PROCURANDO POR ALGO?

terça-feira, 15 de janeiro de 2013

O DIA DO COMPOSITOR - HOMENAGEM A ARTE SUPREMA


O DIA DO COMPOSITOR - HOMENAGEM A ARTE SUPREMA

 
15 de janeiro é o dia mundial do compositor! O compositor é um profissional essencial para a música mundial, e seu dia deve ser comemorado. Conheça aqui as homenagens e mensagens para o dia do compositor e saiba como homenagear os compositores. O dicionário diz que compositor é aquele que compõe e que é autor de uma realização artística, o que compõe ou escreve uma música, aquele que se dedica à arte da composição musical. Uma reflexão mais profunda nos leva a meditar sobre inúmeros aspectos: em termos históricos, sociológicos, estéticos, filosóficos. 
O compositor é deste modo, um repositório do seu universo sociocultural. Não apenas um reflexo, mas, sobretudo, um coparticipe. Seja vislumbre, seja intenção, a sua arte antecipa os rumos da sociedade à qual pertence. O Brasil é um país muito rico culturalmente. Assimilando e adaptando influências estrangeiras, nasceu, pouco a pouco, o espírito artístico brasileiro. 
A música foi uma área contemplada por inúmeros compositores talentosos, cujas obras perpassaram os anos (e séculos) para se tornarem referência no cenário mundial. Villa-Lobos nosso mestre brasileiro da música clássica fundou, em 1945, a Academia Brasileira de Música, que pretendia reunir os nomes mais ilustres de nossa música em prol da cultura e da educação musical do país. O grande compositor carioca, primeiro presidente da Academia, deixou, em testamento, metade de seus direitos autorais para serem aplicados pela instituição na difusão de sua obra, dos demais acadêmicos e da música brasileira em geral. 
Seria impossível citar nomes de compositores brasileiros famosos sem cometer a injustiça de omitir alguns, já que são muitos os talentos despertados pelo país. Dentre os mais conhecidos estão Adoniran Barbosa, Chiquinha Gonzaga, Pixinguinha, Carlos Gomes, Chico Buarque, Ivan Lins, etc. A música sempre traz emoções para nossa vida seja qual for o estilo musical que você goste sempre terá algum musica que marcou a sua vida seja musica romântica ou qualquer outro tipo e muitas vezes nem sabemos que escreveu a musica que tanto gostamos. É ele que “captura” do ar aquela vibração especial e a transforma em uma peça harmônica que cantamos, interpretamos e com a qual nos emocionamos.
Cada compositor tem seu instrumento preferido. Uns compõe abraçados ao violão, outros, dedilhando teclados dos mais variados timbres e tamanhos. Alguns, garanto, preferem a simplicidade de uma flauta ou gaita, um acordeom, quem sabe? A música é a arte que melhor representa nossos sentimentos e nos completa de forma tão intensa. Existem músicas em nossa memória para cada grande evento, fase da vida, ou data comemorativa pela qual já tenhamos passado. Desde bem pequenos ouvimos músicas e nos identificamos com elas, sendo importante até mesmo para nosso desenvolvimento cognitivo.


FONTE: http://www.variedades1.com/2013/01/o-dia-do-compositor-homenagem-arte.html

Nenhum comentário:

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS
AVISO IMPORTANTE!! Reconhecimento: Alguns textos e imagens contidas aqui neste Site são retiradas da internet, se por acaso você se deparar com algo que seja de sua autoria e não tiver seus créditos, entre em contato para que eu possa imediatamente retirar ou dar os devidos créditos. EMAIL: josenidelima@gmail.com ..... FAVOR INFORMAR O LINK