PROCURANDO POR ALGO?

quarta-feira, 4 de maio de 2016

É possível ensinar sem aplicar provas?

FONTE: CANAL DO ENSINO
Postado por: 

Olá, professores!
As provas são as grandes inimigas dos alunos em sala de aula. Isso porque, essa avaliação que visa mensurar o quando foi absorvido, acaba deixando um clima de tensão no ar. No entanto, será que é possívelensinar sem aplicar provas?
Vamos avaliar alguns pontos a partir desse material…
Do ensino fundamental até o final do ensino médio, temos como de costume as provas para conclusão dos bimestres, os professores passam as matérias do inicio ao fim, em um período de dois meses, para que, em seguida, possa aplicar provas acerca do tema para seus alunos provarem que estão aptos para passarem de ano, mas será que está correto essa aplicação?
Existem alunos que tem um certo tipo de receio de fazer provas, isso para não dizer que existem alunos que tem verdadeiro pavor de provas, digamos que isso é tão presente quanto os professores no dia de prova, afinal quem nunca sonhou com a professora faltando em dias de provas? Pois é, há pessoas que desenvolvem um pavor crônico pelas avaliações, eles sempre terão medo dos exames, mas será que existe algum método de ensino que não se encaixe aplicações de provas?
Uma pesquisa que fizeram nos colégios públicos de São Paulo, afirma que 75% dos alunos que frequentam as aulas, metade vai pelos programas de Educação Física e a outra metade vai apenas para poder ter pelo menos uma refeição diária, porém ambos os grupos desses 3/4 dos alunos, tem como média em suas provas notas consideradas muito baixas.
Há, no ramo, alguns professores que entendem essa fobia que cresce nos alunos, fazendo com que ao invés de aplicações de provas em épocas de fechamento de bimestre ou semestre, os professores fazem programas de trabalhos de classe e até mesmo de casa.
alunos-em-sala-de-aula
Uma boa parte das crianças que frequentam diariamente a sala de aula, tem dificuldade em entender as perguntas dissertativas e não tem paciência para as perguntas de múltipla escolha, fazendo com que tirem notas péssimas e reprovem no fim do ano. O mesmo se encaixa para alunos que recebem provas com consulta, podendo consultar as respostas os alunos tem preguiça de desenvolver sua interpretação, em uma prova que o grau das perguntas é muito mais difícil do que as provas sem consulta a livros e cadernos.

Métodos que não reprovam

Esses métodos foram aderidos por todas as escolas públicas do Brasil para os alunos estudarem boa parte do ensino fundamental sem repetir de ano, mas será que é o correto deixar os alunos passarem de ano sem saberem de nada para simplesmente chegar na oitava série sem saber conceitos básicos de aprendizagem, que são essenciais no desenvolvimento do ser humano.

Inclusão da tecnologia

Graças ao auxílio da tecnologia, hoje é possível ensinar os alunos através de outros métodos inovadores, como aplicativos que ajudam a disciplinar a aula, mantendo o foco e a concentração dos alunos, além dos conteúdos disponibilizados na internet, facilitando a explicação das matérias, sem contar os exercícios e simulados que também ajudam a reforçar o entendimento.
O que você acha? Acha que é possível ensinar sem aplicar provas?
Deixe seu comentário!
Até mais!

Nenhum comentário:

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS
AVISO IMPORTANTE!! Reconhecimento: Alguns textos e imagens contidas aqui neste Site são retiradas da internet, se por acaso você se deparar com algo que seja de sua autoria e não tiver seus créditos, entre em contato para que eu possa imediatamente retirar ou dar os devidos créditos. EMAIL: josenidelima@gmail.com ..... FAVOR INFORMAR O LINK