PROCURANDO POR ALGO?

sábado, 29 de outubro de 2016

Chá de Folhas de Pitanga – Anti-Inflamatório Natural

O chá preparado com as folhas de pitangueira funciona como um anti-inflamatório natural. Aprenda a preparar o remédio caseiro e veja como consumi-lo para tratar dores de garganta, diarreia, problemas de fígado e outros males. Veja também uma receita simples de suco de pitanga. 
Conheça as propriedades medicinais da pitanga
Por Receita Natural

As folhas da pitangueira (Eugenia uniflora) atuam como um anti-inflamatório natural. Esse efeito está relacionado com a presença de flavonoides, que fortalecem as defesas do organismo. Por isso, o chá de pitanga é indicado para diversos problemas, como: doenças do fígado, cólica menstrual, reumatismo, diarreia, dor de garganta, asma e bronquite. O remédio natural também possui ação laxativa e calmante, contribuindo para a perda de peso. O remédio caseiro é preparado com as folhas da pitangueira e não com os frutos. Veja como fazer o chá da forma correta.

Você vai precisar de:

  • 3 colheres (sopa) de folhas de pitangueira
  • 1 litro de água

Modo de preparo:

Junte a água e as folhas de pitangueira em uma panela e leve ao fogo. Assim que levantar fervura, desligue e tampe a panela. Mantenha abafado por 10 minutos. Depois coe e guarde em uma garrafa na geladeira.

Posologia

Tomar de 2 a 3 xícaras do chá de pitanga ao longo do dia, preferencialmente entre as refeições principais (café da manhã, almoço e jantar).

Cuidados

O chá é diurético e, por isso, não pode ser ingerido em excesso. Também é importante comprar a erva em uma boa loja especializada, para evitar possíveis confusões. Quem tem um espaço de terra em casa, pode plantar a árvore, que é de fácil plantio e tem cuidados bem simples. O plantio pode ser a partir de um caroço na terra, ou também através de uma muda da árvore. Se dá bem em quase todo tipo de solo, inclusive os mais arenosos.
Além disso, é uma árvore muito bonita, podendo servir de planta ornamental em jardins. E você ainda  poderá se deliciar com as pitangas, que podem ser consumidas ao natural, ou em forma de suco.
Vamos aproveitar esse post para dar uma receita rápida de suco de pitanga, que também tem propriedades medicinais, por ser uma fruta rica em cálcio, vitaminas A, C, do complexo B, ferro e fósforo. O suco de pitanga auxilia no tratamento de diabetes e hipertensão, além de ter propriedades antifúngicas, antivirais e antitumorais.

Suco de Pitanga – Receita

Conheça as propriedades medicinais da pitanga
Conheça as propriedades medicinais da pitanga

Ingredientes

Você vai precisar dos seguintes itens:
  • 1 xícara de pitangas
  • 2 copos de água gelada
  • Açúcar e gelo a gosto

Modo de Preparo

Lave bem as pitangas e tire o caroço. Depois bata a polpa da fruta com a água e o açúcar. Acrescente os cubos de gelo e sirva bem gelado.

Propriedades da Pitanga

Como já foi dito acima, o fruto e também as folhas da pitangueira são considerados um excelente anti-inflamatório natural. Têm também efeito analgésico e auxilia na digestão.
As folhas da pitangueira também são consideradas estimulantes naturais, por isso o chá é aconselhável para quem tem desânimo frequente.
Para as mulheres, o chá de folhas de pitanga pode ser de grande valia contra as cólicas menstruais. Já os frutos da pitangueira são excelentes para baixar a pressão arterial e reduzir o acúmulo de glicose no sangue.
O chá de pitanga também é indicado para tratar a diarreia, principalmente a diarreia infantil e até mesmo a disenteria, que afeta milhares de brasileiros.

Nenhum comentário:

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS
AVISO IMPORTANTE!! Reconhecimento: Alguns textos e imagens contidas aqui neste Site são retiradas da internet, se por acaso você se deparar com algo que seja de sua autoria e não tiver seus créditos, entre em contato para que eu possa imediatamente retirar ou dar os devidos créditos. EMAIL: josenidelima@gmail.com ..... FAVOR INFORMAR O LINK