PROCURANDO POR ALGO?

quarta-feira, 4 de setembro de 2013

Mineral zinco para que serve

Publicado por: 

Mineral zinco para que serve

Os minerais no corpo humano participam de muitas e variadas funções. Veja as funções do mineral zinco no nosso organismo.

Mineral zinco para que serve

  • O zinco auxilia no metabolismo de proteínas e ácidos nucleicos, 
  • Propicia o bom funcionamento do sistema imunológico,
  • Estimula a atividade de mais de 100 enzimas (como a superóxido dismutase), 
  • É necessário na cicatrização dos ferimentos, 
  • Aumenta a libido
  • Atua na formação dos ossos
  • Atua nas percepções do sabor e olfato,
  • Está presente e na síntese do DNA, 
  • Faz parte do hormônio insulina,
  • Associado à vitamina C, é eficaz no combate aos radicais livres.

FONTE:
http://www.saudecomciencia.com/2013/09/mineral-zinco-para-que-serve.html?utm_source=feedburner&utm_medium=email&utm_campaign=Feed%3A+saudecomciencia%2FSCS+%28Sa%C3%BAde+com+Ci%C3%AAncia%29

A energia dos aromas

A energia dos aromas

as energias do aromaCada planta acumulou, no decorrer dos milhões de anos de sua história, a memória viva do reino vegetal, da sua família, do seu gênero ou da sua espécie. Todas essas informações merecem ser usadas com todo o respeito. É um milagre que acontece diante dos nossos olhos.
Quando observamos uma planta do ponto de vista de sua família, descobrimos muitas coisas sobre a própria família. Também podemos aprender com a parte da planta onde sua criatividade é mais desenvolvida e, no caso da aromaterapia, onde é produzido seu óleo essencial.
Parece que cada família tem um domínio de criatividade privilegiado. As labiadas e as mirtáceas produzem seus óleos essenciais principalmente nas folhas, enquanto a rosa prefere a flor; os cítricos os produzem na flor, no fruto e na folha; as burseráceas, nas exsudações, e por aí vai.
No processo de evolução natural, cada planta passa da esfera física, com o germe e depois as raízes, para a esfera vital, com as folhas, e finalmente para a esfera astral, com a flor. Em seguida cria o fruto ou semente numa involução que volta ao mundo físico.
Os óleos essenciais produzidos nas raízes (angélica, vetiver) tendem a ter uma energia fundamental e características próprias de alimentos. Não são muito refinados, mas costumam ser poderosos estimulantes das funções vitais (especialmente da digestão) do organismo. Sua recomendação mais comum é para a anemia.
O sistema de folhas da planta corresponde ao seu corpo vital. Os óleos essenciais produzidos nessa região (eucalipto, niaouli, hortelã-pimenta etc.) conservam uma forte afinidade com a energia prana, o sistema respiratório. Eles tonificam o corpo vital. Um desenvolvimento excessivo do sistema de folhas é sinal de desequilíbrio etéreo passível de produzir toxicidade (como acontece em algumas umbelíferas).
À flor é a última conquista da planta. Somente aquelas mais evoluídas espiritualmente (como a rosa) podem criar sem restrições nesse nível. A produção da fragrância é um sinal de intensa atividade astral. Embora os óleos es­senciais sejam encontrados em quantidades ínfimas na flor, normalmente suas fragrâncias são muito intensas, apesar de refinadas na pró­pria natureza. As plantas com a criatividade floral mais intensa raramente produzem fru­tos ou sementes significativos. É lá que se es­gota sua criatividade, e sua criação não per­tence mais ao plano físico. Essas fragrâncias tendem a ser revitalizantes (jasmim) ou até intoxicantes (narciso).
Os óleos essenciais das flores, portanto, costu­mam ser muito refinados e sutis, mas, por outro lado, difíceis de extrair. Às vezes, estão tão dis­tantes da esfera física que fica impossível extraí-los pela destilação a vapor. (O néroli e a rosa são exceções por virem de plantas bem equilibradas; ambas produzem frutos comestíveis: a laranja e o fruto da roseira.) Extremamente sensíveis à temperatura, suas moléculas se rompem quando expostas ao calor. Alguns podem ser extraídos com solventes (jasmim, angélica, narciso).
Os óleos produzidos na semente nos levam inteiramente de volta ao mundo físico, sendo menos sofisticados, mais humildes e diretos (frutas cítricas, anis, funcho, coentro). São revigorantes e fortificantes e têm forte afinidade com o sistema digestivo (especialmente as se­mentes que também servem de alimento ou que são usadas como especiaria).
As árvores e os arbustos também sabem criar óleos em sua madeira (sândalo, cedro). Trata-se de óleos que ajudam o equilíbrio e a con­centração. Aqui o processo criativo é transpor­tado para o cerne da madeira. Esses óleos têm o poder de abrir nossa consciência para esfe­ras mais altas sem deixar que percamos o autocontrole. São especialmente adequados a ri­tuais, meditação, ioga.
Finalmente, certas árvores e arbustos (mirra, Olíbano, coníferas, esteva) produzem resinas ou gomas perfumadas. Nesses casos, o óleo essen­cial tem forte afinidade com o sistema glandular. Além de controlar as secreções, apre­senta propriedades cosméticas e curativas (cui­dados com a pele, lesões, úlceras).

FONTE:
http://universonatural.wordpress.com/2013/09/04/a-energia-dos-aromas/

FRASE DO DIA

Frase do dia 04 de Setembro de 2013

"Os que acreditam na sorte, ficam esperando por uma oportunidade. Os que acreditam em seu potencial criam as oportunidades."
(Fernando Lapolli)

Mais reflexões: Blog do Fernando Lapolli

Evangelho do dia

Quarta-feira, 4 de Setembro de 2013.
Santo do dia: Beata Maria de Santa Cecília Romana (Dina Bélanger), virgem
Cor litúrgica:Verde
Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas 4, 38-44
Primeira leitura: Colossenses 1, 1-8
Início da carta de São Paulo aos Colossenses:

1Paulo, apóstolo de Cristo Jesus por vontade de Deus e o irmão Timóteo, 2aos santos e fiéis irmãos em Cristo que estão em Colossos: graça e paz da parte de Deus nosso Pai. 3Damos graças a Deus, Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, sempre rezando por vós, 4pois ouvimos acerca da vossa fê em Cristo Jesus e do amor que mostrais para com todos os santos, 5animados pela esperança na posse do céu. Disso já ouvistes falar no Evangelho, cuja palavra de verdade chegou até vós. 6E como no mundo inteiro, assim também entre vós ela está produzindo frutos e se desenvolve desde o dia em que ouvistes a graça divina e conhecestes verdadeiramente. 7Assim aprendestes de Epafras, nosso estimado companheiro, que é junto de vós um autêntico mensageiro de Cristo.8Foi ele quem nos deu notícia sobre o amor que o Espírito suscitou em vós.

- Palavra do Senhor
- Graças a Deus
Salmo 51

- Eu, porém, como oliveira verdejante na casa do Senhor, confio na clemência do meu Deus agora e para sempre!
R: Confio na clemência do meu Deus, agora e sempre!

- Louvarei a vossa graça eternamente, porque vós assim agistes; espero em vosso nome, porque é bom, perante os vossos santos!
R: Confio na clemência do meu Deus, agora e sempre!
Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas 4, 38-44
- Aleluia, Aleluia, Aleluia!
- O Espírito do Senhor repousa sobre mim e enviou-me a anunciar aos pobres o Evangelho (Lc 4, 18)

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas:

Naquele tempo: 38Jesus saiu da sinagoga e entrou na casa de Simão. A sogra de Simão estava sofrendo com febre alta, e pediram a Jesus em favor dela. 39Inclinando-se sobre ela, Jesus ameaçou a febre, e a febre a deixou. Imediatamente, ela se levantou e começou a servi-los. 40Ao pôr do sol, todos os que tinham doentes atingidos por diversos males, os levaram a Jesus. Jesus colocava as mãos em cada um deles e os curava. 41De muitas pessoas também saíam demônios, gritando: 'Tu és o Filho de Deus.' Jesus os ameaçava, e não os deixava falar, porque sabiam que ele era o Messias. 42Ao raiar do dia, Jesus saiu, e foi para um lugar deserto. As multidões o procuravam e, indo até ele, tentavam impedi-lo que os deixasse. 43Mas Jesus disse: 'Eu devo anunciar a Boa Nova do Reino de Deus também a outras cidades, porque para isso é que eu fui enviado.' 44E pregava nas sinagogas da Judéia.

- Palavra da Salvação
- Glória a Vós, Senhor
Comentário do dia: Catecismo da Igreja Católica 
§§ 309-310
A sogra de Simão estava com muita febre
Se Deus Pai todo-poderoso, Criador do mundo ordenado e bom, tem cuidado com todas as suas criaturas, porque é que o mal existe? A esta questão, tão premente como inevitável, tão dolorosa como misteriosa, não é possível dar uma resposta rápida e satisfatória. É o conjunto da fé cristã que constitui a resposta a esta questão: a bondade da criação, o drama do pecado, o amor paciente de Deus que vem ao encontro do homem pelas suas alianças, pela encarnação redentora de seu Filho, pelo dom do Espírito, pela agregação à Igreja, pela força dos sacramentos, pelo chamamento à vida bem-aventurada, à qual as criaturas livres são de antemão convidadas a consentir, mas à qual podem, também de antemão, negar-se, por um mistério terrível. Não há nenhum pormenor da mensagem cristã que não seja, em parte, resposta ao problema do mal.

Mas porque é que Deus não criou um mundo tão perfeito que nenhum mal pudesse existir nele? No seu poder infinito, Deus podia sempre ter criado um mundo melhor (São Tomás de Aquino). No entanto, na sua sabedoria e bondade infinitas, Deus quis livremente criar um mundo «em estado de caminho» para a perfeição última. Este devir implica, no desígnio de Deus, juntamente com o aparecimento de certos seres, o desaparecimento de outros; o mais perfeito, com o menos perfeito; as construções da natureza, com as suas destruições. Com o bem físico também existe, pois, o mal físico, enquanto a criação não tiver atingido a perfeição.
Copyright© Arautos do Evangelho 2011. Todos os direitos reservados.
Divulgação autorizada, citando a fonte.

Neymar x Bale

Neymar x Bale


qua, 04/09/13

por meiodecampo

O jornal “Mundo Deportivo”, de Barcelona, dá uma leve cutucada na mais nova contratação do Real Madrid em sua manchete desta quarta-feira. O diário compara Gareth Bale e Neymar e afirma que o brasileiro vale mais que o galês em tudo, menos no preço.
Para efeito de comparação, o jornal destaca alguns números. Em gols, o placar é 138 a 60 para Neymar. Já a apresentação do brasileiro levou 56 mil torcedores ao Camp Nou, enquanto Bale contou com a presença de 25 mil pessoas no Bernabéu na última segunda-feira.
Além de questões como patrocinadores, títulos e assistências, o “Mundo Deportivo” compara até seguidores no Twitter: o brasileiro tem cerca de 7,75 milhões, e o galês, pouco mais de um milhão.
O Barcelona pagou 57 milhões de euros para tirar Neymar do Santos, enquanto Bale custou, segundo o jornal, 101 milhões de euros ao Real (a imprensa de Madri fala num valor inferior, de 91 milhões de euros).

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/platb/meiodecampo/2013/09/04/neymar-x-bale/

'Beijo roubado' gerou agressão em escola de Piracicaba; veja o vídeo

Garoto de 12 anos apanhou dentro da sala de aula com socos e chutes.
Imagens foram divulgadas na internet; rapaz não sai de casa com medo.

Do G1 Piracicaba e Região
O garoto de 12 anos agredido dentro de uma escola pública de Piracicaba (SP) disse que apanhou por ter beijado uma colega de classe. O namorado da menina o atingiu com socos na cabeça e chutes nas pernas por ciúmes (veja no vídeo). A agressão ocorreu dentro da sala de aula quando não havia nenhum professor no local. O adolescente relatou que também foi ameaçado e que tem medo de sair de casa. A família quer transferi-lo de escola.
O caso foi registrado na última quarta-feira (28) na Escola Estadual Professora Carolina Mendes Thame, no bairro São Francisco. Outros estudantes filmaram a briga com celular e postaram as imagens em redes sociais na internet. Após a repercussão do vídeo, a mãe do jovem agredido registrou um boletim de ocorrência na Polícia Civil nesta segunda-feira (2).
Desde a agressão, o garoto de 12 anos deixou de frequentar a escola. "Eu não sabia que a menina estava namorando. Depois que eu apanhei, o rapaz ainda disse que ia me pegar lá fora. Fiquei com medo e evito até de sair de casa", afirmou em entrevista à EPTV.
'Beijo roubado' gerou agressão em escola de Piracicaba (Foto: Reprodução/EPTV)Agressor simulou gesto como se apontasse arma
em escola de Piracicaba (Foto: Reprodução/EPTV)
O estudante está matriculado no 5º ano do ensino fundamental. "Eu não quero deixar de estudar, mas agora preciso mudar de escola", disse. O agressor, de acordo com informações da Secretaria de Estado da Educação, estuda na mesma instituição de ensino e cumpriu dois dias de suspensão.
Gesto de arma
O pai do garoto agredido, o carpinteiro Joaquim Lopes, relatou que ficou assustado ao ver as imagens na internet. "Depois de bater, o outro menino faz um gesto como se apontasse uma arma para a cabeça do meu filho. É muito cruel o que fizeram com ele", afirmou ele, que criticou a falta de segurança na escola.
Mediação de conflito
Em nota, a assessoria de imprensa da Secretaria de Estado da Educação informou que o professor-mediador da unidade, que é capacitado para atuar em situações de conflito, está acompanhando o caso. "Foram realizadas reuniões com os estudantes envolvidos e seus responsáveis para, com base no regimento escolar, definir quais medidas serão tomadas", relatou.
'Beijo roubado' gerou agressão em escola de Piracicaba (Foto: Reprodução/EPTV)Elcilene Alves Santos quer transferir o filho
para outra escola (Foto: Reprodução/EPTV)
Transferência
A mãe do menino vítima de agressão, a acompanhante de idosos Elcilene Alves dos Santos, afirmou que quer transferir o filho da instituição de ensino.
"Ele reclamou de dores o final de semana inteiro e está assustado com tudo o que aconteceu. Ele está com medo de sair na porta de casa", disse.
“Não consigo me conformar. Estamos fazendo de tudo para que o meu filho possa realizar o sonho de terminar os estudos e fazer uma faculdade. Estou preocupada por ele estar sem ir à escola, mas preciso conseguir a transferência o quanto antes", afirmou a mãe.

FONTE:
http://g1.globo.com/sp/piracicaba-regiao/noticia/2013/09/beijo-roubado-gerou-agressao-em-escola-de-piracicaba-confira-video.html

Chinês usa canos de PVC e cria 'bicicleta aquática'

Bicicleta foi criada por Liu Wanyong.
Ele exibiu invenção em rio de Zhenning.

Do G1, em São Paulo
Usando canos de PVC, o chinês Liu Wanyong, de 52 anos, criou uma bicicleta aquática para conseguir pedalar em um rio em Zhenning, na província de Guizhou, na China.
 Liu Wanyong exibe sua bicicleta aquática em rio em Zhenning (Foto: Stringer/Reuters)Liu Wanyong exibe sua bicicleta aquática em rio em Zhenning (Foto: Stringer/Reuters)

FONTE:
http://g1.globo.com/planeta-bizarro/noticia/2013/09/chines-usa-canos-de-pvc-e-cria-bicicleta-aquatica.html

Chinês usa canos de PVC e cria 'bicicleta aquática'

Bicicleta foi criada por Liu Wanyong.
Ele exibiu invenção em rio de Zhenning.

Do G1, em São Paulo
Usando canos de PVC, o chinês Liu Wanyong, de 52 anos, criou uma bicicleta aquática para conseguir pedalar em um rio em Zhenning, na província de Guizhou, na China.
 Liu Wanyong exibe sua bicicleta aquática em rio em Zhenning (Foto: Stringer/Reuters)Liu Wanyong exibe sua bicicleta aquática em rio em Zhenning (Foto: Stringer/Reuters)

FONTE:
http://g1.globo.com/planeta-bizarro/noticia/2013/09/chines-usa-canos-de-pvc-e-cria-bicicleta-aquatica.html

Chinês usa canos de PVC e cria 'bicicleta aquática'

Bicicleta foi criada por Liu Wanyong.
Ele exibiu invenção em rio de Zhenning.

Do G1, em São Paulo
Usando canos de PVC, o chinês Liu Wanyong, de 52 anos, criou uma bicicleta aquática para conseguir pedalar em um rio em Zhenning, na província de Guizhou, na China.
 Liu Wanyong exibe sua bicicleta aquática em rio em Zhenning (Foto: Stringer/Reuters)Liu Wanyong exibe sua bicicleta aquática em rio em Zhenning (Foto: Stringer/Reuters)

FONTE:
http://g1.globo.com/planeta-bizarro/noticia/2013/09/chines-usa-canos-de-pvc-e-cria-bicicleta-aquatica.html

Pônei é resgatado após cair em piscina no Reino Unido

Incidente ocorreu perto de Chichester.
Piscina foi esvaziada para a retirada do equino.

Do G1, em São Paulo

Um pônei foi resgatado por agentes da sociedade britânica de defesa dos animais (RSPCA) depois que caiu em uma piscina em Runcton, no Reino Unido. A piscina estava com uma capa de proteção, mas o animal afundou ao pisar sobre a capa.
O incidente aconteceu em uma casa em Runcton, perto de Chichester, na semana passada. A piscina foi esvaziada para a retirada do equino. Para que o animal não ficasse assustado, a equipe de resgate chegou a colocar feno na borda da piscina.
Pônei foi resgatado de piscina em Runcton, no Reino Unido (Foto: Divulgação/RSPCA)Pônei foi resgatado de piscina em Runcton, no Reino Unido (Foto: Divulgação/RSPCA)

FONTE:
http://g1.globo.com/planeta-bizarro/noticia/2013/09/ponei-e-resgatado-apos-cair-em-piscina-no-reino-unido.html

Levar cães soltos gera multa

TRANSPORTE

Levar cães soltos gera multa

04.09.2013

Ter um cachorro, gato ou papagaio é um barato, não é? Porém, passear com eles no veículo requer atenção
Tratado como mais um membro da família, os cães e gatos costumam seguir os donos para todos os lados, não é mesmo? Eles, claro, também passeiam de automóveis. Mas, é importante lembrar ao leitor ou internauta que transporte de animais exige alguns cuidados para evitar multas e para a segurança de quem dirige e do bichinho.

Cena triste: além de tirar a atenção de quem dirige, coloca também em risco a vida do próprio animal de estimação em caso de uma freada brusca, por exemplo foto; Agência Diário do Nordeste

Para os especialistas e órgãos competentes do trânsito, o aconselhado é nunca transportar cães e gatos soltos se o motorista estiver sozinho e, sim, em caixas ou nas cadeiras apropriadas, com cinto de segurança.

Esses artigos são vendidos em lojas especializadas e têm tamanhos diferenciados. Se outra pessoa estiver no carro, o bichinho pode viajar no colo do carona, preferencialmente no banco traseiro.

De acordo com o Departamento de Estadual de Trânsito (Detran), a proibição existe, no entanto as normas não são seguidas pelos motoristas que insistem em transportar animais no colo ou pendurados na janela dos veículos.

A retenção de animais de estimação em caixas ou coleira não é obrigatória pela lei, porém é a forma mais segura para transportá-los. O ideal, ainda, é importante ressaltar, é que os bichos estejam presos a cintos especiais, casinhas ou cadeiras adequadas, sempre no banco de trás, de forma que não comprometa a segurança do veículo ou dos passageiros em caso de colisão ou mesmo que ele desvie a atenção do condutor na direção do veículo.

De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), artigo 235, a condução de animais nas partes externas do veículo é considerada infração grave. Além de somar cinco pontos à Carteira Nacional de Habilitação (CNH), o condutor arca com multa de R$ 127,69 e poderá ter o carro retido como medida administrativa até que a situação seja regularizada.

O CTB ainda prevê, artigo 252, que o motorista flagrado dirigindo com animais à sua esquerda, entre os braços ou pernas, perde quatro pontos e a infração é considerada média e multa no valor de R$ 85,13. A legislação diz que o bichinho nunca pode ir na parte externa dos veículos, como se ver na foto ao lado. Portanto, se seu cachorro adora colocar a cabeça pela janela, saiba que você pode levar uma multa por isso. Também não pode ir na cabine de caminhonetes.

No colo não
Se o animal andar solto dentro do carro e tirar a atenção de quem dirige, o motorista também pode ser multado pelo artigo 169 do CTB, que prevê notificação de R$ 53,20 e três pontos.

E atenção: também é proibido levar o animalzinho no colo ou do lado esquerdo, entre o corpo e a porta.

Neste caso, a multa é de R$ 86,13. Além de evitar multas, o transporte correto garante a segurança dos animais de estimação em eventuais freadas bruscas ou acidentes.

Mais informações
Detran
End:Av. Godofredo Maciel, 2900 Maraponga - (85) 3101-5588 

FONTE:
http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=1313837

Pastor da Igreja Mundial, Valdemiro Santiago, pode comprar MTV

Pastor da Igreja Mundial, Valdemiro Santiago, pode comprar MTV

Redação Web | 19h01 | 03.09.2013

Devido a cláusulas de confidencialidade, detalhes da negociação não foram divulgadas e a MTV não se manifestou sobre o caso.


A MTV foi oferecida ao líder da Igreja Mundial do Poder de Deus pastor Valdemiro Santiago. A informação foi confirmada pelo deputado do PSC do Paraná, Ricardo Arruda administrador de empresas e gestor financeiro ligado à Igreja.
A primeira oferta aconteceu em 2012 e na ocasião o valor pedido pela Editora Abril foi em torno de R$ 500 milhões. Agora o contato aconteceu novamente por meio de um intermediário.
Devido a cláusulas de confidencialidade, detalhes da negociação não foram divulgadas e a MTVnão se manifestou sobre o caso.
Já o bispo da Igreja Internacional da Graça de Deus, R.R. Soares, conseguiu da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), a permissão para comprar 3 operadoras de serviço especial de TV por assinatura do grupo Abril.
Por enquanto, a Igreja de Valdemiro continua na Bandeirantes.

FONTE:
http://diariodonordeste.globo.com/noticia.asp?codigo=365808


Todas as explicações dadas por americanos foram falsas, diz ministro sobre denúncias de espionagem

Folhapress | 23h09 | 03.09.2013

Para ele, não existe qualquer 'ilusão' de que os EUA espionam o governo brasileiro sob a justificativa de monitorar eventuais ataques terroristas


O ministro Paulo Bernardo (Comunicações) afirmou nesta terça-feira (03) que todas as explicações dadas pelos Estados Unidos ao governo brasileiro decorrente das revelações de espionagem no país "revelaram-se falsas". Segundo ele, o Brasil espera alguma "explicação razoável", sobretudo diante das recentes suspeitas de espionagem contra a presidente Dilma Rousseff.

De acordo com documentos divulgados pelo jornalista Glenn Greenwald, fornecidos pelo técnico em informática Edward Snowden, que trabalhou para a Agência Nacional de Segurança (NSA) dos EUA durante os últimos 4 anos, milhões de telefones e de dados de usuários de internet em todo o mundo foram monitorados. Até a presidente Dilma Rousseff teria sido alvo da espionagem norte-americana.
"Não, não deram nenhuma explicação razoável [os EUA]. Aliás, todas explicações que nos foram dadas desde o início desses episódios revelaram-se falsas. As explicações que nós recebemos da embaixada e depois as visitas que nossas equipes fizeram aos EUA, os acontecimentos posteriores mostraram que não se sustentavam as alegações que nos apresentaram. Portanto, nós continuamos esperando as explicações", disse o ministro.
Bernardo também classificou a ação norte-americana como "injustificável", mas disse que qualquer opinião no governo sobre ir ou não a Washington em outubro, em visita de Estado,cabe à presidente e a sua equipe diplomática. "Eu acho que o governo fez parece adequado, exigir explicações do governo americano", afirmou.
"Eu acho que a diplomacia é o caminho para resolver isso. Isso é um embaraço que eles nos causam, assim como eles estão causando para outros países, para o México, para a Alemanha, para a França. O mundo civilizado está com certeza estarrecido com essa saliência", disse ainda.
Para ele, não existe qualquer "ilusão" de que os EUA espionam o governo brasileiro sob a justificativa de monitorar eventuais ataques terroristas. "É uma espionagem com um caráter comercial, industrial, interesse em saber questões como o pré-sal e outras de peso econômico ou de peso comercial. Portanto, é mais grave do que fica parecendo à primeira vista." 


FONTE:
http://diariodonordeste.globo.com/noticia.asp?codigo=365824

Sistema Único de Saúde (SUS) desativou quase 13 mil leitos entre 2010 e 2013

Sistema Único de Saúde (SUS) desativou quase 13 mil leitos entre 2010 e 2013

Agência Brasil | 23h55 | 03.09.2013

Fortaleza está entre as que mais teve leitos desativados, com 467 unidades a menos


Entre janeiro de 2010 e julho de 2013, quase 13 mil leitos do Sistema Único de Saúde (SUS) foram desativados. O levantamento, baseado em dados do Ministério da Saúde, foi feito peloConselho Federal de Medicina (CFM).
psiquiatria, com 7.449 leitos a menos, foi a especialidade com maior queda. Na pediatria houve redução de 5.992; na obstetrícia, 3.431 e na cirurgia geral houve uma redução de 340 leitos. Em janeiro de 2010, o SUS tinha 361 mil leitos, em julho deste ano, caiu para 348.303.
O Ministério da Saúde explicou, em nota, que houve queda de leitos psiquiátricos em função de uma nova política, que não prioriza a hospitalização de pacientes com agravos de psiquiatria. Porém, a psiquiatra Fátima Vasconcelos avalia a política como "equivocada". "Medicamentos novos permitem que os pacientes sejam tratados em casa, mas há inúmeras condições que precisam de internação", disse Fátima. Na opinião da especialista falta planejamento na área, o governo não considerou os níveis de gravidade das doenças psiquiátricas.
Fátima diz que há ilhas de excelência em psiquiatria em hospitais universitários, mas a realidade do serviço público mostra que existe uma grande dificuldade de conseguir uma consulta. "Não existe esse ambulatório tão bem ajeitado que evite internações. É um viés ideológico. Achar que não existe doença psiquiátrica é uma insanidade", disse Fátima.
No período do levantamento, 9 estados apresentaram números positivos no cálculo final de leitos ativados e desativados nos últimos 2 anos e meio: Rondônia (629), Rio Grande do Sul (351), Espírito Santo (239), Santa Catarina (205), Mato Grosso (146), Distrito Federal (123), Amapá (93), Roraima (24) e Tocantins (9).
Em números absolutos, os estados das regiões Sudeste e Nordeste foram os que mais sofreram redução no período. Na avaliação do presidente do CFM, Roberto d'Ávila, os dados revelam de forma contraditória o favorecimento da esfera privada em detrimento da pública na prestação da assistência à saúde.

Fortaleza está entre as que mais tiveram leitos desativados
No estado do Rio de Janeiro, 4.621 leitos foram desativados desde 2010. No Nordeste, a maior queda foi no Maranhão (-1.181). Entre as capitais, o Rio de Janeiro foi a que mais perdeu leitos na rede pública (-1.113), seguido por Fortaleza (-467) e Curitiba (-325).
Para o Ministério da Saúde, o CFM não considerou o contexto da redução de leitos. A pasta informou em nota, que entre 2007 e 2013, houve aumento de 63% no número de leitos de UTI no país, que passaram de mais de 11,5 mil para 18,8 mil e são voltados para pacientes em estado grave. A pasta também explica que houve ampliação nos programas de vacinação, o que diminuiu o número de crianças internadas e, consequentemente, a necessidade de leitos na área.
O Ministério da Saúde também destacou a criação do Programa Melhor em Casa, que oferece atendimento domiciliar com equipe multidisciplinar e o reforço na atenção básica e nas unidades de Pronto-Atendimento, ações que, de acordo com a pasta, reduzem a necessidade de leitos para internação.


FONTE:
http://diariodonordeste.globo.com/noticia.asp?codigo=365826

Coelce dará 40% de desconto para novos eletros

´LUZ SOLIDÁRIA´

Coelce dará 40% de desconto para novos eletros

04.09.2013

O Programa tem o objetivo de estimular o uso de eletrodomésticos eficientes, além de gerar renda nas comunidades
Quem está pensando em trocar a geladeira, freezer ou ar-condicionado pode aproveitar este mês de setembro para comprar com desconto e ainda contribuir para a preservação do meio ambiente e ajudar projetos sociais desenvolvidos no Ceará. Iniciada ontem, a quarta edição do Programa Luz Solidária, da Companhia Energética do Ceará (Coelce), está disponibilizando, em parceria com as lojas Macavi e Liliane, cinco mil produtos com Selo Procel de Economia de Energia que podem ser comprados com 40% de desconto (limitado a R$ 700) em todo o Estado.

Ao todo, cinco mil produtos foram disponibilizados para o Programa, todos contendo o Selo Procel de Economia de Energia FOTO: HONÓRIO BARBOSA

De acordo com o responsável pela eficiência energética da Coelce, Odailton Arruda, qualquer pessoa pode comprar os itens com desconto, desde que seja cliente residencial, entregue o seu eletrodoméstico antigo ao receber o novo e faça uma doação, no valor de 8% do preço do produto novo, para um dos 21 projetos sociais que estão participando desta edição do Programa. "Se uma pessoa for a uma das lojas parceiras e escolher uma geladeira de R$ 1 mil, por exemplo, ela poderá comprar esse produto por R$ 600, se for cliente residencial, entregar sua geladeira antiga, que deve estar funcionando, e doar, neste caso, R$ 80 para um dos projetos sociais. As lojas têm a relação dos produtos disponíveis e dos projetos participantes. Assim, o consumidor pode escolher o projeto para o qual deseja doar e realizar, na própria loja, o pagamento do boleto que é emitido, no momento da compra, em nome do projeto escolhido", explica, acrescentando que, preferencialmente, a compra deve ser realizada pelo titular da conta de energia. "Acredito que todos os cinco mil produtos serão vendidos até o fim do mês", reforça.

Benefícios

Iniciado em 2009, o Programa Luz Solidária tem o objetivo de estimular o uso de eletrodomésticos eficientes, respeitando o meio ambiente por meio da troca de eletrodomésticos velhos por equipamentos novos e econômicos. Além disso, também tem o intuito de gerar renda nas comunidades com projetos participantes do programa. "A eficiência energética gerada pelo Programa é um ganho grande para a população, que terá energia efetivamente usada e não desperdiçada", afirma Odailton Arruda, segundo quem uma geladeira nova, devido à tecnologia que possui, gera uma economia de energia em torno de 60% em relação a uma geladeira de seis anos, por exemplo, mesmo que esta esteja bem conservada.

Expectativa

Nesta edição, a expectativa, conforme Odailton, é que a venda dos cinco mil itens disponíveis resultem em R$ 2 milhões em bônus aos consumidores e R$ 750 mil em doações para os projetos sociais. "Esses projetos foram selecionados por meio de uma chamada feita pela Coelce e tendo como critérios a geração de renda e o número de famílias beneficiadas. Todos os projetos devem gerar renda. Entre as 21 iniciativas beneficiadas, estão projetos atuam com serigrafia, confecção, produção de pães, aproveitamento de lixo orgânico e fabricação de bola de futebol, dentre outros", afirma.

Eólicas do Ceará em dados na EPE
Com dados históricos sobre temperatura, umidade relativa do ar, velocidade média e permanência de velocidade do vento a partir de estações de medição instaladas em 180 parques eólicos no País - sendo 28 no Ceará, 73 no Rio Grande do Norte, 51 na Bahia e 28 no Rio Grande do Sul -, a Empresa de Pesquisa Energética (EPE) disponibilizou desde ontem em seu site um abrangente conjunto de informações sobre o setor.

28 parques eólicos implantados no Estado estão sendo monitorados pela EPE FOTO: RODRIGO CARVALHO

A iniciativa foi apresentada nesta terça-feira pelo presidente da EPE, Mauricio Tolmasquim, durante o evento "Brazil WindPower 2013", no Rio de Janeiro. As informações estão disponíveis no endereço eletrônico sistemas.epe.gov.br/Amadvp, alocado na página principal do site da entidade.

Cada uma das180 estações encaminha quinzenalmente à EPE um volume de informações, apuradas a cada 10 minutos, que supera 41 mil registros. São quase 15 milhões de registros por mês. Os dados cobrem um período de janeiro de 2012 a junho de 2013 - prazo este que será ampliado gradativamente.

No Estado

A partir do banco de dados pode-se, por exemplo, verificar que, nesse período de 18 meses, a velocidade média do vento nos parques eólicos cearenses chegou a 11 metros por segundo (m/s), registradas em outubro de 2012. Ou que, em 2013, de janeiro a março, a velocidade do vento, em metade do tempo (permanência de 50%), foi igual ou superior a 8m/s nos parques eólicos locais.

Passo importante
Na avaliação do presidente da EPE, trata-se de um importante ferramental, tanto para investidores do setor eólico quanto para outros agentes do mercado, como consultores e pesquisadores. "A disponibilização desse sistema de coleta de informações é um passo importante para que, no futuro, os modelos de planejamento consigam mensurar melhor os benefícios da operação conjunta de parques eólicos e usinas hidrelétricas, duas fontes sazonais", explica Tolmasquim.

A fonte eólica vem ganhando rapidamente participação na matriz elétrica brasileira e deverá atingir cerca de 10 mil MW instalados até o ano de 2016. 

FONTE:
http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=1313933

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS
AVISO IMPORTANTE!! Reconhecimento: Alguns textos e imagens contidas aqui neste Site são retiradas da internet, se por acaso você se deparar com algo que seja de sua autoria e não tiver seus créditos, entre em contato para que eu possa imediatamente retirar ou dar os devidos créditos. EMAIL: josenidelima@gmail.com ..... FAVOR INFORMAR O LINK