PROCURANDO POR ALGO?

quarta-feira, 15 de julho de 2015

Especialista afirma que aumento da próstata tem tratamento e é normal

Redação SRZD

A Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) faz um alerta à população masculina sobre o aumento da próstata, nesta quarta-feira (15), Dia do Homem. "O aumento da próstata acontece por causa de um tumor benigno. Não é câncer", disse, em entrevista à Agência Brasil, o diretor da SBU, Alfredo Canalini.
O especialista explicou que entre 81 e 90 anos, 90% dos homens registram esse aumento, já que é maior de acordo com a faixa etária, mas que, se não influenciar no funcionamento da uretra, não tem nenhuma consequência negativa para o homem.
A próstata é localizada abaixo da bexiga e a uretra atravessa essa glândula acessória do aparelho reprodutor masculino. Quando a próstata cresce, pode prejudicar o processo de esvaziamento da bexiga na hora de urinar. Mas Alfredo Canalini esclareceu que isso não ocorre com todos os homens. "Somente 40% dos homens que apresentam aumento volumétrico da próstata vão ter algum tipo de problema para urinar. Mas se levarmos em conta a população masculina, a gente vê que esse percentual constitui parcela bem significativa", acrescentou. Estatística recente mostra que cerca de 30 milhões de homens da Comunidade Econômica Europeia (CEE) têm problemas para urinar, provocados pelo aumento de volume da próstata, afirmou.
O diretor da SBU informou que 60% dos homens não registram sintoma decorrente do aumento da próstata, por isso não precisam operar e nem tomar remédio. No entanto, lembrou que é comum o paciente ir ao consultório preocupado porque o laudo do ultrassom indicou o aumento do tamanho da próstata, mas que se não há dificuldade de urinar e o jato continua grosso, não é necessário tratamento, apenas acompanhamento. "Mas quando o paciente começa a ter problema para urinar, o tratamento tem que ser feito", disse Canalini. Em média, a partir dos 45 anos de idade, os homens já começam a ter as primeiras alterações na próstata, que vão se intensificando ao longo do tempo. "É um processo paulatino de envelhecimento. Assim como os cabelos vão embranquecendo, as rugas vão aparecendo, a próstata vai aumentando", observou.
O tratamento feito atualmente pelos urologistas é baseado em alguns parâmetros, como a intensidade dos sintomas; o tamanho da próstata; e o nível de PSA, uma enzima que detecta a existência de tumor. Canalini afirma que o PSA pode revelar se o paciente apresenta chance de ter complicações relativas ao aumento. . "Geralmente, o homem que tem o PSA acima de 1.5 e que não é portador de câncer de próstata tende a ter piora dos sintomas ao longo da vida. Às vezes, esse paciente tem que começar um tratamento precoce", disse.
Curta a página do SRZD no Facebook:

Fonte: http://www.sidneyrezende.com/noticia/251932+especialista+afirma+que+aumento+da+prostata+tem+tratamento+e+e+normal

Nenhum comentário:

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS
AVISO IMPORTANTE!! Reconhecimento: Alguns textos e imagens contidas aqui neste Site são retiradas da internet, se por acaso você se deparar com algo que seja de sua autoria e não tiver seus créditos, entre em contato para que eu possa imediatamente retirar ou dar os devidos créditos. EMAIL: josenidelima@gmail.com ..... FAVOR INFORMAR O LINK