PROCURANDO POR ALGO?

quinta-feira, 13 de outubro de 2016

Operação Pente Fino: Bancos suspendem crédito a aposentados por invalidez



POR CEARÁ AGORA - Os bancos estão adotando novos critérios para concessão de empréstimos consignados para beneficiários do INSS. O alvo são os aposentados por invalidez que, nesse momento, estão sendo mobilizados para passar por novas perícias e muitos, por irregularidades, perdem o benefício. Como conseqüência dessa medida, a oferta de crédito está ficando mais restrita.
Uma reportagem do Jornal O Globo, edição desta quinta-feira, revela que alguns bancos de médio porte, com presença no segmento de empréstimos consignados a aposentados e pensionistas, começaram a suspender esse tipo de financiamento a clientes com menos de 60 anos que estão aposentados por invalidez.

A restrição de crédito acontece porque  1,1 milhão desses benefícios, concedidos há mais de dois anos, estão sendo revisados, e quem for considerado apto a voltar ao mercado de trabalho ou não comparecer à perícia perderá a aposentadoria. Como a prestação do consignado é descontada diretamente na folha de pagamento do INSS, os bancos temem que muitos desses clientes possam ficar inadimplentes.
Um dos bancos que adotaram a medida é Daycoval que, segundo a reportagem do Jornal O Globo, em comunicado enviado a seus correspondentes bancários, financeiras encarregadas de captar clientes, informa que o crédito consignado a aposentados por invalidez só deve ser concedido a pessoas com mais de 60 anos, faixa etária que ficou fora da convocação feita pelo INSS. Ou seja, o consignado para pensionistas com menos de 60 anos está suspenso no Daycoval.
“Não estamos fazendo mais consignados para quem tem menos de 60 anos e foi aposentado por invalidez para vários bancos’’, afirma o funcionário de um correspondente bancário que, além do Daycoval, atende outros bancos. O Daycoval, de acordo com o Globo, não se pronunciou sobre o assunto. Outras instituições como o Safra e o China Construction Bank (CCB, que comprou o BicBanco, muito ativo nesse segmento de crédito) também enviaram circulares a seus correspondentes bancários informando que não “atendem aposentados pelo código 32”, que identifica o aposentado por invalidez, com menos de 60 anos. Procurado, o Safra disse que não comentaria o assunto. E nenhum representante do CCB foi encontrado para falar sobre a decisão.
Com informações de O Globo.

Nenhum comentário:

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS
AVISO IMPORTANTE!! Reconhecimento: Alguns textos e imagens contidas aqui neste Site são retiradas da internet, se por acaso você se deparar com algo que seja de sua autoria e não tiver seus créditos, entre em contato para que eu possa imediatamente retirar ou dar os devidos créditos. EMAIL: josenidelima@gmail.com ..... FAVOR INFORMAR O LINK