PROCURANDO POR ALGO?

segunda-feira, 5 de janeiro de 2015

Cerca de 1 mi não comprovou vida

SAIBA O QUE FAZER

Cerca de 1 mi não comprovou vida

05.01.2015

Cerca de 1 milhão de segurados não providenciou a comprovação de vida na rede bancária em que recebe seu benefício do INSS. O prazo normal terminou na semana passada, em 30 de dezembro. Quem estava obrigado a fazer a prova de vida e retirar nova senha, mas perdeu o prazo, deve se dirigir o mais rapidamente possível à agência do banco em que retira o benefício ou recebe o crédito em conta corrente. Caso contrário, o pagamento poderá ser suspenso, mas convém esclarecer que o bloqueio da aposentadoria ou pensão não vai ocorrer de forma automática. A Previdência Social diz que “o segurado corre o risco de ter o pagamento do benefício suspenso”. Por isso, quem regularizar a sua situação por esses dias, mesmo fora do prazo, não deverá ser punido pelo INSS.
 
Outro esclarecimento: nem todos os segurados estavam sujeitos a essa renovação de comprovação de vida. Em alguns casos, a validade do documento se estende para outros meses do ano. Isso vai depender de quando foi realizada a última prova. De todo modo, o mais indicado é ir à agência bancária para verificar qual sua situação e se há necessidade de alguma providência. O procedimento é relativamente simples. É preciso apresentar um documento de identificação com foto e o cartão magnético. Se tiver conta corrente na instituição, o segurado poderá realizar o procedimento nos canais eletrônicos. 
 
Se o segurado não puder ir até o banco, sua comprovação de vida poderá ser feita por procurador devidamente cadastrado no INSS. Para se cadastrar, o procurador deverá dirigir-se a uma agência da Previdência Social, acompanhado pelo beneficiário. O modelo da procuração está disponível no site www.previdencia.gov.br. Também poderá ser apresentada procuração registrada em cartório.

FONTE:
http://diariodonordeste.verdesmares.com.br/cadernos/negocios/cerca-de-1-mi-nao-comprovou-vida-1.1164394

Nenhum comentário:

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS
AVISO IMPORTANTE!! Reconhecimento: Alguns textos e imagens contidas aqui neste Site são retiradas da internet, se por acaso você se deparar com algo que seja de sua autoria e não tiver seus créditos, entre em contato para que eu possa imediatamente retirar ou dar os devidos créditos. EMAIL: josenidelima@gmail.com ..... FAVOR INFORMAR O LINK