PROCURANDO POR ALGO?

sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

Embolia pulmonar


© Equipe Editorial Bibliomed
Neste artigo
A embolia pulmonar é um problema que ocorre como consequência da formação de coágulos sanguíneos (trombos) no sistema venoso profundo, que se desprendem, atravessam as cavidades direitas do coração e obstruem a artéria pulmonar ou um de seus ramos, fazendo com que os pulmões percam grandes áreas de oxigenação, ocasionando graves alterações no funcionamento do organismo, podendo levar à morte. É conhecida, também, por doença venosa tromboembólica.
Sua incidência na população ocidental é estimada em cinco casos entre cada 10.000 pacientes. Se não tratada corretamente, e no tempo adequado, a mortalidade por chegar a 30% dos casos. Contudo, diagnóstico e tratamento adequados reduzem essa mortalidade para 2,5% a 8%.
A embolia pulmonar é uma enfermidade que surge como condição primária ou como complicação em qualquer área da medicina. Pode ser causada por diversos fatores, sendo os principais:
  • Traumas (acidentes)
  • Grandes cirurgias
  • Insuficiência cardíaca
  • Muito tempo de imobilização
  • Queimaduras
  • Câncer
  • Gravidez
  • Uso de anticoncepcionais
  • Obesidade
  • Alterações sanguíneas da coagulação
A apresentação da embolia pulmonar não é específica, o que dificulta o diagnóstico. Os sinais e sintomas dependem, fundamentalmente, da localização e tamanho do coágulo e do estado cardiorrespiratório prévio do paciente.
Em pacientes clinicamente estáveis, os sintomas mais comuns são a dispneia (dificuldade de respirar) e a dor torácica. Em alguns casos, a pessoa pode apresentar respiração acelerada, cianose de extremidades (alteração na cor das unhas para uma tonalidade azulada), alterações na pressão sanguínea e perda de consciência.
O diagnóstico precoce é fundamental para garantir o bom desfecho da embolia pulmonar. Existem vários exames que podem ser utilizados no diagnóstico da doença, sendo os mais frequentemente utilizados:
O tratamento para embolia pulmonar varia conforme a gravidade do caso e o estado clínico do paciente. O tratamento padrão consiste na heparinização sistêmica seguida de anticoagulação oral, ou seja, o uso de medicamentos que dissolvam o coágulo.
O profissional pode optar por um tratamento cirúrgico chamadoemboléctomia pulmonar, que consiste na remoção do coágulo através de uma operação, ou por técnicas endovasculares de trombólise fármaco-mecânica (que incluem o uso de cateteres), que são reservadas aos pacientes com graves alterações da circulação e da pressão sanguíneas, associadas a embolias de diversas regiões pulmonares.
A prevenção da embolia pulmonar consiste em se movimentar. Ficar parado por muito tempo diminui a circulação sanguínea, aumentando as chances de desenvolvimento da doença. Pessoas que trabalham sentadas devem fazer movimentos com as pernas e o tornozelo, pequenas caminhadas e usar meias elásticas para aumentar a circulação. O mesmo é válido para pessoas que fazem viagens longas de carro, avião ou ônibus. Além disso, manter a boa saúde do sistema circulatório, seguindo uma dieta saudável, praticando atividades físicas e não fumando, diminui as chances de desenvolvimento da doença.


FONTE: http://www.boasaude.com.br/artigos-de-saude/5521/-1/embolia-pulmonar.html?newsid=541&utm_source=boletim_BS_541&utm_medium=email&utm_campaign=Artigo_embolia-pulmonar


Nenhum comentário:

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS
AVISO IMPORTANTE!! Reconhecimento: Alguns textos e imagens contidas aqui neste Site são retiradas da internet, se por acaso você se deparar com algo que seja de sua autoria e não tiver seus créditos, entre em contato para que eu possa imediatamente retirar ou dar os devidos créditos. EMAIL: josenidelima@gmail.com ..... FAVOR INFORMAR O LINK