PROCURANDO POR ALGO?

quarta-feira, 21 de janeiro de 2015

Como identificar a falta de vitamina D no organismo

TRATAMENTO

Como identificar a falta de vitamina D no organismo

09h34 | 21.01.2015

É crescente o número de casos de carência de vitamina D, entre eles a baixa exposição do corpo ao sol e a falta de informação sobre os males causados por sua deficiência. Conheça os tratamentos existentes


Há muitos anos, a necessidade de vitamina D no organismo era associada apenas à manutenção de dentes e ossos saudáveis. Hoje, é vista como essencial ao organismo, especialmente devido ao seu potencial de prevenção de diversas doenças e sua função naabsorção de cálcio. 
 
No entanto, diversos fatores contribuem para o crescente número de casos de carência de vitamina D, entre eles a baixa exposição do corpo humano ao sol – já que muitas pessoas trabalham em ambientes fechados – e a falta de informação sobre os males causados por sua deficiência.
 
Principais sinais
 
O Dr. José Gilberto Vieira, do Serviço de Doenças Ósteometabólicas da Unifesp/SP, indica seis sinais para reconhecer a falta de vitamina D no organismo. São elas:
 
1. Fraqueza muscular: pode ser causada por deficiência de vitamina, pois os músculos esqueléticos só funcionam adequadamente com níveis ideais de Vitamina D no corpo.
 
2. Depressão: já é conhecido pela medicina que a falta da Vitamina D durante a fase da adolescência pode gerar distúrbios psiquiátricos, como a depressão.
 
3. Asma, gripe e doenças respiratórias: a frequência de ocorrência de infecções respiratórias pode indicar falta de vitamina D no organismo. De acordo com estudos realizados no Japão, as crises de asma em crianças foram significativamente reduzidas nos casos de pacientes que tomaram suplemento diário de vitamina D.
 
4. Enfraquecimento dos ossos (osteoporose em idosos, raquitismo e osteomalácia): sem essa vitamina o organismo não consegue absorver o cálcio adequadamente, o que pode levar ao enfraquecimento dos ossos e ao aumento do risco de desenvolver 
fraturas. 
 
5. Doenças cardiovasculares: estudos da Universidade de Harvard verificaram que baixos níveis de vitamina D no sangue podem dobrar o risco de morte por doenças cardíacas.
 
6. Câncer: estudos britânicos verificaram que pessoas com bons níveis de Vitamina D no sangue têm até 40% menos chances de desenvolver câncer de cólon.
 
Diagnóstico 
 
Para detectar a carência de vitamina D no organismo, o médico José Gilberto recomenda a realização de exames específicos, que elucidam o diagnóstico. 
 
“Já há testes diagnósticos sorológicos (feitos a partir de amostras de sangue) que detectam os níveis de vitamina D total, o que pode ajudar o médico a avaliar se o paciente tem ou não Vitamina D em níveis considerados suficientes, e então, indicar qual a melhor solução terapêutica para o tratamento”, diz. 
 
A suspeita e o diagnóstico correto e preventivo é essencial para evitar que esses problemas ocorram e diminuam a qualidade de vida.
 
Tratamento 
 
Tratamento: A vitamina D é produzida naturalmente pelo corpo, por meio da pele, estimulada pela exposição moderada ao sol.  A Sociedade de Endocrinologia recomenda que pessoas com risco de deficiência de vitamina D sejam examinadas com frequência para determinar o nível do nutriente no sangue. E o especialista é quem irá vai determinar o melhor tratamento para cada caso.

FONTE: DN

Nenhum comentário:

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS
AVISO IMPORTANTE!! Reconhecimento: Alguns textos e imagens contidas aqui neste Site são retiradas da internet, se por acaso você se deparar com algo que seja de sua autoria e não tiver seus créditos, entre em contato para que eu possa imediatamente retirar ou dar os devidos créditos. EMAIL: josenidelima@gmail.com ..... FAVOR INFORMAR O LINK