PROCURANDO POR ALGO?

terça-feira, 24 de novembro de 2015

Sol: amigo ou vilão da saúde?

O sol também tem seus benefícios



LIFESTYLE VERÃO


Apesar de haver inúmeros alertas a respeito da exposição solar, não podemos tratar o astro rei apenas como vilão. 

No verão, é comum aumentarmos o tempo que passamos ao sol, seja na praia, na piscina, praticando esportes ao ar livre etc, e por isso precisamos redobrar os cuidados com a pele para evitar problemas como o aparecimento de rugas, manchas, doenças dermatológicas (como o próprio câncer de pele) e queimaduras. Mas isso não significa que o sol não traga também muitos benefícios à saúde. 
Confira alguns desses benefícios:
1. Ajuda a prevenir o câncer
Quando se associa sol e pele, automaticamente já pensamos em câncer de pele, mas o que muita gente não sabe é que o sol também previne contra outros tipos de câncer. O corpo humano metaboliza a luz solar e a transforma em vitamina D, que quando está em falta no organismo, pode ocasionar diversas doenças, dentre elas o câncer de cólon e de mama.
2. Ajuda pacientes com Alzheimer
Estudos comprovam que a exposição solar, alternada com o escuro da noite, ajuda a melhorar alguns sintomas do mal de Alzheimer: pacientes se sentem menos agitados e ansiosos e, com isso, têm menos insônia e dormem mais e melhor.
3. Diminui os riscos de esclerose múltipla
Estudos mostram que nascimentos ocorridos depois do mês de outubro proporcionam mais risco à esclerose múltipla do que nascimentos ocorridos depois de maio, pois os níveis de vitamina D no organismo da mulher durante a gestação influenciam o risco de adquirir a doença. Além disso, foi comprovado também que a esclerose múltipla é mais comum em populações que estão longe da linha do Equador, onde há menos luz solar.
4. Ajuda no tratamento da psoríase
Foi comprovado que uma terapia de banho de sol durante quatro semanas diminui de forma significativa os sintomas da doença, em até 84%. 
5. Ajuda no tratamento de depressão
Assim como foi dito no ítem 1, a luz solar é transformada em vitamina D, que traz inúmeros benefícios à saúde, sendo a cura da depressão um deles. Já foi comprovado que o sol é um dos antidepressivos naturais do cérebro, pois ele produz mais serotonina em dias ensolarados do que em dias nublados.
6. Melhora a saúde dos ossos em idosos
Além de auxiliar no tratamento de depressão, a vitamina D estimula a absorção do cálcio pelos ossos. Isso ocorre quando a luz do sol transforma o 7-dehidrocolesterol na pele em vitamina D3. O processo de absorção de cálcio nos ossos diminuiu com o avanço da idade, e se torna crônico em idosos para evitar fraturas e doenças ósseas. Por isso, o banho de sol é muito importante para quem está na terceira idade.
FONTE: Notícias ao Minuto

Nenhum comentário:

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS
AVISO IMPORTANTE!! Reconhecimento: Alguns textos e imagens contidas aqui neste Site são retiradas da internet, se por acaso você se deparar com algo que seja de sua autoria e não tiver seus créditos, entre em contato para que eu possa imediatamente retirar ou dar os devidos créditos. EMAIL: josenidelima@gmail.com ..... FAVOR INFORMAR O LINK