PROCURANDO POR ALGO?

quinta-feira, 22 de setembro de 2016

Saiba verificar se há pendências na situação cadastral do CPF

Por Vivo Seu Dinheiro
O número do Cadastro de Pessoa Física permite que estabelecimentos comerciais e instituições bancárias tenham acesso às suas informações em um banco de dados gerenciado pela Secretaria da Receita Federal. Por essa razão, é fundamental estar ciente de qualquer irregularidade acerca do documento. Você sabe qual a sua situação cadastral do CPF?

Foto: Prefeitura de Mirassol do Oeste/MT
Documento é importante para a abertura de conta corrente. Foto: Prefeitura de Mirassol do Oeste/MT


Cinco possibilidades da situação cadastral do CPF

O CPF é usado para a abertura de conta corrente, aquisição de cartão de crédito, abrir crediários,contratar empréstimo ou realizar financiamento. Sem a posse do documento ou quando há alguma irregularidade, o cidadão passa a enfrentar dificuldades na obtenção de crédito.
Quando o assunto é a situação cadastral do CPF, segundo a Receita Federal, a pessoa física pode ter o documento em cinco cenários: regular, pendente de regularização, suspenso, cancelado ou nulo.
A situação cadastral do CPF regular significa que não há nenhuma pendência no cadastro do contribuinte. No entanto, essa regularidade é diferente da situação fiscal do consumidor, que determina se o contribuinte possui ou não débitos junto à Receita Federal, ou quando o seu CPF está limpo na praça, sem débitos que o levam à listas de restrição ao crédito.
A situação cadastral do CPF pode ser também pendente de regularização. Nesse caso, o contribuinte deixou de entregar uma Declaração Anual de Isento ou Declaração do Imposto de Renda da Pessoa Física (DIRPF), por exemplo. Para corrigir o quadro, deve verificar as pendências e regularizá-las.

De acordo com a Receita Federal, a situação cadastral suspensa implica dizer que o cadastro do contribuinte contém informações incompletas e/ou incorretas.
Um CPF pode ser cancelado por causa do falecimento do contribuinte ou em virtude de decisão administrativa ou judicial. No último caso, a situação cadastral do CPF pode ser nula quando é constatado algum tipo de fraude no cadastro do contribuinte.
Você vai se interessar por:

Confira a sua situação cadastral do CPF

Para saber qual a situação cadastral do CPF, o contribuinte pode fazer a pesquisa no próprio site da Receita Federal. Desde junho, o órgão disponibilizou um novo comprovante que informa sobre essa regularidade cadastral. Para fazer a consulta, o usuário só precisa informar o número do documento e sua data de nascimento.
Segundo assessoria da Receita Federal, o novo comprovante agrega maior segurança ao processo da consulta. “Os novos dados dão ainda maior transparência à sociedade sobre qual a real situação cadastral do contribuinte, reduzindo os riscos de fraude”, informa.
A Receita comunica também que o comprovante gerado pela consulta não fornece nenhuma informação sobre a situação econômica, financeira ou fiscal do titular do documento. “A consulta limita-se tão somente a comprovar a situação cadastral do CPF”, esclarece o órgão.
Uma novidade no processo de consulta é a possibilidade de realizá-la também por meio doaplicativo Pessoa Física, do Serviço Federal de Procedimento de Dados (Serpro), disponível para smartphones e tablets.

Monitore o seu CPF


Já imaginou um serviço que alerta cada vez que houver consultas ou movimentações em seu CPF? Entre as funções do Vivo Alerta CPF, está o envio de um SMS ao cliente toda vez que ocorrer uma alteração no status do seu nome nas bases de dados da Serasa Experian, toda vez que uma empresa consultar o nome do cliente nas bases de dados da Serasa e ainda quando o seu nome estiver prestes a ser negativado. Além disso, o cliente recebe exclusivas dicas antifraude e pode visualizar o relatório completo sobre o seu CPF.
----------------------------------------------------------------------------------......---------------------------------
CLIQUE ABAIXO

Comprovante de Situação Cadastral no CPF

Nenhum comentário:

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS
AVISO IMPORTANTE!! Reconhecimento: Alguns textos e imagens contidas aqui neste Site são retiradas da internet, se por acaso você se deparar com algo que seja de sua autoria e não tiver seus créditos, entre em contato para que eu possa imediatamente retirar ou dar os devidos créditos. EMAIL: josenidelima@gmail.com ..... FAVOR INFORMAR O LINK