PROCURANDO POR ALGO?

terça-feira, 8 de janeiro de 2013

Estudante produz sabonete de nim contra carrapatos e pulgas


BEM-ESTAR ANIMAL

Estudante produz sabonete de nim contra carrapatos e pulgas


Testes realizados em 50 cães comprovam a eficácia do produto, em 100% dos casos, como carrapaticida natural
Limoeiro do Norte Aluna do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Ceará (Ifce), neste município, produziu um sabonete carrapaticida com extrato de nim (Azadirachta indica). As pesquisas realizadas pela estudante Jéssica Martins obtiveram resultados positivos com 100% de eficiência. A estudante pesquisa as propriedades da árvore desde o Ensino Médio, e possui uma invenção patenteada pelo Núcleo de Inovação Tecnológica do Instituto Federal (NIT Ifce).

Jéssica Martins fez a pesquisa no laboratório do IFCE de Limoeiro do Norte FOTO: ELLEN FREITAS


Aluna do curso de Saneamento Ambiental, Jessica é natural de Itaiçaba. Desde que trabalhava como auxiliar administrativa na Prefeitura de Limoeiro em 2008, na época cursando o Ensino Médio, ela observou em viagens ao campo que agricultores utilizavam o nim para eliminar algumas pragas da cultura do milho e do feijão.

O conhecimento popular dava conta de que o chá das folhas também eliminava pulgas e carrapatos de cães. Partiu daí o interesse pela pesquisa, buscando descobrir outras formas de utilizar no dia a dia a árvore, que é bem comum na região.

"Quando eu entrei no Instituto, fiz um estudo bibliográfico para aprofundar o que eu conhecia, como o nim é popularmente conhecido como inseticida. Tentei criar um sabonete para cães a partir do extrato da folha, que fosse mais eficiente no combate a pulgas e carrapatos", explica. Segundo ela, a substância azadiractina é responsável pela repelência de vários insetos.

Eficiência total
Durante seis meses, a estudante desenvolveu o produto e realizou testes em 50 cães. Os resultados foram surpreendentes, indicando eficiência de 100% como carrapaticida natural. Foi observado que o sabonete também auxilia no processo de cicatrização de ferimentos nos cachorros. Nenhum dos cães que utilizaram a amostra apresentou reações alérgicas ao produto. O sabonete é feito de forma simples, qualquer pessoa pode produzi-lo em casa.

"Nós utilizamos a metodologia mais simples. Ao invés de ser colocada a fragrância e o princípio ativo do sabonete convencional, a gente substituiu pelo extrato de nim, que é misturado à glicerina derretida e ao sabão de coco. A gente visou a utilização desse produto por pessoas que não tem tanta condição financeira e pudessem produzir em casa", explica.

No período da pesquisa e criação do sabonete, ela trabalhou como voluntária no laboratório de Química do Ifce, sob a orientação da doutora em Bioquímica, Renata Chastinet, que incentivou as pesquisas da aluna. Ela também é autora do projeto que utiliza a cinza da folha do nim como agente de absorção de metais pesados em amostras sintéticas. Ela escreveu o projeto a partir de seus estudos.

Explica que o lançamento indevido de metais no ambiente causa contaminação no corpo hídrico, atingindo plantas e peixes, podendo também contaminar seres humanos através da ingestão de alguns alimentos. "Quando o peixe se alimenta naquele meio em que a quantidade de metais foi aumentada, ele fica contaminado. Quando nós consumimos esse peixe, a taxa de metais em nosso organismo também aumenta, podendo causar sérios danos à saúde como problemas no fígado, rins, doenças degenerativas como Alzheimer e a destruição de algumas funções enzimáticas no organismo", explica.

Os metais são lançados no ambiente principalmente através de algumas indústrias metalúrgicas, que despejam a água utilizada para resfriar os metais sem nenhum tratamento. A estudante criou um pó que possui um alto poder de absorção destes metais para combater essa problemática. A invenção foi patenteada em outubro do ano passado e foi licenciada pelo Núcleo de Inovação Tecnológica do Instituto Federal.

O nim é uma árvore originária da Índia e é utilizada há séculos na medicina humana e animal. Na agricultura, é utilizada no controle de pragas (insetos), devido ao seu poder repelente, atuando também sobre alguns fungos e bactérias.

É utilizada na fabricação de cosméticos, fertilizantes e no reflorestamento. Muito popular na Região do Baixo Jaguaribe, a árvore é utilizada principalmente na arborização urbana.

Algumas pesquisas recentes dão conta de que uma mistura de extrato de nim com uma determinada quantidade de detergente pode ocasionar o mesmo efeito dos pós químicos utilizados para combater a larva do Aedes aegypti, popularmente conhecido como mosquito da Dengue. Outra pesquisa mostra que a azadiractina impede que as larvas do mosquito-palha, principal vetor da leishmaniose visceral no Brasil, complete seu ciclo de desenvolvimento, atingindo a fase adulta.

Mais informações:
Laboratório de Química do IFCE 
Campus Limoeiro do Norte
Rua Estevam Remígio, 1.145
Centro
Telefone: (88) 3477.6900

ELLEN FREITASCOLABORADORA 
FONTE: http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=1221276

IPTU e IPVA: pagar à vista ou parcelar?


BOLETO NO SITE DA SEFAZ

IPTU e IPVA: pagar à vista ou parcelar?



Somente a Sefaz prevê arrecadar mais de R$ 500 milhões com o IPVA de 1,6 milhão de veículos no Ceará
O boleto para pagamento do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) deste ano já está disponível na internet, no site da Secretaria da Fazenda do Ceará (Sefaz-CE), desde ontem. Além do imposto estadual, a Secretaria de Finanças de Fortaleza (Sefin) deve disponibilizar na segunda quinzena de janeiro os boletos de cobrança do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU). Em conjunto com as despesas de início de ano, surge a dúvida no contribuinte: melhor efetuar o pagamento dos tributos à vista ou parcelado?
































Pagar à vista pode ser a melhor opção em alguns casos, segundo o advogado tributarista, Erinaldo Dantas. "Se você tiver o dinheiro para pagar à vista e o valor do desconto for suficiente para cobrir o que teve rendimento na aplicação, vai valer a pena antecipar o pagamento do tributo. Às vezes, manter o dinheiro investido no banco é melhor. Compensa ter uma aplicação em que você mantenha sua liquidez. Você pode precisar do dinheiro em uma outra eventualidade", explica.

Parcelamento
Caso o contribuinte não possua o valor para o pagamento integral, a entrada no cheque especial e o endividamento são alternativas descartadas pelo advogado, sendo mais vantagem, segundo ele, o parcelamento.

De olho nos cálculos

Erinaldo enfatiza ainda a importância de o contribuinte verificar a veracidade dos cálculos tanto no IPTU, quanto no IPVA. "Eles são calculados com base no valor venal do imóvel e do veículo automotor. Nesse primeiro boleto, chamado de notificação de lançamento, vem discriminado o cálculo que foi feito".

De acordo com ele, o IPVA é calculado por um levantamento feito com base no mercado de veículos nacional, podendo haver diferença entre o valor de um automóvel de outro estado em relação ao Ceará. "Às vezes causa pequenas distorções", afirma. Já no IPTU, conforme Erinaldo, é muito pouco provável que o valor do metro quadrado do apartamento esteja mais baixo, pois a planta não sofre processo de atualização há um certo tempo. Entretanto, "é possível que os dados do imóvel estejam desatualizados ou que haja um erro de cadastro no município".

Caso seja constatado o erro, o contribuinte poderá solicitar, por escrito, que o cálculo seja refeito. "Até que eles respondam, não haverá cobrança. Geralmente, a resposta vem rápido", completa.

Como obter o IPVA

Para ter acesso aos boletos de pagamento do tributo estadual pela internet, o contribuinte deve clicar na barra "serviços online", do site da Sefaz ( www.sefaz.ce.gov.br ), depois em "IPVA", "DAE para pagamento" e "IPVA 2013". É preciso informar número da placa, Renavam ou chassi.

Para este ano, de acordo com a Sefaz, a tabela do tributo teve redução de 9,41% em relação ao valor estabelecido em 2012.

O pagamento poderá ser parcelado em quatro vezes, sendo nos dias 8 dos meses de fevereiro, março, abril e maio. Os contribuintes que pagarem o imposto até o vencimento de 31 de janeiro terão 5% de desconto.

A Sefaz estima arrecadar R$ 513,3 milhões de impostos de 1.696.599 veículos no Ceará.


FONTE: http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=1221343

Bife de panela de pressão


Bife de panela de pressão e Presentes do amigo secreto Foodbloggers















As comidinhas rapidas e faceis de fazer tomou conta geral da minha cozinha ,sempre que preciso de algo mais rapido preparo para minha galerinha,pois alem de facil de fazer é rapida e gostosa ,geralmente eu sirvo  com saladinha,arroz branco e feijão não existe combinação mais perfeita ...Esta carninha vc pode até mesmo fazer com acem ou outro corte bovino de sua preferencia ( desde que esteja em bifes ),fica temperadinho e aromatico,e só leva 10 minutinhos no fogo,olha que facinho.


Bife de panela de pressão.

1kg de alcatra  cortada em bifes ( mas voce pode fazer com outro corte  também desde que esteja em bifes)
3 tomates maduros  em rodelas medias 
3 dentes de alho amassadinhos 
1 pitadinha de  louro em pó ,ou 1 folha de louro.
sal e pimenta do reino á gosto 
ramos de cebolinha á seu gosto picadinhas ou ceboletes  picadinhas 
1 cebola grande picada ( eu usei em rodelas )
1 pacotinho de caldo de carne de panela Sazon
1/2 colher  de sopa de colorau
2 colheres de sopa de azeite

Modo de fazer

tempere a carne com metade dos temperos  e reserve,na panela de pressão colque a outra metade dos temperos com o azeite e leve para refogar.( eu não usei o colorau pois os tomates eram bem vermelhos e não precisei usar)vá colocando os bifes na panela e por ultimo jogue o tempero que sobrou na tigela .Feche a panela e leve para cozinhar assim que levantar fervura conte de 5 á 10 minutos e apague o fogo.Deixe ele soltar a pressão sozinha .Sirva com batatas,arroz ,feijão e uma saladinha de sua preferencia .


Abaixo segue as fotos do meu amigo Secreto organizado pelo grupo Foodblogger do facebook na qual eu  e mais alguns amigos e amigas blogueiras participamos ..foi uma esta geral,nesta brincadeira tivemos a oportunidade de conhecer um pouco mais dos amigos .Foi muito gostoso mesmo.Eu tirei o Arian Carneiro do blog Guia do Lugarzinho,e para minha surpresa ele também me tirou.Foi uma festa total ,com a ajuda da minha amiga Carla Falcão do blogAmigas na cozinha,eu m,e encontrei cm o Arian sem ele sabe ,alias ele achava que ia apenas no lançamento do Livro Escola para maridos,kkkkk na verdade eu tinha combinado com ele a dele ir com ela e eu supreender ele ...ele como é muito brincalhão ja chegou me chamando da moça da Ajinomoto pois me viu com uma caixa da ajinomoto,mas não tinha temperos estava era recheada de gostosuras , que eu e Davi fizemos para ele .Quando ele me falou isso ..eu saquei a caixa e falei é sua ..quando ele abriu estava cheia de gostosuras e também o presente dele ...um maravilhoso kit de churrasco .Amei ter tirado ele ...pois ele é uma pessoa muito especial para mim.olha o presente dele .Feito á 4 mãos.
E o meu presente ( ele me tirou também ) foi feito com muito carinho pelo arian ..e pelas amiga que ajudaram á muitas  mãos  kkkkk  ,primeiro eles me mandavam mensagens de varios celulares ...eu ficava doidinha eramn varios numeros as vezes ao mesmo tempo .
Depois falei com a vivi por volta da 1 da tarde né ( ai que raiva boa ),e ela falou asso, olha depois me conta como foi estou curiosa ..eu toda bestona que sou ...né ...falei que ligava para ela de lá ..e não é que ela tambéme estava no esquema ???? é minha gente ..minha amiga Viviane sabia de tudoooooo. Bom enfim antes que o post fique longo demais né ....ele veio me buscar em casa no dia 23/12/2012 ás 15:00 horas ..chegou  com musica de natal no carro,até a loja da Fenanda Ribeiro Bolachas decoradas ( loja linda de Viver e comer ),quando cheguei tinha uma chuva de bolinhas de sabão...kkkk me senti a rainha ...minha emoção  começou aí ahhh ele estava de gorro de papai noel...lindo né meninas ...Quando entrei lá fui recebida pela Fernada ,e depois de uma convesa nos dirigimos a linda cozinha dela ...( que é meu sonho de consumo ,para um futuro mais proximo) .Quando chegue na cozinha adivinhem....as amigas do foodblogger na estavam me esperando e a Viviane também né e o Alessander Autor do livro também né ....ahhh minha gente ..meu coração foi a mil ..ái foi revelado todos os segredos....fizemos os famosos piracucas biscoitos famosos da Familia da Daniella Abolin, a Monalisa do blog Diario de receitas sem lactose estava lá também...ASandra Reis do blog Caldeirão da Bruxa Solar,A Carla Falcão....oia ela de novo né kkkk ....e mais amigos queridos ....gente a história esta longa né ...foi uma farra passamos 3 horas fazendo muitos biscoitos  maravilhosos...e delicoso ..provamos um maravilhoso bem casado....tambem e um colega querido...O Ricardo Iozi..nunca comi um bem casado tão maravilhoso ..quanto o dele ..gente é tudo de maravilhoso ,..,procurem ele nos meu amigos do face .
E as balachas da Fernanda ..ai Jesus para tudo ....é bom demais .Olhem as fotos e teve até presente para o pequeno ..um papai noel dançante .
 Eu o Arian e a Viviane
 Eu a Carla e a Viviane
 Gostoisuras que fiz para o arian ..biscoitos ..cookies ..livros e revistas de receitas
os mimos que entregei para o Super Arian
 Fazendo os piracucas maravilhosos que depois vou postar a receita para vcs
E todo mundo se preparando para fazer os biscoitinhos ...

 Recebendo meu presente emoção a mil né
 Olha o que me esperava tinha até biscoitinho com meu nome e o nome da turma
 Eu o arian e a maravilhosa Fernanda Ribeiro
 Olha a Viviane e o Alexssander  passando leite nos biscoitos
 OLha a quantidade que trouxemos para casa

Abrindo a massa com a galera toda 
 meu presente maravilhoso
 |Potes com misturinhas para cookies
 olha todos aí
 Livros de biscoitos ..cortadores e medidores lindo de inox do jeito que eu estava sonhando á tempos ele adivinhou tudo ..o meu gosto ...amei Arian
O pequeno  com a rena que a Daniella Abolin fez e o papai noel dançante e cantante .
Tudo lindo e maravilhoso ,este amigo secreto vai ficar guardado na memória ...amei
amei este amigo secreto que fi o fechamento ..vibrei..foi tudo extremamente perfeito...com as pessoas especiais que eu tanto admiro.



FONTE: http://www.artesdasadhianacozinha.com/2013/01/bife-de-panela-de-pressao-e-presentes.html

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS
AVISO IMPORTANTE!! Reconhecimento: Alguns textos e imagens contidas aqui neste Site são retiradas da internet, se por acaso você se deparar com algo que seja de sua autoria e não tiver seus créditos, entre em contato para que eu possa imediatamente retirar ou dar os devidos créditos. EMAIL: josenidelima@gmail.com ..... FAVOR INFORMAR O LINK