PROCURANDO POR ALGO?

sábado, 30 de abril de 2016

Reciclagem poderá ser trocada por bônus na conta de luz em Fortaleza

Programa que permite desconto na conta de luz vale a partir de segunda.
Bônus serão ampliados para o transporte público e conta de água.



Prefeito Roberto Cláudio participou de lançamento de programa que permite troca de resíduos sólidos por bônus na conta de luz (Foto: Prefeitura de Fortaleza/Divulgação)
Prefeito Roberto Cláudio participou de lançamento de programa que permite troca de resíduos sólidos por bônus na conta de luz (Foto: Prefeitura de Fortaleza/Divulgação)
Moradores de Fortaleza poderão trocar lixo reciclável por crédito na conta de luz a partir desta segunda-feira (2), por meio do programa Recicla Fortaleza, lançado neste sábado (29) pela Prefeitura de Fortaleza. A medida começa a valer em caráter experimental nos nove Ecopontos da cidade. (Confira os endereços abaixo.)

Materiais que geram crédito
Vidro
Embalagens de vidro,
café solúvel e maionese,
e garrafas de cerveja,
refrigerantes e aguardente.
Metal
(exceto
cobre)
Ferros em geral, parafusos,
latas de cerveja e refrigerantes,
aço inox, antimônio, baterias de
carro e moto, chumbo e bronze.
Papel
Papelão, jornais, livros,
cadernos, papel branco e papel
misto.
Plástico
Garrafas de refrigerantes (PET),
filme, PVC, mangueira, sacolas,
embalagens de água sanitária,
margarina e detergente
Outros
Óleo de cozinha e embalagens
Tetrapak (leite, sucos e
achocolatados).
A partir de 30 de maio, a troca começa a valer também para o Bilhete Único, que fornece crédito para o transporte público; e em 30 de junho começa a debitar da conta de água, em parceria com a Cagece.  A meta da prefeitura é entregar 25 Ecopontos até dezembro deste ano.
O lançamento do programa aconteceu no Ecoponto Advogado Marco Antônio Forte, no bairro Edson Queiroz (Regional VI), inaugurado na manhã deste sábado. Os Ecopontos são locais onde o fortalezense pode realizar gratuitamente o descarte de pequenas proporções de entulho, restos de poda, móveis e estofados velhos, além de pneus, óleo de cozinha, papelão, plásticos, vidros, metais, celulares e aparelhos eletroeletrônicos.
“É mais um Ecoponto que tem como objetivo retirar o lixo volumoso da rua e iniciar uma nova consciência em relação à reciclagem na cidade. Ganha a cidade porque fica mais limpa, ganha a sustentabilidade pois esse material será reciclado e passará a ter outra utilidade, e ganha a economia verde. É um ganho coletivo muito grande para Fortaleza, que depende da parceria com o cidadão e da divulgação dessa iniciativa”, afirmou o prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio.

Para ter acesso ao crédito na conta de energia, o cidadão deve ter o Cartão Recicla Fortaleza, distribuído nos Ecopontos. Nos estandes locais, ele pode conferir a tabela de valores dos resíduos recicláveis, pois o crédito será calculado de acordo o peso e os tipos de materiais, levando em consideração o mercado.
De acordo com o titular da Secretaria de Conservação e Serviços Públicos (SCSP), João Pupo, a expectativa é pelo menos dobrar o número de lixo depositado nos Ecopontos. Ele pontuou que quando foi inaugurado o sexto Ecoponto, foram coletadas 145 toneladas de material reciclável nesses espaços
"Iniciamos o projeto Recicla Fortaleza aqui na Comunidade do Dendê, mas segunda já estará em toda a estrutura dos nove Ecopontos da cidade. É uma ideia revolucionária para Fortaleza, de trocar lixo com potencial reciclável por créditos em serviços públicos. O que a gente tem observado com o estudo do Recicla Fortaleza é um interesse muito grande das comunidade, principalmente as de baixa renda, e a gente espera com isso potencializar o uso de todos os Ecopontos de Fortaleza”, disse.
Ecopontos da primeira etapa do Recicla Fortaleza
- São João do Tauape  (Regional II)
Endereço: Avenida Visconde do Rio Branco, S/N – anexo ao Parque Rio Branco
- Varjota (Regional II)
Endereço: Avenida Antônio Justa com Rua Meruoca
- Bairro de Fátima (Regional IV)
Endereço: Avenida Luciano Carneiro com Avenida Eduardo Girão
- Vila Peri (Regional IV)
Endereço: Rua Antônio Costa Mendes com Travessa Augusto Ribeiro
- Conjunto Esperança (Regional V)
Endereço: Avenida da Penetração Norte Sul com a Rua do Canal
- Conjunto Ceará (Regional V)
Endereço: Avenida Ministro Albuquerque Lima com a Rua Setecentos e Vinte Um
- José Walter (Regional V)
Endereço: Avenida B, com Rua 33
- Barra do Ceará (Regional I)
Endereço: Rua Graça Aranha com Travessa 14 de Maio
- Edson Queiroz (Regional VI)
Endereço: Rua Hill de Moraes com Rua Vereador José Batista Barbosa

Nenhum comentário:

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS
AVISO IMPORTANTE!! Reconhecimento: Alguns textos e imagens contidas aqui neste Site são retiradas da internet, se por acaso você se deparar com algo que seja de sua autoria e não tiver seus créditos, entre em contato para que eu possa imediatamente retirar ou dar os devidos créditos. EMAIL: josenidelima@gmail.com ..... FAVOR INFORMAR O LINK