PROCURANDO POR ALGO?

terça-feira, 1 de outubro de 2013

Chás de A a Z - um santo remédio para quase tudo

Chás de A a Z - um santo remédio para quase tudo

Vinte infusões de ervas, frutas e flores para você se aquecer na temporada de outono-inverno e se beneficiar dos efeitos medicinais. Veja ainda como preparar e harmonizar

por Daniela Pessoa
Ele só perde para a água quando o assunto é o líquido mais consumido no mundo. Mas, ao contrário da campeã, o chá, bebida milenar originária do Oriente, não tem nada de insípido e inodoro. Muito pelo contrário. Aromático e saboroso, é uma ótima opção para esquentar nos dias mais frescos da temporada de outono e inverno. E o melhor: além de proporcionar momentos de relaxamento, tem efeitos terapêuticos comprovados pela ciência. Preparamos a seguir um glossário com os melhores chás de A a Z para você ter sempre à mão e consultar na hora do lanche (ou do aperto).

Curiosidade: o chá de verdade é aquele que leva folhas ou brotos da planta Camellia sinensis, e que conhecemos como preto, verde, branco e oolong. No mais, quando a bebida é preparada com outras ervas, frutas ou flores, trata-se apenas de uma infusão que se convencionou chamar também de chá.
 
Como preparar um bom chá: clique aqui para ver cinco dicas.
 
Como harmonizar os chás: clique aqui.
 
Diurético, o chá da folha da amoreira ajuda a combater a retenção de líquido e a pressão alta. É um ótimo regulador intestinal e, por ser rico em vitamina C e antioxidantes, contribui para baixar o LDL (colesterol ruim), que coloca em risco a saúde do coração, além de deixar a pele e os cabelos mais bonitos.
 
Conhecido como o chá milagroso das dietas, é composto por brotos e flores da Camellia sinensis, mesma planta que dá origem aos chás verde e preto. A cafeína e outras substâncias presentes na infusão alteram o funcionamento do metabolismo, aumentando a queima de calorias. Enquanto os polifenóis presentes na bebida ajudam a fortalecer o sistema imunológico, o tanino diminui as taxas de LDL, o colesterol ruim. Com alto poder antioxidante, combate também o câncer e retarda o envelhecimento.
 
Muito usada na medicina ayurvédica, a planta originária da Índia ajuda a fortalecer os vasos sanguíneos, melhora a circulação e favorece a eliminação de células gordurosas, o que a torna uma grande aliada no combate à celulite e às varizes. É também diurética, acelera o metabolismo e inibe a fome. Mas atenção: deve ser evitada por gestantes e pessoas com insuficiência renal ou hepática, gastrite e úlcera.
 
É um poderoso desintoxicante, ideal para uma limpeza do organismo após períodos de exageros quando o assunto é comida e bebida. O fígado é o principal beneficiado, uma vez que a planta ajuda a eliminar as toxinas do sangue e desobstruir os canais biliares. Atua ainda como um leve laxante, ajudando no funcionamento do intestino.
 
Além de amenizar as cólicas abdominais, os gases, e a dor de cabeça, a erva-cidreira, também conhecida como capim Limão, capim santo e capim cidreira, tem o poder de relaxar o sistema nervoso, favorecendo o sono e diminuindo a ansiedade.
 
Também conhecido como erva-doce, é um ótimo digestivo. Auxilia no funcionamento intestinal, combatendo a prisão de ventre, além de aliviar os sintomas da azia e relaxar o corpo para uma boa noite de sono (para os egípcios antigos, este chá tinha poderes de afastar os pesadelos). Os flavonoides presentes no bulbo e nos talos diminuem ainda o risco de câncer de mama e ovário.
 
Trata-se de um dos melhores anti-inflamatórios disponíveis na natureza, indicado para combater inflamações na garganta, bronquite, rouquidão e asma. Ele também atua no sistema digestivo contra cólicas, gases e enjoos, além de favorecer a circulação sanguínea, tornando-se um ótimo aliado no combate à celulite.
 
Com ação antioxidante, anti-inflamatória e diurética, o chá da flor de hibisco elimina toxinas e substâncias que favorecem o acúmulo de líquido no organismo, ajuda no controle do colesterol e também a eliminar gordura. Com alto poder antioxidante, tem efeito preventivo contra o câncer, envelhecimento precoce e doenças cardiovasculares.
 
Calmante, atua no sistema nervoso, trazendo a sensação de tranquilidade e bem-estar, além de amenizar dores de cabeça e diminuir a compulsão por comida. Diurético, o chá da flor de jasmim, originária da Índia, também ajuda no combate à retenção de líquido.
 
Além de a fruta ser rica em vitamina C, excelente antigripal, ela ajuda a deixar o pH do sangue estável, evitando a perda desnecessária de nutrientes. Para aproveitar melhor os benefícios, faça o chá junto com a casca, que ajuda na desintoxicação do organismo.
 
O chá mate tem ação termogênica e antioxidante, que acelera o metabolismo (ajudando a queimar calorias) e evita o envelhecimento precoce, respectivamente. Mas atenção: por conter cafeína, deve ser consumido com moderação especialmente por pessoas hipertensas ou com problemas de estômago como gastrite.
 
Ajuda a regular o trato gastrointestinal, diminuindo o inchaço da barriga causado pela prisão de ventre, além de ser um bom calmante. Ainda há pouca pesquisa sobre o assunto, mas a especiaria também é conhecida como afrodisíaca.
 
Da mesma família dos chás verde, branco e preto, o oolong tem as folhas da planta Camellia sinensisparcialmente fermentadas. É mais leve do que o chá preto, com sabor que se encontra num ponto de interseção entre este e o verde. Assim como o chá branco, ajuda a queimar calorias, fortalecer o sistema imunológico, combater o câncer e retardar o envelhecimento.
 
O chá preto é o mais forte e o mais cafeinado entre todos os que são produzidos a partir da planta Camellia sinensis. Entre seus maiores benefícios está a diminuição do risco de doenças do coração. Isso porque, ao dilatar os vasos, a cafeína facilita a passagem das placas gordurosas, prevenindo o depósito nas artérias. Assim como o chá branco, o verde e o oolong, também previne o envelhecimento precoce, fortalece o sistema imunológico e ajuda a emagrecer.
 
O nome científico da planta com propriedades diuréticas que dá origem a este chá é Phyllanthus niruri, mas ficou conhecida como quebra-pedra por ser tiro e queda contra cálculos renais. Ajuda a combater, ainda, infecções urinárias e atua como relaxante muscular.
 
Preparado a partir das cascas da fruta, este chá rico em compostos fenólicos antioxidantes tem propriedades anti-inflamatórias, especialmente no que diz respeito a mucosas como a da boca, garganta e a do intestino (a bebida é uma ótima opção para recuperar o organismo em caso de amigdalite, faringite e dores de barriga). Também protege os vasos sanguíneos, reduzindo as chances de infarto e derrame.
 
É conhecida pelo poder diurético. Faz bem pra quem tem cálculos renais, reumatismo, artrite, artrose e gota. Além disso, ajuda a combater doenças cardiovasculares e impede a formação de trombos, coágulos que podem entupir os vasos sanguíneos e causar derrames.
 
Por agir como um antibiótico natural, é recomendado para todos os tipos de infecções, incluindo constipações, gripe, bronquite, dor de ouvido e sinusite. Também alivia desconfortos intestinais, azia e cólicas.
 
Trata-se de uma planta medicinal muito popular no Peru. Os incas foram os primeiros a tirar proveito de seus benefícios para a saúde no tratamento de doenças como artrite, gastrite, reumatismo e inflamações em geral.
 
É o queridinho das dietas por sua ação desintoxicante, digestiva e diurética , assim como o chá branco. Preparado a partir de folhas da planta Camellia sinensis, auxilia na perda de peso, na diminuição das taxas de colesterol, controla a pressão arterial, ativa o sistema imunológico e reduz o risco de artrose, aterosclerose, entre outras doenças degenerativas.
 
O fruto do arbusto Juniperus communis, comum na Europa, é usado em chá devido aos seus poderes diuréticos, digestivos e antissépticos. Auxilia no combate aos cálculos renais, à bronquite crônica, à tosse e ao reumatismo.
 
 
__,_._,___
...............................................
RECEBI POR E-MAIL

SENTA AÍ QUE LÁ VEM RECEITA

Bolo de Chocolate no Liquidificador


Ingredientes
2 xícaras de açúcar
2 xícaras de farinha de trigo
2 xícaras de achocolatado
1 colher de sobremesa de fermento
1 xícara de de manteiga derretida
1 xícaras de água morna
2 ovos inteiros

Calda de chocolate
1 lata de leite condensado
5 colheres de achocolatado

Modo de preparo
Bolo
Junte tudo no liquidificador e deixe bater.
Coloque numa forma untada e polvilhada com farinha de trigo, e leve ao forno pré-aquecido a 200 graus,
por cerca de quarenta minutos (dependendo do forno).

Calda
Misture tudo em uma panela e, em fogo baixo, mexa até engrossar. Mas não deixe engrossar muito, pois a calda precisa estar “líquida” para ser despejada em cima do bolo. Faça furos no bolo com um garfo ou palito antes de despejar a calda, para que ela penetre na massa e deixe o bolo “molhadinho”. E aproveite!
================

Muito tempo na frente do computador?

Muito tempo na frente do computador?
Para as mulheres vaidosas, o item 7 é importante...


O que acontece no corpo quando a gente fica muito tempo em frente ao computador:

rapaz sentadocid:image003.gif@01C9DD34.B48D3240
1) Olhos ressecados - O número de piscadas cai até 30% durante o trabalho em frente ao computador. Assim, ocorre uma rápida evaporação do filme lacrimal, uma fina camada de água que recobre os olhos. A córnea, então, fica seca. Daí, o olho pode ficar irritado, já que há menos proteção. Qualquer partícula de poeira causa incômodo e a visão pode ficar embaçada
cid:image003.gif@01C9DD34.B48D3240rapaz sentadocid:image003.gif@01C9DD34.B48D3240
2) Cansaço visual - Para ler as informações na tela, a gente, sem se dar conta, faz um grande esforço. Depois de horas e horas de leitura, os músculos que sustentam o cristalino, lente responsável por focar o que vemos, entram em fadiga, deixando a visão turva e desfocada. Luz de mais ou de menos também contribui para o desconforto, porque a pupila tem de se fechar ou se abrir mais para controlar a passagem dos raios luminosos.

cid:image003.gif@01C9DD34.B48D3240rapaz sentadocid:image003.gif@01C9DD34.B48D3240
3) Pescoço tensionado  - A flexão exagerada do pescoço sobre a tela é ruim para os músculos da região. Eles tendem a ficar contraídos e duros, como esponjas que retêm água, e não conseguem voltar rapidamente a seu formato original.
cid:image003.gif@01C9DD34.B48D3240rapaz sentadocid:image003.gif@01C9DD34.B48D3240
4) Postura e coluna - Quando sentamos inclinados em direção à tela do computador e em cadeiras inadequadas, a curvatura da lombar fica mais plana e a curva das vértebras cervicais, mais acentuada, em forma de corcunda. Os músculos são tensionados e pressionam os nervos da coluna, causando dor nas costas. Depois de muito tempo sendo tracionada, a musculatura relaxa e a tensão vai toda para os ligamentos. A sensação de queimação, ou dor do arrancamento de prego, como também é conhecida, aumenta progressivamente.

cid:image003.gif@01C9DD34.B48D3240rapaz sentadocid:image003.gif@01C9DD34.B48D3240
5) Tendão lesionado - Muito comum, a LER (lesão por esforço repetitivo) inclui uma série de problemas, como tendinite (inflamação dos tendões dos dedos e punhos), tenossinovite (inflamação de membranas dos tendões) e bursite (inflamação das bursas, almofadas que permitem o deslizamento dos tendões).

cid:image003.gif@01C9DD34.B48D3240rapaz sentadocid:image003.gif@01C9DD34.B48D3240
6) Inchaço nas pernas - Esta posição pressiona os vasos da coxa e, dessa forma, torna-se mais difícil para o sangue fazer o caminho de volta para o coração. Ele fica represado nas veias, que se distendem e permitem a passagem de água para os tecidos, inchando as pernas.
cid:image003.gif@01C9DD34.B48D3240rapaz sentado
7) Barriga saliente  - Quando a musculatura das costas fica tensionada, caso de quando a gente se senta horas a fio diante do PC, os músculos do abdômen acabam relaxados. Aí, sem a prática regular de exercícios físicos, a barriga começa a exibir sinais de flacidez e se transforma em um alvo fácil para o acúmulo de gordura.
 
 
-


..................................................
RECEBI POR E-MAIL

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS
AVISO IMPORTANTE!! Reconhecimento: Alguns textos e imagens contidas aqui neste Site são retiradas da internet, se por acaso você se deparar com algo que seja de sua autoria e não tiver seus créditos, entre em contato para que eu possa imediatamente retirar ou dar os devidos créditos. EMAIL: josenidelima@gmail.com ..... FAVOR INFORMAR O LINK