PROCURANDO POR ALGO?

domingo, 29 de março de 2015

Jornalista Beatriz Thielmann, da TV Globo, morre em São Paulo

LUTO NO JORNALISMO

20h55 | 29.03.2015

Aos 63 anos, a repórter que lutava contra um câncer, acabou falecendo neste domingo (29), em São Paulo. Com mais de 30 anos de carreira, Beatriz passou por várias experiências importantes pela TV Globo, dentre elas, a entrevista feita com Fidel Castro, em Cuba

Beatriz Thielmann
Beatriz Thielmann tinha 63 anos (Foto: Renato Velasco/TV Globo)
jornalista Beatriz Thielmann, da TV Globo, morreu em São Paulo neste domingo (29). A repórter tinha 63 anos e lutava contra um câncer. Ela deixa dois filhos.Com mais de 30 anos de carreira, Beatriz Theilmann cobriu importantes momentos do país, como a promulgação da Assembleia Nacional Constituinte, em 1988, a eleição e morte de Tancredo Neves, a implantação do Plano Cruzado, a Eco-92, os Jogos Pan-Americanos e a visita do Papa Francisco ao Rio.
A primeira escolha profissional foi o curso de direito, mas, depois de dois anos, trocou pelo de jornalismo. No final de 1982, Beatriz ficou sabendo que a Globo abriria uma vaga de editor de texto. Entrou para o estágio e acumulou duas funções. Uma no jornal impresso e outra na TV. Na TV Globo, passou pelo Bom Dia Brasil, Jornal da Globo, Jornal Nacional, Globo Repórter, além da GloboNews. Cobriu diversas áreas, entre cidade, economia e política.
Beatriz Helena Monteiro da Silva Thielmann foi a primeira repórter da TV Globo a entrevistar Fidel Castro, em 1987. Ela viajou com o ministro das Relações Exteriores na época, Abreu Sodré, e mais uma equipe de sete jornalistas e colunistas. Era a única repórter de televisão. A jornalista também acompanhou, por quase 20 dias, uma viagem do então presidente da República, José Sarney, à União Soviética e ao Leste Europeu.
Em 2003, escreveu o livro “De mulheres para mulheres” com a médica Odilza Vidal, contando o que a medicina apresentava de novo para a vida da mulher depois dos 40 anos. Beatriz também roteirizou e dirigiu dois documentários. Um foi “O Bicho Dá. O Bicho Toma”, em 2005, a convite da ONG Renctas, que luta pela preservação dos animais silvestres. O outro foi em 2007, “Vento Bravo”, documentário sobre a história musical de Edu Lobo, que dirigiu em parceria com a jornalista Regina Zappa.
FONTE: http://diariodonordeste.verdesmares.com.br/cadernos/nacional/online/jornalista-beatriz-thielmann-da-tv-globo-morre-em-sao-paulo-1.1255785

Neymar critica pisão de chileno, que rebate brasileiro pelas redes sociais

AMISTOSO

Folhapress | 18h17 | 29.03.2015

Ao saber do comentário de Neymar, Medel se defendeu em uma de suas redes sociais

neymar
Durante toda partida, os dois jogadores trocaram ofensas
FOTO: REUTERS / DYLAN MARTINEZ LIVEPIC
Na vitória do Brasil sobre o Chile, por 1 a 0, neste domingo (29), um lance irritou oatacante Neymar. O zagueiro chileno Gary Medel deu um pisão na perna do brasileiro, que, indignado, protestou ao fim da partida.
"Se isso for do jogo, tem que mudar para UFC. O juiz não vê! Está ali para isso, tem quatro árbitros e ninguém vê isso. Agora eu sofro com a dor. Não podemos depender do árbitro assim. Temos comandante no campo que tem que estar ali para punir. Precisa ficar de olho nisso", disse Neymar.
Durante toda partida, os dois jogadores trocaram ofensas e protagonizaram os lances mais duros da partida, que teve um alto índice de falta.
Ao saber do comentário de Neymar, Medel se defendeu em uma de suas redes sociais. Com uma foto de um lance da partida, o chileno quis mostrar que o brasileiro o atingiu antes, além de desaprovar a atitude de Neymar.
"Os atritos são normais no jogo. Alguns fazem teatro e outros seguem jogando. Lástima que nem todos vejam isso", publicou.
FONTE: http://diariodonordeste.verdesmares.com.br/cadernos/jogada/online/neymar-critica-pisao-de-chileno-que-rebate-brasileiro-pelas-redes-sociais-1.1255661

Nos pênaltis, Fortaleza perde para o Sport e é eliminado da Copa do Nordeste

FIM DO SONHO

18h15 | 29.03.2015

Na Ilha do Retiro cheia, Tricolor perde por 1 a 0 no tempo normal e por 4 a 2 nas penalidades e dá adeus ao torneio regional das quartas de final

sport
Na Ilha, Fortaleza sucumbiu diante do Sport (foto) e foi eliminado
FOTO: SITE OFICIAL DO SPORT
Ilha do Retiro
Na Ilha, Fortaleza sucumbiu diante do Sport e foi eliminado
FOTO: SITE OFICIAL DO SPORT
Atualizada às 18h42
Um adeus com requintes de crueldade. A boa atuação na vitória magra no jogo de ida, que dava a vantagem do empate, não se repetiu longe de casa. Mas um fantasma reapareceu: a distância de 11 metros entre a marca da cal e a linha do gol. Derrotado por 1 a 0 no tempo normal, neste domingo (29), o Fortaleza teve que decidir a vaga com o Sport nos pênaltis - que Lúcio Maranhão desperdiçara no primeiro jogo. Nas penalidades, o Tricolor voltou a falhar, perdeu por 4 a 2, na Ilha do Retiro, em Recife, e caiu nas quartas de final da Copa do Nordeste.
Com três volantes e apenas um atacante de ofício - o próprio Lúcio Maranhão -, o Leão do Pici assistiu à boa atuação da equipe mandante, que, empurrada pela torcida, dominou as ações da partida e foi superior. O gol só saiu na segunda etapa, com o atacanteSamuel, mas outra chances foram desperdiçadas. Nos pênaltis, Cassiano eCorrêa desperdiçaram pelo lado tricolor, enquanto o Leão da Ilha converteu todos.
Fora do Nordestão, o Fortaleza muda o foco para a Copa do Brasil. A estreia na competição nacional será na próxima quarta-feira (1), diante do River-PI, às 19h30, no estádio Albertão, em Teresina. Além disso, o clube aguarda efeito suspensivo para contornar a exclusão doCampeonato Cearense e disputar a semifinal contra o Icasa.
O Sport, por sua vez, segue vivo no torneio regional - é o atual campeão. O adversário será oBahia, que eliminou o Campinense. Os jogos estão marcados para os dias 8 e 12 de abril. Antes disso, o Rubro-Negro também joga pela Copa do Brasil, contra o Cene-MS, quarta, às 22h, fora de casa.
O jogo
Com a derrota por 1 a 0 no Castelão, no primeiro confronto, o Sport precisava vencer por dois gols de diferença para avançar no Nordestão. Por isso, entrou com escalação mais ofensiva e teve maior volume de jogo. O Rubro-Negro conseguiu encurralar o Tricolor no campo de defesa, e os visitantes não conseguiam encaixar os contra-ataques - um chute forte de Pio, aos quatro minutos, foi uma das raras chances.
Aos nove, Mike bateu cruzado de perna esquerda, de fora da área, mas Diego Souza chegou atrasado para concluir. Quatro minutos depois, Éwerton Páscoa subiu livre em cobrança de escanteio, e Deola defendeu. Aos 27, Wendel aproveitou bola mal cortada pela zaga tricolor, cabeceou por cima do Deola, mas Lima salvou quase na linha do gol. A blitz rubro-negra na primeira etapa se encerrou aos 45, quando Élber recebeu passe rasteiro na área e chutou para fora.
Para a segunda etapa, o técnico Eduardo Baptista deu mais objetividade ao Sport: sacou Mike e colocou Samuel. E o camisa 19 precisou de apenas seis minutos para aproveitar belo lançamento de Diego Souza e a saída errada de Deola para ganhar de cabeça e bater com o gol aberto para balançar as redes.
Dois minutos depois, o atacante arriscou novo chute, a bola desviou em Tinga e bateu no travessão tricolor.Após sofrer o gol, o treinador Marcelo Chamusca mexeu no Fortaleza para dar mais ofensividade: colocou o meia Daniel Sobralense e o atacante Cassiano. A equipe melhorou, mas não conseguiu chegar ao empate.
O drama tricolor aumentou quando o volante Vinícius Hess foi expulso após frear contra-ataque puxado por Élber, aos 40 minutos. Cinco minutos depois, Auremir deu carrinho duro em Renê, recebeu o cartão amarelo e também foi expulso. Nesse curto espaço de tempo, Diego Souza e Corrêa tiveram a oportunidade de marcar e definir a partida para cada lado, mas não conseguiram. E a definição ficou para as penalidades.
Os pênaltis
O Fortaleza iniciou as cobranças com Cassiano, que bateu forte por cima do gol e desperdiçou.Diego Souza converteu para o Sport. Corrêa foi o segundo a bater e parou em Magrão. Samuel deslocou Deola e ampliou. Depois, Lima e Éverton converteram para o Tricolor, enquanto ÉlberVítor marcaram para o Rubro-Negro e decretaram a classificação para a semifinal da Copa do Nordeste.
FONTE: http://diariodonordeste.verdesmares.com.br/cadernos/jogada/online/nos-penaltis-fortaleza-perde-para-o-sport-e-e-eliminado-da-copa-do-nordeste-1.1255660

Quando a casca do ego se quebra

Nova publicação em Universo Natural

Quando a casca do ego se quebra

by José Batista de Carvalho
Quando a casca do ego se quebra universo naturalNo que diz respeito à maioria da população ainda inconsciente, somente uma situação crítica tem o potencial de quebrar a dura casca do ego e forçar as pessoas a uma entrega e, desse modo, a um estado iluminado. Uma situação-limite surge quando uma infelicidade, uma mudança drástica, uma perda ou sofrimento profundo despedaça todo o mundo da pessoa, tornando-o sem sentido. É um encontro com a morte, seja ela física ou psicológica. A mente, a criadora desse mundo, entra em colapso. Das cinzas desse velho mundo, um novo mundo pode, então, passar a existir.
Não existe nenhuma garantia de que uma situação-limite vai fazer isso acontecer, mas o potencial está sempre ali. A resistência de algumas pessoas àquilo que é pode até aumentar em uma situação como essa, tornando a vida um inferno. Outras pessoas podem se entregar parcialmente, mas mesmo isso vai lhes dar uma profundidade e uma serenidade que elas não tinham antes. A casca do ego se quebra em alguns pontos e isso permite que pequenas porções de esplendor e de paz brilhem.
As situações-limite têm produzido muitos milagres. Muitos assassinos que estavam no corredor da morte à espera da execução experimentaram, em suas últimas horas de vida, uma existência dissociada do ego e a profunda paz e alegria que a acompanham. A resistência interior à situação em que se encontravam se tornou tão intensa que produziu um sofrimento insuportável, e não havia nenhum lugar para onde correr e nada a fazer para escapar dela, nem mesmo um projeto da mente para o futuro. Assim, eles foram forçados a uma completa aceitação do inaceitável. Foram forçados à entrega. Nesse sentido, foram capazes de penetrar no estado de graça que traz a redenção: uma libertação completa do passado. Não é a situação-limite que dá espaço ao milagre da graça e da redenção, mas sim o ato de entrega.
Portanto, sempre que acontecer uma desgraça ou alguma coisa de ruim em sua vida – uma doença, a perda da casa, do patrimônio ou de uma posição social, o rompimento de um relacionamento amoroso, a morte ou o sofrimento por alguém, ou a proximidade da sua própria morte –, saiba que existe um outro lado e que você está a apenas um passo de distância de algo inacreditável: uma completa transformação alquímica da base de metal da dor e do sofrimento em ouro. Esse passo simples é chamado de entrega.
Não estou querendo dizer que você vai ficar feliz em uma situação dessas. Não vai. Mas o medo e o sofrimento vão se transformar em uma paz interior e uma serenidade que vêm de um lugar muito profundo, do próprio Não Manifesto. Essa é a “paz de Deus, que ultrapassa todo o entendimento”. Comparada a isso, a felicidade é quase uma coisa superficial. Com essa paz radiante, vem a percepção – não no nível da mente, mas dentro das profundezas do seu Ser – de que você é indestrutível, imortal. Isso não é uma crença. É uma certeza absoluta, que não precisa de uma manifestação exterior nem de qualquer prova.
Eckhart Tolle
José Batista de Carvalho | 29/03/2015 às 17:59 |
FONTE: https://universonatural.wordpress.com/2015/03/29/quando-a-casca-do-ego-se-quebra/

Os 10 apps mais baixados de março

por  , sábado, 28 de março de 2015



Reunimos em uma galeria os dez aplicativos que mais foram baixados pelos leitores do Downloads INFO durante o mês de março.

Dois apps da lista que merecem destaque são o Stylish e o Kiwi. O primeiro é um plugin para Chrome e Firefox que permite mudar a cor do Facebook e de vários outros sites (pode confiar que não é vírus!).

Já o segundo, é um aplicativo para fazer perguntas anônimas a outras pessoas, que ficou popular esse mês devido à grande quantidade de convites que as pessoas enviaram aos amigos no Facebook.



Kiwi

O Kiwi é um aplicativo disponível apenas para iOS e Android que permite ao usuário fazer perguntas secretas aos seus amigos que usam o serviço. 

Como os usuários podem perguntar anonimamente no programa, o Kiwi foi rapidamente comparado com o Secret, que foi proibido nas lojas virtuais de aplicativos brasileiras.

Mas o aplicativo é mais que apenas outro Secret. O Kiwi lembra outras redes sociais que já fizeram sucesso no passado, como Formspring.me — hoje apenas “Spring.me” — e o Ask.fm.

A principal diferença do Kiwi em relação aos serviços citados é que o serviço foi construído como uma rede social bem mais complexa — tanto que a sua estrutura é bastante semelhante à do Twitter.

LEIA MAIS

FONTE: http://info.abril.com.br/noticias/downloads/fotonoticias/os-10-apps-mais-baixados-de-marco-1.shtml

Falha no Facebook permite multiplicar número de Likes em publicações

por 
Like
Thomas Angermann/ Flickr/ Creative Commons
Uma pesquisa realizada pela escola de ciência da computação da Universidade McGill revela uma falha no Facebook que permite criar falsos likes na rede social sem usar bots ou uma enxurrada de spams.
O estudo publicado em 19 de março descreve um método que cria 100 curtidas falsas a cada 5 minutos ao adicionar três likes duplicados em cada publicação ou artigo compartilhado.
A façanha simplesmente tira vantagem de um mecanismo existente no Facebook que, se usado da forma correta, produz múltiplos likes em um mesmo post. Veja os passos:
1. Crie uma publicação no Facebook com a URL desejada;
2. Compartilhe o post recém-criado;
3. Adicione um comentário na publicação com conteúdos aleatórios;
4. Delete a publicação.
Deletar uma publicação não reduz o número de curtidas mostradas na página original em que o botão “Like” está. “Esse procedimento pode gerar três likes falsos de uma vez. Ao repeti-lo, nós conseguimos gerar 20 likes falsos por minuto sem violar os limites de avaliação do Facebook”, dizem os autores da pesquisa, Xinye Lin, Mingyuan Xia e Xue Liu.
A equipe afirma que o Facebook foi alertado sobre as falhas há dois anos, mas elas continuam no site. Além disso, o método ainda pode ser automatizado usando a API de Likes do Facebook com apenas 20 linhas de código em Python.
De acordo com os pesquisadores, a intenção é tornar esses bugs em algo público para alertar os anunciantes – que dependem de likes e pagam por eles – e aos usuários, para que eles percebam que alguns conteúdos não são tão populares como o número de curtidas indica.

FONTE: 
http://info.abril.com.br/noticias/seguranca/2015/03/falha-no-facebook-permite-multiplicar-numero-de-likes-em-publicacoes.shtml

Mais de 200 cidades brasileiras aderem à Hora do Planeta, informa a WWF

por 
Planeta Terra

A organização não governamental (ONG) WWF informou neste domingo (29) que as 27 capitais brasileiras, mais de 180 municípios e mais de 600 monumentos apagaram as luzes ontem (28), como parte da mobilização Hora do Planeta.
No mundo, houve adesão de mais de 10 mil cidades em 172 países. Trata-se de um movimento simbólico para alertar a população para as alterações climáticas.
A manifestação ocorre uma vez por ano, no fim de março. Vários pontos do mundo apagam as luzes das 20h30 às 21h30, em seus horários locais, assumindo compromisso com a sustentabilidade.
De acordo com a WWF, no Brasil houve participação de órgãos públicos, empresas e pessoas físicas. A ONG explica que faz contato prévio com os órgãos públicos, convidando-os a aderir.
São contabilizados entre os participantes somente aqueles que preenchem e enviam um termo de adesão. No caso das empresas e pessoas físicas, a participação é livre e não há como contabilizar.
No país, pontos famosos como o Congresso Nacional e a Catedral Metropolitana, em Brasília, participaram do movimento.
No exterior, a Torre Eiffel, em Paris, permaneceu no escuro durante cinco minutos. O monumento não desligou as luzes por mais tempo por razões de segurança.
Cerca de 300 outros monumentos em Paris participaram da Hora do Planeta. A ponte de Sidney, na Austrália; a Times Square, em Nova York; o Big Ben, em Londres; e a Torre Taipei (um dos edifícios mais altos do mundo), em Taiwan; também apagaram as luzes.
*Com informações da Agência Lusa
Editor Stênio Ribeiro

FONTE: http://info.abril.com.br/noticias/tecnologias-verdes/2015/03/mais-de-200-cidades-brasileiras-aderem-a-hora-do-planeta-informa-a-wwf.shtml

Papa Francisco reza pelas 150 vítimas do desastre aéreo nos Alpes franceses

NO VATICANO

Agência Brasil | 15h41 | 29.03.2015

O pontífice conclamou os fiéis presentes à Praça São Pedro, no Vaticano, a aprender com Nossa Senhora a seguir o Senhor, mesmo quando seu caminho leva à cruz


O papa Francisco rezou neste domingo (29) pelos mortos em decorrência da queda do Airbus A320, na última terça-feira (24), nos Alpes franceses. “Confio a intercessão de Maria pelas vítimas do desastre aéreo de terça-feira passada (24), entre as quais havia também um grupo de estudantes alemães”, disse Francisco.
O pontífice conclamou os fiéis presentes à Praça São Pedro, no Vaticano, a aprender com Nossa Senhora a seguir o Senhor, mesmo quando seu caminho leva à cruz. O papa lembrou as vítimas do voo da Germanwings antes da oração mariana do Angelus, neste Domingo de Ramos.
copiloto Andreas Lubtiz, de 28 anos, é apontado pela investigação como responsável pela queda da aeronave, que transportava 150 pessoas, entre passageiros e tripulação. Segundo os investigadores, Lubtiz impediu que o capitão do voo – que tinha saído da cabine por um momento0 – retornasse, travando a porta e colocando o avião da Germanwings em descida contra os Alpes franceses.
FONTE: http://diariodonordeste.verdesmares.com.br/cadernos/internacional/online/papa-francisco-reza-pelas-150-vitimas-do-desastre-aereo-nos-alpes-franceses-1.1255617

Surf brasileiro é destaque na imprensa internacional

'TEMPESTADE BRASILEIRA'

Folhapress | 

Segundo os jornais, Gabriel Medina e Filipe toledo abrem portas para a nova "onda"

Surf
De acordo com The New York Times, os jovens brasileiros são prodígios no esporte
FOTO: REPRODUÇÃO/THE NEWYORK TIMES
Após a conquista do título Mundial porGabriel Medina em 2014 e da vitória deFilipe Toledo na primeira etapa da competição este ano, o desempenho dossurfistas brasileiros na competição vem recebendo cada vez mais destaque.
Na sexta-feira (27), o jornal norte-americanoThe New York Times publicou uma reportagem sobre os motivos do sucesso da chamada "Brazilian Storm", em português, Tempestade Brasileira, referência aos jovens brasileiros que chegaram ao circuito mundial masculino. Este ano, sete dos 34 atletas são do país.
Para o jornal, as mudanças na economia brasileira têm influência direta no recente crescimento no surfe. Para atingir o alto nível exigido nas competições, os atletas precisamviajar para os picos tradicionais como Havaí, Indonésia ou Taiti. Durante os períodos de instabilidade econômica, essas viagens, porém, tornaram-se inacessíveis para boa parte da população.
Fama Negativa 
Para os que conseguiam viajar, o inglês ruim e a pouca experiência internacional pesavam contra. Uma reputação negativa logo começou a acompanhar os que chegavam, vistos como barulhentos, antipáticos e agressivos, sem se importar com a etiqueta do surfe. Esse estereótipo manteve os atletas longe dos fãs e de conquistar espaço na mídia especializada.
A propagação da venda artigos falsificados de surfe no Brasil também irritou os executivos das marcas que investem no esporte. De acordo com a reportagem, o pouco apoio do país para combater essa prática afastou os patrocinadores dos atletas.
A geração atual, no entanto, já conta com esse suporte e tem mais acesso às ondas internacionais para se desenvolver. E o sucesso de Gabriel Medina só abre caminho para os jovens da "Tempestade Brasileira".
FONTE: DN

Dispositivo permite diagnóstico pré-sintomático de diabetes tipo 2

PREVENÇÃO

Agência Brasil | 14h00 | 28.03.2015

Instituto de Física de São Carlos, da Universidade de São Paulo desenvolveu um sistema de detecção de um hormônio que está relacionado com o aparecimento da doença


Um sistema vai possibilitar o diagnóstico pré-sintomático do diabetes mellitus tipo 2, doença que afeta o metabolismo da glicose, a principal fonte de energia do corpo. O dispositivo foi desenvolvido pelo Instituto de Física de São Carlos, da Universidade de São Paulo (IFSC/USP).
O diabetes não insulinodependente ou do adulto - tipo 2 - ocorre geralmente em pessoas obesas com mais de 40 anos. Por ser pouco sintomáticp, o portador do diabetes tipo 2, na maioria das vezes, permanece por muitos anos sem diagnóstico e sem tratamento, o que pode provocar complicações no coração e no cérebro. Segundo levantamento da Sociedade Brasileira de Diabetes, baseado em dados do Ministério da Saúde, há 14 milhões de diabéticos no Brasil, 90% deles com o tipo 2 da doença e o restante, o tipo 1.
O sistema foi criado pelo Grupo de Nanomedicina e Nanotoxicologia do IFSC/USP com o objetivo de identificar alterações hormonais, de forma rápida e fácil, que possam indicar a possibilidade de surgimento do diabetes tipo 2 no futuro. A pesquisa foi feita pela aluna de doutorado Laís Canniatti Brazaca, com a orientação do professor Valtencir Zucolotto. “Não é um sistema para diagnóstico de diabetes tipo 2 e nem para diagnóstico precoce da doença. O que desenvolvemos é um sistema de detecção de um hormônio específico chamado adiponectina”, explicou Zucolotto.
“Quando o organismo começa a produzir menos esse hormônio, há uma relação com o aparecimento de diabetes tipo 2 lá na frente. Obviamente não são todos os casos em que a diminuição [do hormônio] leva ao diabetes, mas há uma correlação. Se existe uma maneira rápida e barata de detectar esses hormônios, pode-se pensar até em um diagnóstico preditivo. Sabendo que há uma disfunção [hormonal], a pessoa pode até pensar em uma mudança de hábitos alimentares e de vida, que podem evitar ou postergar o aparecimento da doença", acrescentou.
O dispositivo funciona por meio de um biossensor, descartável e de baixo custo, que detecta a baixa concentração do hormônio adiponectina, relacionado com a doença. Há diversas pesquisas que relacionam o aparecimento do diabetes mellitus tipo 2 à baixa produção de adiponectina, mas o método utilizado para detectá-lo, chamado de Enzyme-linked immunosorbent assay (ELISA), costuma ser muito caro e pouco realizado em laboratórios. “Já existem métodos padrões e convencionais para detectar esse hormônio, mas são mais caros e precisam de grandes equipamentos, além de serem feitos em laboratórios de análises clínicas. Nosso sistema é um biossensor, descartável, um eletrodo pequeno para que se possa tentar tornar mais fácil esse monitoramento da adiponectina”, explicou o professor.
Exames feitos em laboratório com o novo sistema, no Instituto do Coração do Hospital das Clínicas, da Faculdade de Medicina da USP, obtiveram resultados bastante semelhantes aos feitos com o método tradicional Elisa. Mas a ideia é que o novo dispositivo não substitua a análise feita convencionalmente com o Elisa, mas seja um exame complementar. Após o desenvolvimento dessa tecnologia, o grupo espera encontrar empresas interessadas em produzir o aparelho e comercializá-lo.
http://diariodonordeste.verdesmares.com.br/cadernos/vida/online/dispositivo-permite-diagnostico-pre-sintomatico-de-diabetes-tipo-2-1.1255229

Empregador terá que pedir seguro-desemprego para funcionário demitido

MINISTÉRIO DO TRABALHO

Agência Brasil | 11h55 | 29.03.2015

Medida quer tornar mais rápido o atendimento ao pedido e dar maior segurança às informações

Seguro Desemprego
A partir de 1° de abril, requerimento do seguro desemprego deverá ser feito pela internet
FOTO: ALEX COSTA
Ministério do Trabalho e Empregodeterminou que as empresas passem a preencher o requerimento do seguro-desemprego de seus empregados pela internet. A medida começa a valer na próxima quarta-feira, 1º de abril, de acordo com resolução do Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador.
Os empregadores só poderão preencher o requerimento do seguro-desemprego e a comunicação de dispensa de trabalhadores por meio do aplicativo Empregado Web, disponível no Portal Mais Emprego, do ministério. A entrega dos  formulários impressos, utilizados hoje, será aceita até 31 de março.
Segundo o ministério, o sistema dará maior rapidez à entrega do pedido, além de garantir a autenticidade dos dados, e possibilitará o cruzamento de informações sobre os trabalhadores em diversos órgãos, facilitando consultas necessárias para a liberação do seguro-desemprego.
FONTE: 
JORNAL DIÁRIO DO NORDESTE

Ex-deputados ainda não devolveram apartamentos funcionais

CÂMARA

Folhapress | 13h30 | 29.03.2015

Sem participar de atividades do Legislativo desde dezembro do ano passado, ex-congressistas prometem regularizar a situação


Sem mandato há 51 dias, 19 ex-deputados ainda não devolveram à Câmara a posse dos apartamentos funcionais que utilizaram nos últimos anos. Pelas regras, a entrega dos imóveis deveria ter ocorrido até 2 de março. Com cerca de 200 m2, quatro quartos e vaga de garagem, as unidades ficam na Asa Sul e Asa Norte, bairros nobres de Brasília. Alguns foram reformados recentemente e ganharam até banheira de hidromassagem.
Esses ex-congressistas não participam de atividades no Legislativo desde o início do recesso de fim de ano, em dezembro do ano passado. Entre os ex-deputados em situação irregular estão o vice-governador do Amazonas, Henrique Oliveira (SDD-AM), e o presidente do PV, José Luiz Penna (SP).
A maioria dos ex-deputados com quem a reportagem conseguiu falar afirmou que irá solucionar a pendência nos próximos dias. Francisco Praciano (PT-AM) afirmou que a "indisciplina" explica a situação. "Não tem mais nada pra fazer com ele, não moro lá desde janeiro. Já mandei entregar, mas só falta 'calendarizar' isso. Com o seu lembrete, vou mandar 'calendarizar'", afirmou o petista.
Henrique Oliveira afirmou que não devolveu o imóvel porque uma colega, a deputada federal Conceição Sampaio (PP-AM), pediu para que ele transferisse a ela a moradia. "Todo o mundo quer o novo [os apartamentos funcionais reformados pela Câmara], e a fila para um apartamento novo é grande", disse Oliveira, se comprometendo a devolver o apartamento ou transferi-lo para a deputada ainda nesta semana.
Penna assegurou que estará nesta terça em Brasília para entregar as chaves. Geraldo Thadeu (PSD-MG) disse precisar de mais prazo e prometeu se mudar até o fim do mês. O ex-deputadoNewton Cardoso (PMDB-MG) afirmou que já desocupou o apartamento e o repassou a seu filho, o deputado, Newton Cardoso Jr. (PMDB-MG).
Eleito senador em 2014, Davi Alcolumbre (DEM-AP), argumentou que o apartamento funcional pertence à União e, portanto, ele tem o direito de ocupá-lo, porque o Senado não tem imóveis suficientes.
João Pizzolatti (PP-SC), um dos políticos investigados no STF (Supremo Tribunal Federal) por suspeita de participação no esquema de corrupção da Petrobras, também figurava até sexta (20) entre os que mantinham as chaves do apartamento, mas regularizou a pendência assim como outros dois colegas.
A Quarta-Secretaria da Câmara disse que irá despachar notificações sobre a irregularidade, pedindo a devolução imediata e relatando que o descumprimento pode resultar em processo judicial de despejo. Como punição, a Câmara prevê que os ex-congressistas terão que pagar uma multa com base no valor mensal do auxílio-moradia (R$ 4.200) proporcional ao tempo de ocupação indevida do local.
FONTE: http://diariodonordeste.verdesmares.com.br/cadernos/nacional/online/ex-deputados-ainda-nao-devolveram-apartamentos-funcionais-1.1255590

Atletas boicotam seleção brasileira de futsal

CRISE

13h12 | 29.03.2015

O ápice da insatisfação dos jogadores está na crise política e nas dívidas que assolam a instituição

Falcão fala
Falcão é um dos líderes do protesto
FOTO: REUTERS
“Por um futsal honesto e transparente”, diversos jogadores gravaram depoimentos em vídeo neste fim de semana para um boicote à seleção brasileira. Eles defendem mudança administrativa, em crítica a crise política e financeira que assola a Confederação Brasileira de Futebol de Salão (CBFS). O jogador Falcão foi um dos primeiros a entoar o coro. No início da semana passada, ele já havia declarado que não haverá seleção brasileira. Ele e outros colegas afirmaram que não iriam aceitar defender a camisa da seleção, caso sejam convocados. A justificativa é que estão empenhados em mudar o rumo do futsal no País.
>>>>>> Confira o vídeo dos atletas do futsal brasileiro que romperam com a CBFS
A insatisfação dos jogadores passa pela dívida de R$ 6 milhões que impediu a Confederação Brasileira de Futebol de Salão (CBFS) de negociar patrocínio com estatais por ter tido um de seus balanços reprovados. Sem verba, a entidade já havia cancelado a organização da Copa América. 
O boicote ganha fôlego dois dias antes da eleição do novo presidente da CBFS, que acontece nesta terça, na capital cearense. O ápice da insatisfação dos jogadores está no fato de oposição e situação lançarem chapa conjunta em prol do nome de Marcos Madeira. Isso porque a nova chapa acabou inviabilizando a candidatura de Nilton Romão, que, mesmo sendo apoiado pelos atletas, acabou desistindo da disputa.
Na última segunda-feira, a comissão técnica da seleção já havia entregado o cargo em protesto. Ontem, diversos atletas - como Grilo, Guitta, Jackson, Leco e outros - se posicionaram contra a chapa única que deve ser referendada nesta terça na direção da Confederação.
“Não concordo com nada do que está acontecendo. Já declarei e continuo declarando. Estou feliz em ser um dos puxadores dessa campanha, em benefício do esporte e do futsal”, declarou Falcão, em vídeo, acrescentando que os atletas estão lutando por uma gestão limpa, séria e que beneficie o esporte acima de tudo. 
“Eu, Neto, Rodrigo e Tiago estamos juntos desde o início dessa composição e vimos o absurdo do absurdo que está acontecendo. Nós atletas vamos comprar essa briga, porque só nos podemos mudar isso. Quanto mais a gente se fortalece a gente enfraquece essa chapa e essa gestão. Eles vão ver que não tem pra onde correr”, declarou o atleta, em seu depoimento.
Procurado pela reportagem para comentar a crise pela qual a CBFS passa hoje, o ex-presidente da Confederação Cearense de Futsal, Sílvio Carlos, disse que não vai se envolver em uma polêmica que não é contra a entidade. Ele já havia tratado do assunto na coluna que mantém no jornal Diário do Nordeste, na edição deste domingo.
“Eu não vou me envolver nesta polêmica que acontece na internet, em que uma opinião do Roberto do Vale está recebendo uma série de comentários desfavoráveis a este eficiente executivo. A bem da verdade, eu afirmo que Roberto do Vale é um homem sério, comprometido com suas obrigações funcionais, com um passado limpo e em um presente que não merece restrição. E vou mais além: Roberto nunca teve a intenção de prejudicar nenhum atleta cearense, o que seria um grande contrassenso”, escreveu Sílvio Carlos.
Diário do Nordeste procurou a Confederação Brasileira de Futebol de Salão, mas a assessoria informou que o atual presidente, Renan Tavares, não está comentando o assunto, já que na terça já entrega a gestão. Já o futuro presidente, Marcos Madeira, só deverá se pronunciar pela entidade quando assumir de fato o cargo.
FONTE: DN

Menina do famoso meme "Ahã, Claudia, senta lá" cresceu e é fã de Xuxa

VARIEDADES
Ela se chama Erica, tem 35 anos e não se lembrava do episódio com a rainha dos baixinhos

Redação iBahia

Menina do famoso meme "Ahã, Claudia, senta lá" cresceu e é fã de Xuxa (Foto: Reprodução)
Erica Oliveira tem 35 anos é administradora de empresas e fã de Xuxa. Até aí ela seria uma jovem comum, se não fosse pelo fato de - sem nenhuma pretensão - ter se tornado a personagem principal de um dos memes mais famosos da internet: o "Ahã, Claudia, senta lá".
Em entrevista ao UOL, Erica revelou que não fazia ideia de que ela era garota orientada por Xuxa, até porque seu nome não é Cláudia. A jovem só se deu conta de que era uma "webcelebridade" quando vasculhou, em 2011, vídeos antigos dos programas infantis em que participou. "Minha prima me ligou e disse para eu procurar no site porque tinha vídeo nosso. Assim que comecei, encontrei vários vídeos como o meme". 
A administradora contou que se lembra de ter participado do programa naquele dia, mas não se recorda de ter ouvido "Ahã, Claudia, senta lá". "Eram mais de 20 crianças em volta, e todas gritavam o nome dela sem parar. Lembro que peguei um papel e entreguei para ela, mas não lembro de ela ter me chamado de Claudia nem dito aquilo, só percebi quando vi o vídeo na internet", contou ao UOL. Para Erica, a apresentadora confundiu o nome porque o papel tinha a identificação de outra menina.
Se ficou mágoa? Nenhuma. "Aquela foi a primeira vez em que participei, em 1984, quando eu tinha cinco anos. Fui com um grupo de primos. Meu tio foi quem arrumou os ingressos para a gravação. Depois disso fui a outros programas dela, a última vez foi no 'Xuxa Park', quando eu tinha 14 anos. Ela sempre tratou todo mundo muito bem, sempre foi muito educada nos bastidores", revelou.
Assista ao vídeo:
 FONTE: http://www.correio24horas.com.br/detalhe/noticia/menina-do-famoso-meme-aha-claudia-senta-la-cresceu-e-e-fa-de-xuxa/

Firmino entra no segundo tempo, marca belo gol e garante triunfo do Brasil sobre o Chile

ESPORTES
Seleção chega a oito vitórias seguidas no comando do treinador e vai embalada para a Copa América
Redação Goal

No último teste antes da convocação para a Copa América, a Seleção brasileira não teve facilidade, mas conseguiu vencer o Chile por 1 a 0 e manteve o 100% de aproveitamento no comando de Dunga. Roberto Firmino fez o único gol da partida.
No último teste antes da convocação para a Copa América, a Seleção brasileira não teve facilidade, mas conseguiu vencer o Chile por 1 a 0 e manteve o 100% de aproveitamento no comando de Dunga. Roberto Firmino fez o único gol da partida.
Firmino driblou goleiro e fez gol (Foto: AFP)
O jogo
O Brasil veio a campo bastante modificado a campo. Foram seis alterações em relação ao time que venceu a França na última quinta. Filipe Luís, Luiz Gustavo, Elias, Oscar, Willian e Firmino deram lugar a Marcelo, Souza, Fernandinho, Coutinho, Douglas Costa e Luiz Adriano.

Após um primeiro tempo muito disputado, mas com poucas finalizações, o Brasil conseguiu definir a partida na segunda etapa. E o gol saiu de um contra-ataque, uma das armas preferidas do técnico Dunga.

Aos 26 minutos, a defesa do Chile marcou bobeira e Danilo descolou um belo lançamento para Roberto Firmino. O atacante recebeu na área, driblou o goleiro e tocou para o fundo das redes, decretando a vitória do Brasil.
FONTE: CORREIO 24 HORAS

Joias de crioula contam histórias e inspiram novos designers

BAZAR
No Brasil do período colonial, mulheres negras que compraram sua alforria encontraram em adornos feitos em ouro e prata a forma mais direta de afirmar sua identidade.

Gabriela Cruz (gabriela.cruz@redebahia.com.br)

A palavra ostentação se tornou comum nos últimos tempos. O visual exagerado dos rappers americanos - e copiado pelos funkeiros e pagodeiros brasileiros -, repleto de joias de ouro no tamanho GG, tenta convencer logo de cara que dinheiro ali não é problema. O que parece algo do nosso século já foi visto na Bahia há mais de 300 anos.
Rompendo com regras sociais e até leis, mulheres negras que compraram sua alforria encontraram em adornos feitos em ouro e prata a forma mais direta de afirmar sua identidade. Só para se ter uma ideia da ousadia delas, no Brasil do período colonial, os negros eram proibidos de usar tecidos finos e joias. A venda de produtos diversos pelas ruas, principalmente alimentos, foi a forma que elas encontraram não só para comprar a liberdade como também para bancar a ostentação.
Joia de Crioula
Foto: Museu Carlos Costa Pinto
A vontade de demonstrar sua condição era tanta  que  encomendavam os adereços, depois chamados de joias de crioulas, com os mesmos ourives que forneciam para as senhoras brancas, estimulando o surgimento de um design totalmente baiano, expressão ímpar na joalheria brasileira. “Exibiam luxo e riqueza, causando espanto, tanto pela originalidade e singularidade do seus desenhos como também pela condição de vida e participação na vida cotidiana. Era a sociedade das aparências e parecer ter era mais importante do que ser”, afirma a pesquisadora Simone Trindade, autora de uma tese de mestrado sobre  balangandãs, um dos tipos de joias de crioulas. 
A Bahia foi o grande centro de produção e comercialização desses exemplares, confeccionados nos Séculos 18 e 19. As joalherias ficavam na Rua dos Ourives, onde  emblemas da nobreza se misturavam com “objetos de ouro e ornamentos de coral de feito muito primitivo, tais como pulseiras, colares, brincos, etc., muito procurados pela população preta”, relata James Wetherell, vice-consul inglês honorário que viveu em Salvador de 1842 a 1857, na obra Brasil: Apontamentos sobre a Bahia. 
Em outro trecho de suas anotações, ele descreve a forma de vestir dessa peculiar população soteropolitana: “Os braços são cobertos de pulseiras de coral e de ouro, etc; o pescoço e o peito carregados de colares e as mãos, de anéis, sobretudo aquela que mais frequentemente se acha fora das dobras do chale. Um grande molho de chaves numa correia de prata, na qual são também colocados  diversos outros amuletos, é pendurado  num dos lados do vestido”.
“Essas joias eram usadas por um grupo especial de mulheres que conseguiu uma posição de destaque. Que venceram em um mundo totalmente contrário a elas: sexista, escravocrata”, ressalta Simone, que convive há 24 anos com o maior acervo de joias de crioula do mundo, exposto no Museu Carlos Costa Pinto, no Corredor da Vitória. Em uma das salas do segundo andar do casarão – que tem um acervo de 3.175 peças - é possível não só ver de perto as 130 joias de ouro e 27 pencas de balangandãs, como conhecer um pouco mais da história desses objetos de beleza singular.
Fora de moda 
As joias de crioula caíram em desuso na segunda metade do século passado. Cartões-postais com fotografias da época revelam mulheres ricamente ornadas. Uma das mais conhecidas é Luiza Franquelina da Rocha ou Gaiaku Luiza de Oyá (1909- 2005). Nascida em Cachoeira, foi uma das mais importantes sacerdotisas do candomblé no Brasil. Com 21 anos, Luiza tinha como ofício vender acarajé no Centro Histórico. Usava o traje típico de   baiana e suas joias quando foi abordada por Dorival Caymmi, que a questionou sobre cada detalhe da vestimenta. Especula-se que a música O Que É Que a Baiana Tem?, sucesso  de Carmen Miranda, foi inspirada nesse encontro, embora o compositor nunca tenha confirmado.
As devotas da Irmandade de Nossa Senhora da Boa Morte, em Cachoeira, são as únicas mulheres a usar hoje as joias de crioulas, mesmo assim apenas na procissão em louvor à sua patrona, em agosto. “Todas as irmandades de mulheres negras usavam, mas hoje em dia apenas elas tornam essas joias ainda vivas. São as herdeiras desta tradição”, diz  Simone. 
FONTE: http://www.correio24horas.com.br/detalhe/noticia/joias-de-crioula-contam-historias-e-inspiram-novos-designers/

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS
AVISO IMPORTANTE!! Reconhecimento: Alguns textos e imagens contidas aqui neste Site são retiradas da internet, se por acaso você se deparar com algo que seja de sua autoria e não tiver seus créditos, entre em contato para que eu possa imediatamente retirar ou dar os devidos créditos. EMAIL: josenidelima@gmail.com ..... FAVOR INFORMAR O LINK