atividade pode ser usada principalmente por jovens e adolescentes, onde podem criar melodias para as matérias que estão estudando, é possível trabalhar com paródias usando suas músicas preferidas, dessa forma eles irão usar sua criatividade e através das melodias criadas conseguirão memorizar de uma forma divertida diversos temas que estudam em sua rotina normal.
3 – Se o assunto é História, programe passeios em museus
Muito se pensa em o que fazer em família durante as férias, mas passeios em museus é uma excelente ideia de atividade a ser feita em família ou até mesmo sozinho, é uma maneira divertida de se passar o dia e ainda aprender um pouco de história ou arte.
4 – Monte quebra cabeças que possa ter relação com os estudos
Os jogos de quebra cabeças são excelentes opções de jogos de raciocínio a ser praticados em qualquer idade, esses jogos também podem ser feitos em cima de temas que estão sendo estudados, palavras ou imagens referentes a área estudada, isso acaba ajudando na memorização, durante as férias essa atividade ajuda a desenvolver o raciocínio de uma forma divertida e eficaz, podendo ser feita sozinha ou em grupo.
5 – Leve as crianças a espaços interativos
Essa é uma opção de passeio que é muito usada por pais que muitas vezes não sabem que tipo de atividade fazer com as crianças nas férias, esses espaços possuem diversas atividades e brincadeiras e ao mesmo tempo que a criança está brincando ela pode estar aprendendo, já que nesses ambientes existem muitas brincadeiras educativas que estimulam o aprendizado e a criatividades das crianças.
6 – Faça sopas de letrinhas para as crianças
As sopas de letrinhas são muito populares, nem sempre pensamos porque as crianças gostam tanto desse tipo de sopa, mas se analisarmos bem esse tipo de sopa é muito divertidas para elas, afinal as crianças que estão sendo alfabetizadas se divertem ao ver nas sopas as letras do alfabeto que estão aprendendo, o que as fazem automaticamente brincar com as letras enquanto comem. Uma forma divertida de se alimentarem e ainda recordar o que estão aprendendo na escola, reforçando de maneira natural o seu aprendizado.
7 – Monte jogos com o alfabeto para memória
É possível montar ou encontrar diversos jogos já prontos com o alfabeto para que as crianças brinquem e ao mesmo tempo memorize o que estão aprendendo na escola, esses jogos trabalham com a memória das crianças, elas irão jogando e identificando letra por letra do alfabeto, aprendendo até mesmo a montar palavras completas nessas atividades, isso ajuda elas a se desenvolverem de maneira mais rápida o aprendizado, muitos desses jogos são indicados para crianças antes mesmo de entrarem nas escolas, mas podem ser uma ótima opção para férias, pois farão as crianças lembrarem do que estão aprendendo.
8 – Jogos de Damas e xadrez
Jogos de tabuleiro como damas e xadrez são ótimas atividades para serem praticadas sejam nas férias ou no cotidiano, são jogos que trabalham em especial o raciocínio, esses jogos são ideais para todas as idades, uma maneira divertida para trabalhar o raciocínio e a atenção, pois são jogos que realmente necessitam de concentração na sua execução, durante as férias uma maneira divertida de fazer esses jogos é criar uma espécie de campeonato familiar ou em grupos para incentiva-los a jogar e assim trabalhar o raciocínio de maneira divertida.
9- Faça atividades com pintura
É uma atividade muito divertida que as crianças adoram fazer, podendo ser montada de forma individual ou em grupos, são atividades que é possível trabalhar a criatividade, concentração e comunicação entre as crianças, com isso elas aprendem brincando de maneira simples e eficaz, pois ao mesmo tempo que brincam em pintar elas aprendem a trabalhar em grupos e até mesmo a dividir as coisas.
10 – Atividades para desenhar e modelar
As atividades de desenhar e de modelar são muito apreciadas pelas crianças, elas conseguem ficar um bom tempo entretidas com essas atividades que requerem criatividade e concentração, é possível criar essa atividade de uma maneira que os incentive a dedicar atenção e criatividade no desenho ou na modelagem, outra opção é fazer entre as crianças uma competição de desenhos e modelagem, oferecendo um prêmio significativo para os mais bonitos.
11 – Jogos de adivinhação
Os jogos de adivinhação podem ser uma atividade feita em família durante as férias, esse tipo de atividade trabalha com a memorização e raciocínio, com sua prática podemos exercer um pensamento mais rápido e lógico. Um jogo em grupo familiar ou de amigos é muito divertido, esses jogos podem ser montados de maneira que pode abordar temas históricos que estejam relacionados a área de estudo, eles possuem várias opções que podem ser aqueles que compramos prontos ou podemos criar jogos de adivinhação que abordam temas que gostaríamos de relembrar com uma vertente mais divertida para melhor memorizar.
12 – Jogos de palavras cruzadas
O jogo de palavras cruzadas pode ser feito por pessoas de qualquer idade, sendo um jogo divertido e que trabalha o raciocínio e concentração, uma ótima opção para fazer durante as férias, um momento para exercitar o cérebro e ainda se divertir com o desenrolar do jogo, esse jogo é muito bom para ajudar a desenvolver o raciocínio lógico, é um jogo que possui diferentes tipos e temas, podendo ser jogado até mesmo online, mas para centrar em temas estudados o ideal é usar um que seja feito por professores ou até mesmo que os pais possam elaborar para os filhos usando palavras que estejam relacionadas a temas que eles estudam e assim eles consigam memorizar.
13 – Cantinho da leitura
Montar um cantinho de leitura especial com os pequenos durante as férias é uma ótima opção de incentiva-los a ler mais durante as férias, pois eles terão o prazer de ler livros que foram escolhidos por eles para fazer parte desse cantinho que eles ajudaram a montar. A montagem do cantinho da leitura é uma atividade divertida para ser feita com as crianças e isso incentivará a leitura deles, o que ajudará a trabalhar o raciocínio, concentração e ainda a manter a mente ativa com temas interessantes e educativos que são abordados em livros, os libertando do vício da TV e vídeo game.
14 – Jogos de memória
Os jogos de memória são ótimos como o nome já diz para trabalhar a memorização, esses jogos são muito úteis para crianças que através dos jogos conseguem trabalhar de uma forma divertida com a memória, mantendo a mente ativa, mas também podemos trabalhar com atividades de memorização para jovens e adultos, são jogos que consistem em fases e a cada fase o grau de dificuldade aumenta.
15 – Crie histórias em quadrinhos
Criar histórias em quadrinhos para muitos não é uma tarefa fácil, é preciso ter um certo talento, mas tem pessoas que tem muita facilidade de fazer esse tipo de atividade, as histórias em quadrinhos são atividades que dá um pouquinho de trabalho dependendo do tema, mas é uma atividade que trabalha com a concentração, raciocínio e criatividade além da imaginação. Essas historinhas podem ser dos mais diversos temas, atividades como essa são divertidas e acabam entretendo crianças e jovens na sua execução.
16 – Faça alfabeto ilustrado
O alfabeto ilustrado é uma atividade muito divertida de ser feita em grupo, em família, essa atividade utiliza a criatividade de cada um de forma individual, mas que no final tem um resultado divertido e alternativo, pois é possível criar um alfabeto ilustrado com letras maiores e com diferentes materiais e até para colocar de enfeite no quarto da criança.
17 – Use jogos online ou aplicativos educativos
As crianças são fissuradas na internet e nas férias é uma atividade comum para eles passarem muito tempo ligados a jogos online ou até em redes sociais, sendo necessário muitas vezes os pais terem que colocar limites. Uma maneira alternativa de lidar com essa situação é colocar horários e dar opções de jogos online voltados para temas de estudo e é possível usar aplicativos de jogos que possuam temas mais educativos, dessa maneira eles aprenderão brincando.
18 – Cozinhar com as crianças
Uma forma de incentivar o aprendizado das crianças durante as férias é cozinhar com elas, por mais que elas façam bagunça elas adoram ajudar nessas horas, dessa maneira elas acabam aprendendo, principalmente quando assunto é um bolo, durante a bagunça feita na cozinha elas tem noção das medidas e pode colocar isso em prática depois das férias, cozinhando com as crianças é possível ensiná-las de maneira natural e ainda se divertindo.
19 – Ler histórias para as crianças
Ler histórias para as crianças é algo que deveríamos fazer todos os dias, mas nem todos conseguimos colocar em prática. Essa atividade faz com que a criança entre em um estado de relaxamento e ainda consiga usar de forma divertida sua imaginação, ao usar sua imaginação é possível trabalhar a memória e a concentração.
20 – Fazer fantoches com meias
Essa é uma atividade muito divertida para ser feita com crianças. Fazer fantoches de meias durante as férias é quase como uma terapia para as crianças e para os pais também, essa atividade trabalha com a concentração e a criatividade, ajudando desenvolver esse lado nas crianças mesmo que nas férias.
Bom divertimento!
Postado por: 

Nenhum comentário:

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS
AVISO IMPORTANTE!! Reconhecimento: Alguns textos e imagens contidas aqui neste Site são retiradas da internet, se por acaso você se deparar com algo que seja de sua autoria e não tiver seus créditos, entre em contato para que eu possa imediatamente retirar ou dar os devidos créditos. EMAIL: josenidelima@gmail.com ..... FAVOR INFORMAR O LINK