André-Jacques Garnerin fez o primeiro salto de paraquedas há 216 anos

André-Jacques Garnerin fez o primeiro salto de paraquedas há 216 anos Foto: Reprodução
André-Jacques Garnerin fez o primeiro salto de paraquedas há 216 anos
Foto: Reprodução















O Google homenageia com um doodle interativo o francês André-Jacques Garnerin, que há exatos 216 anos, então com 28 anos, realizou o primeiro salto de paraquedas da história. A animação mostra um paraquedista sobre uma cidade que faz referências à Paris, onde ocorreu o primeiro salto de Garnerin.
O balão onde está André-Jacques ganha altitude e no instante em que aparece uma nuvem que indica as teclas direita e esquerda do teclado, o paraquedas em forma de balão começa a cair e fica sob o controle do usuário.
Saiba mais
Em 22 de outubro de 1797, André-Jacques Garnerin, então com 28 anos, pulou de um balão em pleno movimento a mais de 900 metros de altura com nada para prevenir sua queda além de um tecido de seda com sete metros de comprimento. Um salto para a morte? Não. Era a invenção do paraquedas, naquela época ainda parecido com um guarda-chuva gigante. O primeiro salto de paraquedas foi realizado no Parc Monceau, em Paris, e passados 216 anos se tornou um esporte – e um hobby – para entusiastas de todo o mundo.
Depois do salto, o francês - um entusiasta do balonismo, da aviação e do paraquedismo – recebeu o título de "aeronauta oficial da França". Ele se tornou uma figura reconhecida internacionalmente após o feito. André-Jacques Garnerin morreu aos 54 anos em Paris, no dia 18 de agosto de 1823, enquanto trabalhava na criação de mais um balão. 
Primeiro salto de paraquedas: André-Jacques Garnerin ocorreu em Paris, na França Foto: Wikimedia
Primeiro salto de paraquedas: André-Jacques Garnerin ocorreu em Paris, na França
Foto: Wikimedia

Os doodles do Google
O Google costuma comemorar datas importantes para a humanidade, como aniversários de invenções e personalidades ligadas à cultura e à política, por exemplo, com customizações do logo na página inicial do site de buscas. O primeiro doodle surgiu em 1998, quando os fundadores do Google criaram um logotipo especial para informar aos usuários do site que eles estavam participando do Burning Man, um festival de contracultura realizado anualmente nos Estados Unidos. O sucesso foi tão grande que hoje a companhia tem uma equipe de designers voltada especialmente para a criação dos logotipos especiais. Já foram criados mais de 300 doodles nos Estados Unidos e mais de 700 para o resto do mundo.
Terra