PROCURANDO POR ALGO?

terça-feira, 6 de janeiro de 2015

Dona Dodô da Portela morre no Rio

A ex-porta-bandeira estava com quadro de desidratação e desnutrição.
Dodô contribuiu para o primeiro campeonato da Portela em 1935.

Morreu nesta terça-feira (6), aos 95 anos, a ex-porta-bandeira da Portela Dona Dodô, que contribuiu para o primeiro campeonato da escola, em 1935. Maria das Dores Alves tinha quadro de desnutrição e desidratação. A informação foi confirmada pela assessoria de imprensa da escola.
O vice-presidente da Portela, Marcos Falcon, que esteve com Dodô várias vezes durante o período em que ela esteve internada, está cuidando pessoalmente dos detalhes referentes ao velório e ao enterro. O local e horário ainda não estão definidos. O velório, a pedido da própria Dodô, não será na quadra da escola. Segundo a assessoria, ela repetiu diversas vezes que achava que a sede da escola era pra ser um local de alegria permanente.

Dodô completou 95 anos de idade no último sábado (3). Ela estava internada desde o dia 22 de dezembro no Hospital Municipal Ronado Gazolla, o Hospital de Acarí, no Subúrbio do Rio. Dodô era moradora, há muitas décadas, do Morro da Providência, na Zona Portuária.

A lendária porta-bandeira da escola, estreou na agremiação aos 14 anos, conduzindo o pavilhão azul e branco. Natural de Barra Mansa, ela nunca deixou de estar com a Portela na Avenida. Ocupou o posto de primeira porta-bandeira até a década de 1950. Em 2004, teve papel de destaque no Sambódromo ocupando o posto de rainha de bateria. Há anos era de responsabilidade dela a organização da Ala das Damas, uma das mais tradicionais da escola, e à frente da qual sempre fez questão de desfilar. Católica fervorosa, era Dodô quem cuidava das cerimônias religiosas na quadra da agremiação, em Madureira.

Portela lamenta a morte de Dona Dodô
"Um clima de profunda tristeza toma conta da quadra e do barracão da Portela nesta terça-feira (6) quando perdemos uma das maiores referências da história da escola e uma figura importante na história do Carnaval carioca. Tia Dodô foi um exemplo de dedicação para todos os portelenses. Figura que frequentou a quadra até poucos dias antes de ser internada, Dodô irradiava energia, apesar da idade, e sempre foi uma grande conselheira de toda a Família Portelense.

Estamos profundamente consternados e orando pela alma de nossa querida madrinha, que, ao nos deixar, abriu uma profunda lacuna no seio portelense".
A Secretaria Municipal de Saúde informou que Dodô faleceu por volta das 14h e que as informações referentes ao quadro clínico e as causas da morte são restritas à família da paciente."A SMS lamenta e se solidariza com a família neste momento de dor".
Aos 94 anos, tia Dodô desfila na Portela (Foto: Alexandre Durão/G1)Aos 94 anos, tia Dodô desfila na Portela (Foto: Alexandre Durão/G1)

LEIA MAIS

FONTE: G1

Nenhum comentário:

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS
AVISO IMPORTANTE!! Reconhecimento: Alguns textos e imagens contidas aqui neste Site são retiradas da internet, se por acaso você se deparar com algo que seja de sua autoria e não tiver seus créditos, entre em contato para que eu possa imediatamente retirar ou dar os devidos créditos. EMAIL: josenidelima@gmail.com ..... FAVOR INFORMAR O LINK